FaceBook Instagram Twitter


Concerto de 10 anos de criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC



Quando: 24 Outubro 2019, quinta-feira, às 20 horas
Onde: Centro de Cultura e Eventos, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2312194982191309


O Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina comemoram os seus 10 anos de criação com um concerto no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20 horas, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no campus universitário da Trindade, em Florianópolis.

O concerto é gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos gratuitos devem ser retirados no local do concerto, duas horas antes do início da apresentação.

Com um repertório de músicas populares e eruditas, brasileiras e internacionais, o concerto contará com a participação de cantores e músicos tanto atuais como ex-integrantes dos grupos musicais, que também fazem parte dessa trajetória de 10 anos, além de músicos convidados, totalizando cerca de 50 integrantes, entre cantores e orquestra.

Origens dos grupos musicais

O Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC foram criados em 2009, na gestão do reitor Álvaro Toubes Prata: “Na nossa gestão de maio de 2008 a maio de 2012 criamos a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e convidamos a professora Maria de Lourdes Borges para assumir a Secretaria. Para a direção do Departamento Artístico Cultural (DAC) convidamos o cineasta Zeca Nunes Pires. Foi um período de grande valorização da Cultura e da Arte na Universidade. Na época, sentimos necessidade de ampliar as oportunidades relacionadas à música para além do Coral da UFSC [em atividade desde 1963] e criamos então o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC”. O ex-reitor lembra que o processo de criação foi rápido e bem assimilado pela comunidade universitária, e que a estruturação dos novos grupos musicais foi muito bem conduzida pela maestrina Miriam Moritz, do Coral da UFSC. Na ocasião, foi sugerido que ambas as iniciativas fossem criadas a partir de projetos de extensão universitária, o que possibilitou que alunos de graduação da Universidade que participassem dos projetos recebessem uma bolsa. Esta foi uma iniciativa muito bem sucedida que levou inclusive à criação das bolsas de Cultura pela SeCArte.

As atividades do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC iniciaram em maio de 2009 após a seleção, por meio de chamada pública, de 10 cantores e de 10 instrumentistas, entre eles, violinistas, violistas e violoncelistas. Outros instrumentistas também participaram do grupo durante estes 10 anos de atividades. Para o concerto de aniversário, a orquestra contará com violinos, violas, violoncelos, violão, flauta, clarinete, fagote, percussão.

O Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local. A realização cultural é uma ação social onde se exercita, se descobre e se mostra a identidade individual e coletiva. Os projetos são abertos a pessoas da comunidade externa.

Apresentações

Desde a sua criação, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC têm participado ativamente de diversos projetos artístico-culturais e de eventos promovidos pela comunidade universitária e externa, apresentando um variado repertório musical. Nestes 10 anos, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC já realizaram concertos em diversos locais, como em quatro campi da UFSC, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Encontro de Corais da Fiesc, Mostra de Corais de Florianópolis, XXXIV Encontro Nacional dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Brasil, III Seminário Internacional Conexão Escola Mundo, 3ª Jornada Brasileira em Pesquisa da Condição Crônica, entre outros. Segundo a regente, “as apresentações que fazemos no Teatro da UFSC geralmente são as ma is marcantes. Sempre somos muito elogiados em todas as apresentações. Uma muito interessante foi um flash mob no RU [Restaurante Universitário da UFSC]”. Em parceria com o professor Eduardo Titton, da Udesc, houve a ideia de fazer um encontro de orquestras que teve a participação da Orquestra Sinfônica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Orquestra Acadêmica Udesc e da Orquestra de Câmara da UFSC, que sediou o encontro. O concerto teve grande repercussão e foi um sucesso. Foram apresentadas obras separadamente e em conjunto, misturando as orquestras e, no final, juntaram-se todos os integrantes num grande encontro musical. O Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC já se apresentaram nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Araranguá, Joinville, Jaraguá do Sul alcançando um público de mais de 20 mil pessoas em uma década de atividades. Nestes 10 anos, cerca de 110 integrantes já participaram do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC.

Novos concertos e realização profissional

Além deste concerto comemorativo de 10 anos do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC, estão sendo programadas outras atividades, como a realização de 2 workshops de orquestra e voz, em fins de novembro, e um encontro de orquestras junto com a orquestra da Udesc, IFSC e Municipal, para o mesmo período.

Para a regente Miriam Moritz, que se reconhece na frase “Eu respiro música!”, reger o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC é uma “Realização de vida”.

O atual reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, reconhece os trabalhos bem sucedidos, realizados nestes 10 anos de atividades do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC: “É inegável tratar da cultura e da arte como componentes essenciais à vida em uma Universidade. Toda manifestação artística, toda experiência na área da cultura contribui para uma educação abrangente. E a música é uma das mais sublimes atividades artísticas. Por isso, esse projeto é fundamental.

Sobre a regente

Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela Udesc, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela Unisul; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Retornando a Florianópolis, voltou a lecionar, inicialmente na Escola Dinâmica, onde dava aulas para quase 500 alunos. Na escola de música Compasso Aberto,lecionou percepção e teoria, flauta transversa, flauta-doce, canto, musicalização infantil, violão, percussão e formou três grupos vocais com os seguintes nomes: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes, e Bocca Chiusa, de adultos, e ainda um grupo de adolescentes com vários instrumentos e vocal.Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2009, passou a coordenar e a reger também o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC.
Concerto de 10 anos de criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 12 Novembro 2019 Inscrições para 3,3 mil vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 23 Novembro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 25 Novembro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar