FaceBook Instagram Twitter


Espetáculo "Poses para (não) esquecer"



Quando: 26 e 27 de junho, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

Direção: Elisza Peressoni Ribeiro
Duração: 60 minutos
Classificação: 10 anos

O espetáculo "Poses para (não) esquecer" volta aos palcos de Floripa nos dias 26 e 27 de junho, às 20 horas, no Teatro do SESC Prainha. A entrada é gratuita.

Em Poses Para (não) Esquecer, Heloisa Marina confronta as lembranças das histórias de guerra contadas pela avó imigrante polonesa com suas diversas versões, fundindo os fatos e fábulas de sua família com questões íntimas e coletivas. Através do jogo entre realidade e ficção, atriz e boneco, presença e imagem, o espetáculo propõe revelar o ontem que insiste em ser esquecido, para pensar o hoje. Poses para (não) esquecer nos convida a relembrar e discutir as velhas histórias como forma de se preparar para o flash que aponta ao nosso futuro e ao passado daqueles que ainda estão por vir.

Espetáculo solo fruto da parceria entre Elisza Peressoni Ribeiro, diretora integrante da Cia Cênica Espiral, e Heloisa Marina, atriz integrante da Dearaquecia, ambas de Santa Catarina. O desejo de realizar esta montagem começou em 2011 durante uma oficina realizada na argentina ministrada pelo ator-bonequeiro Sergio Mercurio.

Entretanto, "Poses para (não) esquecer” tomou forma apenas em 2013 quando a atriz Heloisa ganhou a "Bolsa de Interação Estética Residência Artística em Pontos de Cultura 2012”, concedido pela FUNARTE. Através desse financiamento Heloisa Marina realizou residência no grupo Teatro Experimental de Alta Floresta – MT, e a montagem deste solo ocorreu em parceria com artistas de Florianópolis e o grupo de Mato Grosso.

 O processo de criação do espetáculo  dialoga com as pesquisas de mestrado da atriz e diretora. Heloisa realizou seu mestrado entre os anos de 2010 e 2012, no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC, investigando a exploração de histórias pessoais e a relação entre realidade e ficção no evento teatral. Na mesma época Elisza realizou estudos de mestrado em "Puppetry and Digital Animation” (Animação e Animação Digital) na Nottingham Trent University (Inglaterra).

É deste encontro entre realidade e ficção, atriz e boneco, teoria e prática, vida e arte  que compõe-se "Poses para (não) esquecer”.
O que a história da nossa família diz sobre a gente? Somos um pouco desses estranhos que aparecem nas fotos em preto e branco?
O que eles revelam sobre o que somos hoje?

Direção e iluminação: Elisza Peressoni Ribeiro
Atuação e produção: Heloisa Marina
Dramaturgia: André Felipe
Direção de Arte: Taiane Silva
Realização audiovisual: VALENT
Preparação vocal: Fernanda Rosa
Arte gráfica: Maria Carolina Vieira
Espetáculo "Poses para (não) esquecer"


Categorias: Junho 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar