FaceBook Instagram Twitter


Mostra Godard exibe gratuitamente 17 obras de um dos grandes cineastas vivos



Quando: 20, 22, 27, 28 e 29 de janeiro
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/612501332907894

A "Mostra Godard" vai apresentar uma retrospectiva da obra de um dos grandes cineastas vivos, Jean-Luc Godard, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com sessões gratuitas nos dias 20, 22, 27, 28 e 29 de janeiro de 2020.

Serão exibidas 17 obras do cineasta franco-suíço, sendo nove longas escolhidos pelo crítico de arte Allende Renck e pelo cineasta Pedro MC, além de um seriado dividido em oito partes.

A entrada é gratuita, com lotação de 136 cadeiras, por ordem de chegada. Serão distribuídas senhas uma hora antes de cada sessão.

Segundo Allende Renck, que vai mediar os debates e apresentar palestra sobre o cineasta, a curadoria da mostra traz um pouco da primeira fase de criação, com filmes dos anos 1960, até os mais recentes, como o (inédito em Santa Catarina) "Imagem e Palavra" ("Le Livre D'Image"), contemplado com a Palma de Ouro especial de Cannes em 2018, dentre os mais de 100 títulos já realizados por Godard.

Na abertura da Mostra serão exibidos dois filmes: o primeiro realizado em 1959, e o mais recente "Imagem e Palavra", eleito pela revista Cahiers du Cinéma como o melhor filme de 2019.

"Imagem e Palavra" será exibido após a projeção do primeiro filme realizado por Godard, "Acossado" ("À Bout de Souffle"), considerada uma das obras primas do cinema, por sua estética de referências de desconstrução da narrativa clássica e improviso de produção.

As obras projetadas serão seguidas de debates e palestras, que serão transcritas e organizadas em conteúdo de um livro impresso, com pesquisadores convidados, entre os quais a professora doutora Clelia Mello, do Curso de Cinema Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Sessão Cinemática de Temas Transbordantes é uma ação cultural educativa sem fins lucrativos, na forma de programa de ocupação de tela com debates, oficinas, palestras, criação de eventos, mostras, festivais e compartilhamentos.

MOSTRA GODARD

Maratona de ocupação de tela com 17 obras escritas e dirigidas por Jean-Luc Godard.
Allende Renck convida: Palestras, Ensaios e Criação de um Livro.
Curadoria de Allende Renck e Pedro MC.
Apoio Institut Français, da Cinemateca Francesa, e a Aliança Francesa Florianópolis.

Entrada Gratuita, com 135 cadeiras, por ordem de chegada
Serão distribuídas senhas uma hora antes de cada sessão
Local com acessibilidade
Estacionamento gratuito
Idiomas: francês e inglês com legendas em português brasileiro

Programação

DIA 20 DE JANEIRO

18h
ACOSSADO (À Bout de Souffle)
1960, 01h29min, Classificação Indicativa: 14

Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

20h
IMAGEM E PALAVRA (Le Livre d'Image)
2018, 01h34min, Classificação Indicativa: 14

Sinopse: Godard parte de montagens de imagens para refletir sobre aspectos do cinema e do mundo. Colando cenas de filmes, de reportagens, de vídeos caseiros e mesmo de desenhos, o cineasta aborda as funções do tempo e do espaço, utilizando em particular o caso das imagens sobre o mundo árabe de como são percebidas pelo mundo ocidental.

DIA 22 DE JANEIRO

14h
HISTÓRIA(S) DO CINEMA
1988 - 1998, 720min, Classificação Indicativa: 16

Sinopse: Documentário em oito partes sobre o século XX através da concepção do cinema, sem ordem cronológica:
1 - "Todas as Histórias"
2 - "Uma Só História"
3 - "Apenas Cinema"
4 - "Beleza Fatal"
5 - "A Moeda do Absoluto"
6 - "Um Onda Nova"
7 - "O Controle do Universo"
8 - "Os Signos Entre Nós"

20h
ADEUS À LINGUAGEM (Adieu au Langage)
2014, 01h10min, Classificação Indicativa::16

Sinopse: Um homem e uma mulher dividem a intimidade em uma casa, onde mora também um cachorro. Ela é casada, mas não há qualquer informação sobre sua vida fora daquele local. Os dois conversam sobre a questão da linguagem sob o ponto de vista filosófico, enquanto que o cão a tudo observa.

DIA 27 DE JANEIRO

18h
UMA MULHER É UMA MULHER (Une Femme est une femme)
1961, 01h28min, Classificação Indicativa: 14

Sinopse: Angela (Anna Karina), uma dançarina de cabaré, deseja ter um bebê e tenta convencer seu namorado, Émile (Jean-Claude Brialy), a ir adiante com a ideia, mas ele não concorda. Assim, ela acaba procurando o amigo de Emile, Alfred (Jean-Paul Belmondo), para realizar seu desejo.

20h
FILM SOCIALISME
2010, 01h42min, Classificação Indicativa: 14

Sinopse: Num cruzeiro pelo mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo francês Alain Badiou e a cantora americana Patti Smith a bordo, passageiros discutem sobre história, dinheiro e geometria. Longe dali, a família Martin, que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista. As duas passam o dia à espera de uma entrevista com os pais, enquanto as crianças exigem deles explicações sobre liberdade, igualdade e fraternidade.

DIA 28 DE JANEIRO

18h
VIVER A VIDA (Vivre Sa Vie)
1962, 01h24min, Classificação Indicativa: 14

Sinopse: Filme dividido em 12 quadros, com episódios desconexos. A jovem Nana (Anna Karina) abandona marido e filho para buscar uma carreira como atriz. Durante um período ela tenta ganhar dinheiro vendendo discos em uma loja, mas como não consegue o suficiente para sua sobrevivência, acaba recorrendo à prostituição. Após se apaixonar outra vez, Nana começa a repensar sua vida.

20h
MASCULINO, FEMININO (Masculin, Féminin)
1966, 01h50min, Classificação Indicativa: 14

Sinopse: Paul (Jean-Pierre Léaud), um jovem que acaba de abandonar o serviço militar francês, é agora um militante contra a Guerra do Vietnã desiludido com a vida. Enquanto Madeleine (Chantal Goya), sua namorada, tenta uma carreira como cantora pop, ele se isola mais a cada dia.

DIA 29 DE JANEIRO

18h
PIERROT LE FOU
1965, 01h55min, Classificação Indicativa: 16

Sinopse: Ferdinand Griffon (Jean-Paul Belmondo) está entediado com a sociedade parisiense. Certa noite, ele deixa a esposa em uma festa e volta sozinho para casa, onde encontra uma antiga amiga, Marianne Renoir (Anna Karina), trabalhando como babá dos seus filhos. No dia seguinte, ele aceita fugir com a bela para o Mediterrâneo, mas o casal vai ser perseguido por mafiosos.

20h
O DESPREZO (Le Mepris)
1963, 01h45min, Classificação Indicativa: 16

Sinopse: Na Itália uma equipe grava sob direção de Fritz Lang um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille (Brigitte Bardot) é casada com Paul (Michel Piccoli), um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy (Jack Palance) para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando.
Mostra Godard exibe gratuitamente 17 obras de um dos grandes cineastas vivos


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Fevereiro 2020 Inscrições para oficina gratuita de Linguagens em Pintura
até 17 Fevereiro 2020 Udesc abre inscrições para aulas gratuitas de musculação


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar