Quando: 09 Abril 2014, quarta-feira, às 21 horas
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito
O polonês Frédéric Chopin foi um dos mais importantes compositores da história da música, e suas obras para piano são consideradas o ponto culminante deste instrumento no Romantismo, influenciando compositores até hoje.
Com obras de forte impacto emocional, o recital "Tributo a Frédéric Chopin”, com o pianista Luís Cláudio Barros, traz algumas de suas composições mais representativas, a Sonata Op. 35, o Noturno Op. 48/1, o Improviso Op. 29, a Fantasia Op. 49 e a Balada n.º 4. O público poderá ouvir um tipo de repertório que tem sido muito pouco apresentado no Estado devido a sua grande dificuldade técnica.
Muitas das obras de Chopin são bastante conhecidas do público, a exemplo da Sonata Op. 35, que apresenta em seu terceiro movimento um dos temas mais famosos do mundo: a "Marcha Fúnebre”, cuja melodia é geralmente associada a um funeral. Entretanto, ela é parte de uma grandiosa obra de intensa dramaticidade, que abrange as mais diferentes emoções humanas.
A turnê passará por oito cidades de Santa Catarina (Florianópolis, Blumenau, São Bento do Sul, Joinville, Criciúma, Lages, Joaçaba e Chapecó). Em contrapartida, o pianista Luís Cláudio Barros realizará masterclasses gratuitas direcionadas a estudantes de música e ao público em geral nas cidades visitadas.
Os concertos são patrocinados pelo Gover
no do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e do Funcultural. Entrada franca, ingressos limitados. Retirada a partir do dia 07/04/2014 na Bilheteria do Teatro Pedro Ivo, TAC e CIC.
LUÍS CLÁUDIO BARROS
Considerado pelo pianista Nelson Freire como "um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros cursou Bacharelado em Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo sob a orientação da pianista Célia Ottoni, a qual exerceu destacada influência musical em sua carreira. Durante o Bacharelado, recebeu convites para estudar no exterior (Inglaterra, Itália, EUA e Alemanha), optando pela Eastman School of Music – NY, onde concluiu o Mestrado em Piano (Performance and Literature) na classe da pianista Nelita True.
Em 2008 concluiu Doutorado em Música na área de Práticas Interpretativas (Piano) na UFRGS, sob a orientação artística dos pianistas doutores Ney Fialkow e Catarina Domenici e orientação científica da Dra. Any Raquel Carvalho. Entre 2006 e 2007 realizou o Estágio de Doutorado no Laboratório de Performance e Psicologia da Música da Universidade de Connecticut (EUA) sob a co-orientação do Dr. Roger Chaffin. É detentor de inúmeras premiações em Concursos Nacionais de Piano, destacando-se seis primeiros lugares em competições nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná, além do segundo lugar e do Prêmio "Preferência do Público” no Concurso Sul-Americano seletivo ao Gina Bachauer International Piano Competition.
Desde 2000 é professor de piano do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), conciliando a carreira acadêmica com atividades artísticas focadas em recitais solo, música de câmara e de piano duo com a pianista Dra. Bernardete Castelan Póvoas. Em 2009 fez parte do "Piano Faculty” no 14th World Piano Pedagogy Conference, nos EUA. Em janeiro de 2014 realizou recitais de canto e piano nas cidades de Weimar e Stuttgart (Alemanha) com a soprano Elaine Boniolo.