FaceBook Instagram Twitter


Camerata Florianópolis apresenta Dvórak, Bloch, Rodrigo, Tchaikovsky



Quando: 12 Abril 2014, sábado, às 20 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/1377421129204190

A Camerata Florianópolis apresenta Tchaikovsky, Dvorák, Bloch e Joaquim Rodrigo, dia 12 de abril, 21h, no Teatro Ademir Rosa (CIC). Super programa para orquestra de cordas!!!

O compositor espanhol Joaquim Rodrigo assina a belíssima Cançoneta para Violino e Orquestra de cordas, datada de 1923. Rodrigo ficou cego aos 3 anos de idade, fato que não inibiu sua musicalidade e habilidade para a composição. Ficou famoso com seu Concerto de Aranjuez para violão e orquestra. A peça chama a atenção por um lado pela extrema simplicidade e por outro pela bela atmosfera musical.

A Serenata para Cordas em Mi Maior de Antonín Dvořák foi escrita em cerca de duas semanas, no decorrer de um dos períodos mais felizes e produtivos da vida do compositor tcheco. É, por isso, uma obra bem humorada, com um carácter de leveza que a torna singular, transparecendo de princípio ao fim grande elaboração musical e lirismo. Ela esconde, afinal, uma notória maestria no domínio da escrita, sobrepondo linhas melódicas que embaraçam as expectativas mais evidentes. São cinco andamentos em que se destaca a coerência formal, através de uma profunda consciência das proporções, e, não menos importante, a exploração exaustiva da peculiar sonoridade dos instrumentos de corda da orquestra.

O belíssimo Andante Cantabile, extraído do Quarteto para Cordas Op.11, de Pyotr Ilich Tchai kovsky, é uma das melodias mais conhecidas do autor. Segundo relatos, Tchaikovsky utilizou este belo tema que ouviu dos assobios de um pintor que havia contratado para reformar sua casa.

Do compositor suíço e naturalizado americano Ernest Bloch, a orquestra executará o Concerto Grosso para orquestra de Cordas e piano Obbligato. De origem judia, Bloch afirmou rapidamente em sua música a procura das raízes hebraicas, tanto na escolha dos assuntos como nas entonações das suas melodias. O Concerto Grosso n.1, escrito na forma neoclássica, chama a atenção não apenas belos temas e rica harmonização, mas também pela introdução do piano obbligato, formação pouco comum no repertório orquestral.

PROGRAMA

Cançoneta para Violino e Orquestra de Cordas
Joaquim Rodrigo
Solo violino– Iva Giracca

Serenata para Cordas em Mi maior, Op. 22
Antonin Dvořák
I. Moderato
II. Tempo di valse
III. Scherzo: Vivace
IV. Larghetto
V. Finale: Allegro vivace

intervalo

Andante Cantabile
Pyotr Ilich Tchaikovsky

Concerto Grosso para Cordas e Piano Obbligato
Ernest Bloch
I. Prelude – Allegro energico e pesante
II. Dirge – Andante moderato
III. Pastorale and rustic dances
IV. Fugue

Camerata Florianópolis apresenta Dvórak, Bloch, Rodrigo, Tchaikovsky


Categorias: Abril 2014
Tags: Camerata
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar