FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2018
Espetáculo de dança "Sonhos" com os primeiros bailarinos do Salzburg Ballet



Quando: 17 e 18 de julho, às 20h30min
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2062503960736113
Informações: tel (48) 99971-1398 e 99176-3498

No mês da dança em Santa Catarina, depois de apresentar o ballet Giselle, a Pró-Música de Florianópolis traz novamente aos palcos do Teatro Pedro Ivo Campos os Primeiros Bailarinos do Salzburg Ballet, Márcia Jaqueline e Flavio Salamanka para um espetáculo inédito em Florianópolis: Sonhos - Dança, Música e Artes Plásticas, que conta ainda com a participação do premiado pianista brasileiro, residente na Áustria, Guilherme Tomazelli.

O espetáculo será apresentado nos dias 17 e 18 de julho de 2018, às 20h30, com entrada gratuita.

A Pró-Música Florianópolis é uma das mais tradicionais e renomadas entidades culturais de Santa Catarina. Criada em 1973, foi pioneira na produção de espetáculos de música erudita na Capital do estado.

INGRESSOS

ENTRADA FRANCA
Retirada dos ingressos a partir de 11 de julho no Teatro Pedro Ivo (das 14h às 19h), CIC e TAC (das 13h às 19h). Serão permitidos 2 ingressos por pessoa.

Os ingressos terão validade somente até as 20h30 (horário de inicio do espetáculo), após este horário os lugares vagos no teatro poderão ser liberados para as pessoas que não conseguiram ingressos. Portanto, recomendamos que cheguem 30 minutos antes do início do espetáculo.

PRÓ-MÚSICA FLORIANÓPOLIS APRESENTA
SONHOS
MÚSICA – DANÇA – ARTES PLÁSTICAS


Primeiros Bailarinos do Salzburg Ballet, Áustria:
MARCIA JAQUELINE
FLÁVIO SALAMANKA

Premiado pianista brasileiro, residente na Áustria:
GUILHERME TOMASELLI

CONCEPÇÃO, DIREÇÃO ARTÍSTICA E MUSICAL: ALVARO GUIMARÃES VIEIRA DA SILVA
COREOGRAFIA: PRISCILLA MOTA, FLÁVIO SALAMANKA E RENÊ SALAZAR

DIREÇÃO GERAL: NEYDE COELHO
PRODUÇÃO: JOICE DELLA ROCCA

SONHOS
Um espetáculo que envolve dança, música e artes plásticas.
Com um elenco de peso como os Primeiros Bailarinos do Salzburg Ballet, Márcia Jaqueline e Flavio Salamanka e a participação do premiado pianista Guilherme Tomazelli, os bailarinos expressam, através da brilhante coreografia de Priscila Motta, Flavio Salamanka e Renê Salazar, todas as formas do amor, paixão, sofrimento e reconciliação. Explorando as mais variadas formas do misterioso universo dos sonhos.

O objetivo central do espetáculo é despertar em cada pessoa a sua própria interpretação desses sonhos e levá-la, através da música e da dança a um universo onde a realidade se funde com a fantasia. Um dos momentos inesperados do espetáculo é o fetiche exercido pelo sapato da sua amada: o bailarino se apropria dele e dança com ele, simbolizando a recordação da paixão. O cenário, um cubo cênico que envolve o piano e pianista, ora é revelado, iluminado ou projetado. “Sonhos” revela a indefinida fronteira entre o real e o imaginário, o sonho e a realidade. Ao final do espetáculo, uma das faces do cubo transforma-se em uma tela para a pintura que acontece ao vivo, em cena.

Obras de Rachmaninof, Villa Lobos, Poulenc, Mignone, Chopin e Gershwin dão o clima para as diversas formas desses sonhos.

O espetáculo tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Engie, Oncologia Clinica Florianópolis, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Administração e apoio do Hotel Maria do Mar.

MÁRCIA JAQUELINE
Iniciou seus estudos de ballet na Escola de Danças Maria Olenewa. Sua dedicação e habilidades técnicas e artísticas permitiram que ela se formasse aos 14 anos de idade. Ainda muito jovem participou do ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como convidada, sob a direção de Jean-Yves Lourmeau. Em 2007 ela foi promovida a Primeira Bailarina, tendo dançado os papeis principais em todas as temporadas apresentadas pela companhia. Entre suas performances destacam-se: Odette e Odile (O Lago dos Cisnes/Yelena Pankova), Fada Açucarada e Rainda das Neves (O Quebra Nozes/Dalal Achcar), Ninfa (Floresta Amazonica/Dalal Achcar), Kitri (Don Quixote/Dalal Achcar), Tatiana e Olga (Onegin/John Cranko), Julieta (Romeu e Julieta/John Cranko), Swanilda (Coppélia/Enrique Martinez), Aurora (A Bela Adormecida/Jaroslav Slavick, Giselle (Giselle/Peter Wright), Lise (La Fille Mal Gardée/Frederick Ashton, Gamzatti e Nikiyia (La Bayadére/Luis Ortigoza). Em seu repertório estão incluídos trabalhos de Geoge Balanchine (Serenade e Divertimento No15), Roland Petit (Carmem e L’Arlesiene), Michael Fokine (Les Sylphides e Espectro da Rosa), Uwe Scholz (A Criação e Sétima Sinfonia), GlenTetley (Voluntaires). Teve a honra de trabalhar com grandes personalidades da dança com Márcia Haydée, Richard Cragun, Jean-Yves Lormeau, Natalia Mkarova, Peter Wright, Vladimir Vassiliev, Elisabeth Platel, Marcelo Gomes, Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova, Bertha Rosanova, Dalal Achcar, GlenTetley, Luigi Bonino, Desmond Kelly. Dançou como convidada em companhias do Brasil como Cisne Negro, Deborah Colker, Cia Brasileira de Ballet e Seminário Internacional de Brasília. Participou da 3ª Gala Internacional de Dança do Teatro Solis no Uruguay, Gala Latino Americana de Ballet no Paraguay e Aniversário de 75 anos do Ballet Nacional do Sodre a convite de Julio Bocca. Em 2011 e 2013 foi convidada para a Gala do Festival Internacional de Miami. Em 2014 participou da III Gala Interacional do Teatro Colón. Em 2015 foi convidada por Marcia Haydée para estrelar em La Bayadére com o Ballet Municipal de Santiago, Chile. Em 2017 Márcia participou como convidada da Gala Internacional das Estrelas realizada em Creta na Grécia e também no espetáculo em comemoração aos 40 anos da fundação Bertelsman Stiftung realizado na Alemanha com a presença de autoridades mundiais. Atualmente é a Primeira Bailarina do Salzburg Ballet-Áustria.

FLAVIO SALAMANKA
Nasceu em Brasília onde, inicialmente, recebeu sua formação em dança no Núcleo de Dança de Brasília e na Academia de Ballet Karla Ferreira em Vitória. Reconhecido como um grande talento da dança, foi agraciado em 2002, com a Medalha de Ouro no Seminário Internacional de Dança de Brasília, e como parte deste prêmio, a “Birgit Keil Foundation” concedeu-lhe uma bolsa integral para continuar sua formação na Akademie des Tanzes Mannheim, Alemanha. Em 2003, Flávio tornou-se membro do State Ballet KARLSRUHE, sendo nomeado Primeiro Bailarino em 2006. Como artista convidado, teve a honra de se apresentar nos mais importantes teatros da Europa, e em países como China, Coréia, Japão e Brasil.Seu repertório inclui papeis principais como Basílio em Don Quixote (Jaroslav Slavickýs), Albrecht em Giselle (Peter Wrights), Franz em Coppélia (Peter Wrights), Colas em La Fille mal Gardée (Frederick Ashton), Romeo em Romeu e Juliet (Kenneth MacMillan), Solor em La Bayadère (Terence Kohlers), Lysander em Sonhos de Uma Noite de Verão (YouriVámos), Siegfried em Swan Lake(Christopher Wheeldons) e o boneco Quebra-Nozes em O Quebra-Nozes. Flávio Salamanka recebeu diversos prêmios e condecorações por sua importante contribuição como bailarino no cenário cultural alemão. Dentre os prêmios, destacam-se Deutsche Tanzpreis “Zukunft” (Prêmio Alemão de Dança "Futuro"), 2005 e Prêmio “Arte e Teatro” em 2011. Em fevereiro de 2013, recebeu o título de “Kammertänzer”, concedido pelo governo às maiores personalidades das artes na Alemanha. São detentores desse título, consagradas estrelas da dança mundial, como Vladmir Malakov e Márcia Haydée. Para a temporada de 2017/2018, Flávio foi convidado a integrar o Salzburg Ballet, na Áustria, e terá como partner a Primeira Bailarina brasileira, Márcia Jaqueline.

GUILHERME TOMAZELLI
Prêmio Jovens Destaques (RJ). Vencedor de todos os prêmios especiais oferecidos pela banca.
Pianista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou com Álvaro Guimarães Vieira da Silva, em Florianópolis, e com Luiz Senise no Rio de Janeiro. Foi laureado com o primeiro lugar nos principais concursos de piano do Brasil com destaque para o Concurso Nacional de Piano Artlivre (SP), Souza Lima (SP) e Jovens Destaques (RJ). Nesse último, além do primeiro lugar, ganhou todos os prêmios especiais oferecidos pela banca. Com apenas 15 anos deu seu primeiro recital no prestigiado teatro do Museu de Artes de São Paulo (MASP) e desde então apresenta-se frequentemente nas principais salas de concertos do país, sempre com críticas elogiosas. Possui diversas gravações para a rádio MEC e TV Globo. Em 2006 foi convidado para gravar a parte pianística da trilha sonora da novela Páginas da Vida de Manoel Carlos, bem como atuar como dublê de mãos do ator Rafael Almeida na mesma novela. Em 2012, esteve em cartaz nas principais capitais do país como pianista da premiada peça “As Polacas – Flores do Lodo” do Diretor João das Neves. Ainda em 2012 foi convidado como solista do Concerto para Piano e Orquestra n. 23 em lá Maior de Mozart com a orquestra Camerata Florianópolis. No campo da música para dança, Guilherme Tomazelli participou com destaque nos espetáculos BWV.BACH.SHOW.BR Um concerto diferente, Momentos com Franklin Cascaes, e Sonhos-Música, Dança e Artes Plásticas. Atualmente, divide-se entre Salzburg e Rio de Janeiro, onde está finalizando seu mestrado sobre as interações entre pianista, regente e corpo de baile na remontagem de ballets.

PRÓ-MÚSICA FLORIANÓPOLIS
A Pró-Música de Florianópolis é uma das mais tradicionais e renomadas entidades Culturais de Santa Catarina. Criada em 1973, portanto, há 44 anos, foi pioneira em produzir espetáculos de música erudita em nossa cidade, estimulando o surgimento de escolas de música, corais, orquestras e conjuntos de música de câmara. Focada principalmente na formação de plateia, envolvendo crianças, adolescentes e adultos. Destacou-se sempre pelo amplo apoio ao artista catarinense, proporcionando espaço para o seu crescimento profissional. Hoje, vários artistas catarinenses estão atuando não só no Brasil, mas também no exterior.Ela tem sido pioneira também na produção de óperas, tendo recebido destaque em revistas de ópera internacionais como, por exemplo, Opera Internacional de Paris e Opera Actual de Barcelona.Em suas realizações operísticas revelou novos talentos e projetou Santa Catarina como um polo emergente do canto lírico do país, fora dos grandes centros. Poucas cidades no Brasil possuem temporadas anuais de concertos. Florianópolis, através da Pró-Música, pode vivenciar durante anos uma programação variada e de alta qualidade artística, através de espetáculos como Ballets, Grandes Orquestras inclusive internacionais, Solistas renomados, Conjuntos de Câmara, Corais e Óperas. Colocando nossa cidade no circuito cultural do país. Suas atividades foram ininterruptas até o ano de 2014, quando a crise econômica, recessão, assolou o Brasil. A reativação da Pró-Música tornou-se assim um desejo da comunidade. Constatam-se inúmeras manifestações pela volta de espetáculos culturais que durante mais de 40 anos enriqueceram a qualidade de vida da nossa capital. A Pró-Música, entidade sem fins lucrativos, e de Utilidade Pública Estadual, uma ONG Cultural é, portanto, singular. Patrimônio de nossa cidade.


Espetáculo de dança "Sonhos" com os primeiros bailarinos do Salzburg Ballet


Categorias: Julho 2018
Tags: Ballet
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Julho 2018 Inscrições para minicurso gratuito de fotografia específico para jovens
até 25 Julho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 08 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar