FaceBook Instagram Twitter


Projeto Museus Virtuais terá 18 sessões gratuitas passando por sete países



Quando: 02 Novembro 2019, sábado, às 16 horas
Onde: Paradigma Cine Arte
Endereço: Rodovia SC-401, 8600 - Santo Antônio de Lisboa
Quanto: Gratuito

Entre os meses de abril e dezembro de 2019, o Instituto Maratona Cultural realiza mais uma temporada do projeto "Museus Virtuais", que oferece uma visita virtual a museus e galerias de arte em todo o mundo.

Ao todo, serão 18 sessões gratuitas e abertas ao público, promovendo visitas virtuais a locais em sete países diferentes.

As sessões ocorrerão aos sábados, nos dias 27 de abril; 4, 11 e 18 de maio; 1º e 29 de junho; 6 e 20 de julho; 3 e 17 de agosto; 7 e 21 de setembro; 5 e 19 de outubro; 2, 16 e 30 de novembro; e 7 de dezembro, no Paradigma Cine Arte, sempre às 16 horas.

Serão distribuídas senhas uma hora antes do início de cada sessão. As 114 vagas disponíveis para cada sessão serão preenchidas conforme ordem de chegada, não havendo inscrição prévia.

Nesta temporada, o projeto terá nove roteiros diferentes, incluindo a estreia de cinco museus inéditos: Museu de História da Arte e o Belvedere, em Viena (Áustria); o Museu Nacional de Mulheres Artistas, em Washington (EUA); o Dolores Olmedo, na cidade do México (México); e o Museu L'Orangerie, em Paris (França). Além disto, os roteiros da Pinacoteca de São Paulo e Capela Sistina retornam depois de quatro anos ausentes do projeto.

De acordo com o arte-educador Claudio Toscan, que integra o projeto, esta temporada apresenta novos recursos; os roteiros permitirão uma “visitação” mais dinâmica e atraente, conduzindo a uma melhor compreensão e contextualização dos temas. “A cada temporada o projeto recebe um número maior de público, e isso nos motiva a inovar e implementar melhorias.

O Museus Virtuais é um projeto que une cultura, tecnologia, arte e educação. Através de ferramentas tecnológicas projetadas na tela do cinema, o público é guiado pelo arte-educador a museus de todo o mundo disponíveis na plataforma livre Google Arts & Culture. Sessões gratuitas conduzem os participantes a uma verdadeira viagem pela nossa história.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Maratona Cultural com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio cultural do Corporate Park.

Temporada 2019 do Projeto Museus Virtuais
Quando: De 27/04 a 07/12/2019
Horário: sempre às 16 horas
Ingressos: gratuitos, distribuídos a partir das 15h
Local: Paradigma Cine Arte - Sala 2, Bloco 8
Endereço: Rodovia SC-401, 8600 - Santo Antônio de Lisboa

Confira a agenda do projeto Museus Virtuais em 2019
27 de abril – A Capela Sistina
04 de maio – Musas, Deusas e Virgens na Renascença Italiana
11 de maio – Escultura Romântica e o Impressionismo
01 de junho – Arte Moderna
29 de junho – Por Elas
06 de julho – Arte no Brasil
20 de julho – O Louvre
03 de agosto – Arte e Requinte em Viena
17 de agosto – A Capela Sistina
07 de setembro – Musas, Deusas e Virgens na Renascença Italiana
21 de setembro – As Obras Primas da National Gallery
05 de outubro – Escultura Romântica e o Impressionismo
19 de outubro – Arte Moderna
02 de novembro – Por Elas
16 de novembro – Arte no Brasil
30 de novembro – O Louvre
07 de dezembro – Arte e Requinte em Viena

Sobre os temas

1 - Musas, Deusas e Virgens na Renascença Italiana
Passear às margens do rio Arno, cruzar a "Ponte Vecchio" e adentrar os corredores e salas da Galeria degli Uffizi em Florença, nos leva a um tempo de glórias na história da humanidade: a Renascença. De inspiração clássica greco-romana, essa arte secular da beleza contemplativa floresceu na Itália nos séculos XIV, XV e XVI e influenciou toda a cultura ocidental. Nessa exposição virtual apreciaremos as representações de musas, deusas e virgens nas obras de mestres como Giotto, Botticelli, Rafael, Leonardo da Vinci, MIchelangelo, Ticiano.

2 - Arte no Brasil
Este tema pretende tratar da produção artística no Brasil do período imperial ao modernismo. O modo como artistas nacionais e estrangeiros pintaram a fauna, a flora, a paisagem, o homem, seus mitos, culturas e tradições. Ao caminhar pelas galerias da Pinacoteca do Estado de São Paulo teremos a oportunidade de apreciar um panorama representativo da arte brasileira. Do academicismo ao romantismo tardio, do realismo ao modernismo, iremos observar trabalhos de artistas como Pedro Américo, Victor Meirelles, Almeida Junior, Oscar Pereira da Silva, Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari.

3 - As Obras Primas da National Gallery ou (Uma Galeria em Quatro Épocas)
A National Gallery de Londres nos apresentará mais de 4 séculos de história da pintura europeia: da Renascença ao Impressionismo. Esta exposição virtual propõe conduzir o público visitante à contemplação de obras mestras de grandes artistas como Van Eyck, Tintoretto, Velazquez, Caravaggio, Rembrandt, Vermeer, Reynolds, Turner, Monet, Cezanne, Van Gogh. Estes gênios da arte criaram obras apreciadas em todo mundo e através delas serão discutidos conceitos sobre estilo, técnicas, como foram concebidas, quem os artistas retratavam, com que objetivo e a relação de metáforas da existência de uma época.

4 - O Louvre
O Museu do Louvre em Paris, o mais famoso e visitado do mundo, nos recebe virtualmente para navegar em suas galerias e salões e apreciarmos as coleções de arte antiga greco-romana, italiana, francesa, e, claro, sua mais requisitada obra: a “Monalisa” de Leonardo da Vinci. Nas pinturas de Rafael, Veronese, Caravaggio, Rubens, David, Ingres, Delacroix e nas esculturas da antiguidade, de Michelangelo e Canova, veremos as transformações estéticas desde o esplendor do classicismo à revolução romântica do século XIX.

5 - A Escultura Romântica e o Impressionismo
O Museu D’Orsay, a casa dos impressionistas, nos apresenta uma festa de cores, tons e formas que revolucionaram a arte e a cultura no século XIX e XX vistos pelas pinceladas de Monet, Manet, Renoir, Degas, Sisley, Cezanne, Van Gogh... Com métodos inovadores de pintar esses artistas romperam com a arte do passado e abriram fronteiras para o surgimento das vanguardas modernistas. As poéticas esculturas românticas do museu marcam o início de nosso passeio que culmina do outro lado do rio Sena, no Museu de L'Orangerie para contemplarmos os imensos painéis de ninféias de Monet.

6 - A Capela Sistina
Em Roma faremos uma imersão na Capela Sistina, templo do que foi considerado um dos milagres da arte: os afrescos de Michelangelo. No teto, as imagens do livro da Gênesis entre profetas, sibilas e gnudis nos mostrarão o vigor da Alta Renascença, enquanto que no painel atrás do altar, o Juízo Final nos será apresentado por um novo aspecto, a Renascença Tardia. Este roteiro nos propiciará um encontro com a arte, o simbólico, o belo ideal de um tempo navegando por um lugar de grande importância histórica, religiosa e cultural.

7 - Arte Moderna
Em fins do século XIX e início do século XX surgiram diversos movimentos artísticos na Europa, sobretudo em Paris. Artistas de diferentes nacionalidades criaram novas estéticas que modificaram o cenário da pintura e escultura e abriram caminhos para novos procedimentos e meios de expressão. Gênios criativos como Picasso, Matisse, Braque, Chagal, Kandinsky tornaram-se ícones culturais ao liderarem movimentos de vanguarda modernista e constituírem novas tendências, por vezes abstrata, em outras pela expressão de sentimentos ou pela liberação surreal de fantasias oníricas. Obras desses grandes artistas serão vistas nesse tour pelas salas do Museu Pushkin de Moscou.

8 - Arte e Requinte em Viena
Na clássica e refinada Viena iremos adentrar às galerias do Museu de História da Arte onde teremos a oportunidade de conhecer a arte de diversas culturas do mundo antigo como as esculturas, relevos, pinturas e objetos decorativos do Egito, Grécia e Roma. Veremos também obras do renascimento e barroco flamengo, holandês e alemão que pertenceram a coleção artística da família Habsburgo. Nossa visita virtual à capital austríaca se completa no Palácio Belvedere apreciando o requinte arquitetônico e obras de Gustav Klimt, um dos líderes da arte moderna vienense.

9 - Por elas
O Museu Nacional de Mulheres nas Artes, em Washington (EUA) é um museu dedicado exclusivamente a celebrar as conquistas das mulheres nas artes. Esse tour virtual procura apresentar a história da arte pelo olhar da feminilidade. Das mãos que modelaram, pintaram e tiveram sua autoria subjugada no passado e trazer o reconhecimento às mulheres artistas dialogando com o público sobre suas realizações. A sessão apresenta obras de artistas como Louise Moillon, Rosa Bonheur, Mary Cassat, Lilly Spencer, Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, Camille Claudel, dentre outras. O passeio também percorrerá os corredores do Museu Dolores Olmedo, na cidade do México, onde serão contempladas as obras de uma das mulheres mais influentes do século XX: Frida Kahlo.







Projeto Museus Virtuais terá 18 sessões gratuitas passando por sete países


Categorias: Programação, Educação / Cursos
Tags: Museus
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 23 Outubro 2019 Udesc promove oficina gratuita de Hatha Yoga
até 26 Outubro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 28 Outubro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar