FaceBook Instagram Twitter


Udesc Ceart abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e técnica Klauss Vianna



Quando: até 19 de agosto de 2019
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para os cursos de extensão em flauta doce e de percepção física do corpo na técnica Klauss Viana, ambos promovidos pelo programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação.

Os cursos são gratuitos, abertos à comunidade e ministrados pela professora e flautista Valéria Bittar, da Udesc Ceart.

As aulas iniciam no dia 12 de agosto de 2019, porém é permitido realizar a inscrição para todas as turmas até 19 de agosto, através do formulário online.

Curso de Flauta Doce

O curso tem uma carga horária de 15h e é aberto para alunos do Departamento de Música (DMU) da Udesc, para professores de música da Grande Florianópolis e também interessados em conhecer a flauta doce. A extensão em Flauta pretende abrir espaço para a conscientização do legado musical, sua inserção sociocultural, através da flauta doce como instrumento da educação musical. Ao longo de todas as fases do curso, são priorizadas a investigação e a pesquisa de repertório originado na tradição oral (música folclórica), assim como as possibilidades sonoras do instrumento. Estão disponíveis duas turmas com cinco vagas cada:

Turma A – nível iniciante 2
​Segunda-feira, das 8h30 às 10h
Início: 12 de agosto
Local: Sala 3 do Departamento de Música (DMU) – Udesc Ceart
Inscrição até 19/08 pelo formulário online

Turma B – nível intermediário
​Segunda-feira, das 15h30 às 17h
Início: 12 de agosto
Local: Sala 3 do Departamento de Música (DMU) – Udesc Ceart
Inscrição até 19/08 pelo formulário online

Curso de Percepção Física através da Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna

Com certificado de participação de 15h semestrais, as aulas também iniciam no dia 12/08 e as inscrições também vão até o dia 19 de agosto. As inscrições estão abertas tanto para músicos quanto para a comunidade em geral que tenha interesse no tema do curso.

As aulas serão realizadas todas as segundas-feiras e aqueles que estiverem participando da aula de flauta doce também podem se inscrever para a técnica Klauss Vianna.

O núcleo da técnica proposta por Klauss Vianna (1928-1992), bailarino, coreógrafo e educador corporal brasileiro, é a escuta do próprio corpo. A Técnica enfoca o acordar do corpo gerando sua flexibilização a partir da pesquisa do movimento de cada indivíduo.

Com o conhecimento da técnica, o aluno poderá aplicá-la no dia-a-dia e também em atividades específicas como dança, música e teatro.

A técnica Klauss Vianna também pode ser aplicada na performance musical, com a finalidade de oferecer ferramentas ao músico que o auxiliem no momento da apresentação, com subsídios direcionados à aquisição de “presença cênica” do músico.

Tais ferramentas têm seu fundamento no trabalho de percepção e sensibilização corpóreas, gerais e específicas, para cada instrumento e instrumentista.

O curso abordará diferentes itens corporais que se inter-relacionam, como o peso do corpo; a resistência muscular; as oposições ósseas; o corpo integrado sob a força da gravidade; as direções ósseas; o corpo no espaço e em relação ao outro – em movimento. Estão disponíveis duas turmas com 15 vagas cada:

Turma A
Segunda-feira, das 10h30 às 12h
Início: 12 de agosto
Local: Sala de Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) – Udesc Ceart
Inscrição até 19/08 pelo formulário online

Turma B
Segunda-feira, das 13h30 às15h
Início: 12 de agosto
Local: Sala de Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) – Udesc Ceart
Inscrição até 19/08 pelo formulário online

Sobre a ministrante

Professora do Departamento de Música da Udesc, Valeria Bittar é fundadora do Grupo Anima e estudou flauta doce no Brasil com João Dias Carrasqueira. Cursou bacharelado e licenciatura em flauta doce na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, Áustria, sendo bolsista da “Fundação Alban Berg de Apoio à Pesquisa de Música Contemporânea”.

Participou de diversos masterclasses direcionados à música antiga e contemporânea na Alemanha, Suíça, Holanda e Itália, tendo continuado seus estudos com o flautista Kees Boeke (Holanda/Itália). Doutora em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Edita livros sobre música erudita e colaborou com a Rádio Cultura FM (SP) na elaboração de programas sobre música antiga. É formada em Didática da Técnica Klauss Vianna, através do Salão do Movimento, dirigido pela dançarina e educadora corporal Jussara Miller.

Desenvolve trabalho sobre performance em música através da percepção física, direcionando a Técnica Klauss Vianna à preparação e à vivência para a atuação musical. É professora de Prática de Conjunto e de Flauta Doce da Udesc.
Udesc Ceart abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e técnica Klauss Vianna


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Agosto 2019 Evento gratuito Colabortart com brechó, arte, alimentação, música, oficinas, yoga e muito mais
até 26 Agosto 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 26 Agosto 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 26 Agosto 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar