FaceBook Instagram Twitter


Poemas de Cruz e Sousa Musicados - Leandro Fortes, Marília Oliveira e Quinteto de Cordas Catarinense



Quando: 22 e 23 de abril, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/504804199626357

Poemas de Cruz e Sousa viram música em show gratuito no Sesc Prainha. O maior poeta catarinense e um dos precursores do simbolismo no Brasil, Cruz e Sousa teve alguns de seus poemas musicados pelo compositor e guitarrista Leandro Fortes.

Poesias de Cruz e Souza, musicadas por Leandro Fortes, com Marília Oliveira e Quinteto de Cordas Catarinense, será apresentadas na próxima terça, 22, e quarta-feira, 23 de abril, no Sesc Prainha, em Florianópolis. O espetáculo se chama “5 Miniaturas para Violão e Orquestra - Poemas de Cruz e Sousa musicados”, e tem entrada gratuita.

Leandro é conhecido como instrumentista de jazz e música popular brasileira, mas neste concerto mostra um novo trabalho: arranjos e composições para instrumentos de orquestra. A ideia de compor músicas a partir dos poemas de Cruz e Sousa surgiu no final do ano passado.

- Não conhecia a sua obra, então comecei a pesquisar e fiquei impressionado com a força da sua poesia. Depois de ler mais ou menos 200 poemas, fui selecionando a partir de diferentes temáticas. Sempre tive o sonho de um dia juntar a minha experiência como músico popular com a música erudita, com essa escrita muito mais detalhada, e agora sinto que é o momento de fazer isso -, salienta.

Nascido na Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, Cruz e Sousa é reconhecido como um dos princi pais nomes da literatura nacional. Filho de negros escravos, foi adotado pela família do marechal Guilherme Sousa, frequentou a escola, aprendeu outros idiomas e teve acesso às artes e cultura, numa época em que isso era restrito aos brancos.

Seus poemas fazem uso constante de aliterações, musicalidade, sensualismo, pessimismo e espiritualismo. O poeta venceu as barreiras escravocratas da época, e como escritor negro, passou a ser posteriormente considerado o maior representante do movimento literário Simbolista brasileiro e precursor do Modernismo.

A obra será interpretada pela cantora Marília Oliveira, que atualmente reside no Rio de Janeiro, cursa bacharelado no prestigiado Conservatório Brasileiro de Música e tem se apresentado frequentemente em óperas e recitais de música de câmara na capital fluminense. Além disso, a estreia também conta com o Quinteto de Cordas Catarinense, grupo que tem como diretor musical o violinista João Eduardo Titton, que, entre outros trabalhos, gravou o disco em homenagem a Astor Piazzolla e vem se destacando como um dos principais grupos de câmara do sul do Brasil, alcançando reconhecimento do público e da comunidade acadêmica.

Em 2012, Leandro Fortes gravou seu primeiro disco solo, autoral, intitulado Escolhas, que conta com participações de 26 músicos, incluindo o lendário Hermeto Pascoal. Nos últimos anos vem dividindo o palco com grandes nomes da música brasileira, como André Mehmari e Vinícius Dorin, além de músicos internacionais, incluindo Les Paul. Recentemente se apresentou em Chicago e Philadelphia, onde também ministrou um workshop de música brasileira.

Leandro Fortes apresenta:
“5 Miniaturas para Violão e Orquestra - Poemas de Cruz e Sousa musicados”

Interpretados por:
Marília Oliveira (soprano – RJ)

Quinteto de Cordas Catarinense:
João Titton - violino
Débora Remor - violino
Leonardo Piermartiri - viola
Tácio Vieira - cello
Carlos Ribeiro Júnior - baixo
Poemas de Cruz e Sousa Musicados - Leandro Fortes, Marília Oliveira e Quinteto de Cordas Catarinense


Categorias: Abril 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar