FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2014
Comemoração do 179º aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina



Quando: de 1º a 13 de maio

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) completa 179 anos no próximo dia 5 de maio. Para comemorar a data, a instituição preparou uma programação especial. As atividades começam no dia primeiro de maio e vão até o dia 13 do mesmo mês, com festas, e competições esportivas em diversas modalidades. Clique aqui e confira a programação completa das atividades comemorativas preparadas pela instituição.

Dentro da programação do 179º Aniversário, será realizado no dia 13 de maio, às 21h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), o Concerto "Nossas histórias, Nossas Tradições", da Banda de Música da PM. Diversas canções serão interpretadas por artistas convidados e por músicos da Polícia Militar. Os ingressos para o evento devem ser retirados pessoalmente no Centro de Comunicação Social da PM (CCS), junto ao Quartel do Comando-Geral, a partir de terça-feira, dia 6 de maio, mediante a entrega de 1 (um) kg de alimento não perecível por ingresso, que posteriormente será doado à uma instituição de caridade. Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 549, Centro, Florianópolis, SC. Serão liberados dois convites por pessoa.

Breve histórico

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina foi criada em 5 de Maio de 1835, por Feliciano Nunes Pires. A Força Policial, como se chamava, nascia em uma província considerada ponto estratégico militar para todas as nações que tinham interesses dirigidos para a América do Sul. A eclosão da Revolução Farroupilha, em Laguna e Lages, exigiu o aumento do contingente, diante da possibilidade muito séria de também a Capital ser invadida pelas tropas gaúchas dos Farrapos. Era o episódio heroico de Anita e Giuseppe Garibaldi visto pelo outro lado - o monarquista.

Ao longo de todo esse tempo, a Polícia Militar atravessou vários períodos marcantes na história catarinense, como a participação na Guerra do Contestado, ocorrida em 1912, na Revolução Federalista de 1923 e, mais recentemente, nas grandes enchentes que assolaram o estado em 1984 e 2008.

Atualmente a Polícia Militar de Santa Catarina conta com um efetivo de aproximadamente 11.520 homens, distribuídos em todo o estado. Corporação modelo, modernizou sua gestão, focando em melhores ações de prevenção, segurança e proteção à comunidade catarinense.

Fonte: Site oficial da Polícia Militar de Santa Catarina

Comemoração do 179º aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina

Categorias: Maio 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar