FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2014
Comemoração do 179º aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina



Quando: de 1º a 13 de maio

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) completa 179 anos no próximo dia 5 de maio. Para comemorar a data, a instituição preparou uma programação especial. As atividades começam no dia primeiro de maio e vão até o dia 13 do mesmo mês, com festas, e competições esportivas em diversas modalidades. Clique aqui e confira a programação completa das atividades comemorativas preparadas pela instituição.

Dentro da programação do 179º Aniversário, será realizado no dia 13 de maio, às 21h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), o Concerto "Nossas histórias, Nossas Tradições", da Banda de Música da PM. Diversas canções serão interpretadas por artistas convidados e por músicos da Polícia Militar. Os ingressos para o evento devem ser retirados pessoalmente no Centro de Comunicação Social da PM (CCS), junto ao Quartel do Comando-Geral, a partir de terça-feira, dia 6 de maio, mediante a entrega de 1 (um) kg de alimento não perecível por ingresso, que posteriormente será doado à uma instituição de caridade. Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 549, Centro, Florianópolis, SC. Serão liberados dois convites por pessoa.

Breve histórico

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina foi criada em 5 de Maio de 1835, por Feliciano Nunes Pires. A Força Policial, como se chamava, nascia em uma província considerada ponto estratégico militar para todas as nações que tinham interesses dirigidos para a América do Sul. A eclosão da Revolução Farroupilha, em Laguna e Lages, exigiu o aumento do contingente, diante da possibilidade muito séria de também a Capital ser invadida pelas tropas gaúchas dos Farrapos. Era o episódio heroico de Anita e Giuseppe Garibaldi visto pelo outro lado - o monarquista.

Ao longo de todo esse tempo, a Polícia Militar atravessou vários períodos marcantes na história catarinense, como a participação na Guerra do Contestado, ocorrida em 1912, na Revolução Federalista de 1923 e, mais recentemente, nas grandes enchentes que assolaram o estado em 1984 e 2008.

Atualmente a Polícia Militar de Santa Catarina conta com um efetivo de aproximadamente 11.520 homens, distribuídos em todo o estado. Corporação modelo, modernizou sua gestão, focando em melhores ações de prevenção, segurança e proteção à comunidade catarinense.

Fonte: Site oficial da Polícia Militar de Santa Catarina

Comemoração do 179º aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina


Categorias: Maio 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 21 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar