Quando: 19 Março 2014, quarta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada
Evento no FB:
www.facebook.com/events/203524039857178
A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca e com participação especial do barítono Douglas Hahn, apresenta no dia 20 de março, às 20h no Teatro do CIC, seu concerto de Abertura da Temporada de concertos 2014, interpretando a Sinfonia No 29 de Mozart e "Il Maestro di Cappella" de Cimarosa. Ingressos à venda pela Blueticket ou bilheteria dos teatros.
AS OBRAS
Em meados do século XVIII, na Áustria o hábito de trabalhar sinfonias apenas para cordas havia sido quebrado e a orquestra sinfônica começou a crescer. Monn (1717-1750) liderou uma nova geração de compositores sinfônicos na Áustria que incluiu Gassmann (1729-1774), Hofmann (1738-1793) e Dittersdorf (1739-1799). Esses compositores passaram a utilizar um limitado grupo de instrumentos de sopro (geralmente oboés e trompas) na orquestra sinfônica durante a segunda metade do século XVIII. Para o complemento da base, foram igualmente incluídos frequentemente instrumentos como flautas, fagotes, trompetes e tímpanos.
Outra evolução era que, embora inicialmente as sinfonias tendessem a ser compostas, em sua maior parte, em tons maiores, depois de 1760, compositores austríacos começaram a usar extensivamente tons menores. A grande influência também em Haydn e Mozart era a chamada "Escola de Mannheim", um grupo de músicos sob o patrocínio do provedor daquela cidade, Carl Theodor, que formou a melhor orquestra da época e incentivou seus compositores a experimentar novas sonoridades orquestrais. Assim como Mannheim, as viagens de Mozart por toda a Europa , acabavam por introduzi-lo nos vários estilos musicais prevalentes em Londres, Paris e Itália, todos dos quais influenciariam seu trabalho, tanto em estágios individuais de sua carreira e, cumulativamente, ao longo de sua evolução como compositor.
Há uma espécie de divisor de águas na produção sinfônica de Mozart no ano de 1773 quando ele escreveu nada menos que sete
sinfonias. A Sinfonia No 29 em La Maior (KV201), composta em abril de 1774, representa já uma fase mais madura na composição do autor. É uma esplendida obra lírica com um riquíssimo movimento de abertura e uma marcha lenta como andante. Depois de um gracioso Minuetto, o finale "Allegro con spirito” é um desses movimentos extremamente virtuosísticos, de grande deleite para os ouvinte, mas que exige especial trabalho técnico para os instrumentistas da orquestra.
Domenico Cimarosa foi o mais famoso e popular compositor italiano da segunda metade do século XVIII. Durante a sua brilhante e bem sucedida carreira compôs mais de 65 óperas, bem como música instrumental e música para igreja. As suas óperas foram apresentadas por toda a Europa tanto em italiano como traduzidas. Um grande número de óperas de Cimarosa continuaram a ser apresentadas durante o século XIX e a mais famosa, "Il Matimonio Segreto” ("O Casamento Secreto”), nunca deixou de ser representada.
A obra "O Mestre de Música" (versão portuguesa de "Il Maestro di cappella") é um intermezzo (uma mini – ópera) que costumava ser apresentado durante o intervalo das grandes óperas e que, neste caso, tem apenas um personagem de recorte cômico. A história deste intermezzo é muito simples e apresenta várias situações cômicas.
Sinopse
O Mestre de Música está ensaiando sua orquestra. Declara que quer executar uma ária em "estilo sublime”, referindo-se à autoridade dos antigos mestres "que sabiam tanto”.
Quando finalmente a orquestra inicia a execução da ária o resultado é desastroso. Cada um dos instrumentos entra no momento errado, estragando a música e obrigando o mestre a cantar, ele próprio, a parte de cada um. E assim o mestre continua, ensinando um a um, até que todos os músicos dos diferentes instrumentos aprendam a sua parte.
Depois de aprenderem, experimentam, enfim, to
car todos juntos a música proposta. Têm sucesso. O mestre de música, satisfeito, decide então que a orquestra toque uma "grande peça”, de grande efeito. Será que vão conseguir?
visualizar imagem em alta resolução