FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2014
Concerto didático do Villa Duo, com Anderson Fiorelli e Waleska Sieczkowska



Quando: 20 Agosto 2014, Quarta-feira, às 14h30min
Onde: Cinema, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Gratuito

A segunda edição do ano no projeto Música Didática no Cinema, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio da Diretoria de Difusão Artística, terá a apresentação do Villa Duo, no dia 20 de agosto, às 14h30min, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A proposta é apresentar concertos com viés didático e entrada gratuita para o público.
 
O Villa Duo é formado pelos músicos catarinenses Waleska Sieczkowska (violino) e Anderson Fiorelli (violoncelo). Atualmente radicados na Alemanha, os musicistas possuem vasta experiência internacional e já se apresentaram em algumas das principais salas de concerto do Brasil e da Europa. Desde a sua criação, em 2011, o Villa Duo já realizou diversas apresentações em cidades catarinenses, gaúchas e alemãs. 
 
O concerto tem como objetivo aproximar público e música erudita. Para isso, foi dada grande atenção à escolha do repertório e, nesta apresentação, serão executadas músicas de compositores de diferentes nacionalidades e épocas. Na maioria delas, os compositores fizeram uso de temas folclóricos, tornando-as bastante acessíveis aos menos acostumado com este estilo. Curiosidades a respeito dos compositores e dos instrumentos utilizados também serão mostradas ao público.
 
 
Anderson Fiorelli - Violoncelo
O violoncelista catarinense Anderson Fiorelli iniciou seus estudos na Escola de Música de Videira. Concluiu sua graduação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná na classe de Maria Alice Brandão e recebeu o Diploma de Concertista da Zürcher Hochschule der Künste em Zurique-Suiça onde estudou com Roel Dieltiens. Especializou-se em violoncelo barroco com o professor Gaetano Nasillo. Em masterclasses e cursos de aperfeiçoamento teve contato com grandes nomes da música erudita mundial, dentre estes Anner Bylsma, Jaap ter Linden, Alexande Rudin, Gautier Capuçon e Antonio Meneses.
 
Venceu o Concurso para Jovens Solistas da Ospa em 2012 e foi premiado no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (2011) e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba-SP (2003). Recebeu bolsas de estudo  da Fundação Ernst Widmer (Aarau-Suíça) e do  Rahn Kulturfonds (Zurique-Suíça).
 
 Integrou a Orquestra Sinfônica do Paraná e a Camerata Florianópolis ocupando o posto de spalla dos violoncelos. Colaborou com  a Nova Camerata da UFPR, Camerata Antiqua de Curitiba e outros. Apresentou-se como solista a frente das orquestras: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Camerata Florianópolis, Filarmônica da EMBAP, Orquestra Filarmônica da UFPR e Orquestra Filarmônica  Mahle.
 
Anderson integrou diversos grupos especializados na música contemporânea e na interdisciplinaridade das artes, dentre eles o Arc en Ciel  (Zurique) e os grupos curitibanos: Entrecompositores e  DezConcertante.  Com estes realizou a estreia mundial de várias composições. Com o espetáculo teatral-musical Die verlorene Kunst do diretor Thom Luz participou de espetáculos na Suíça e Alemanha durante as temporadas de 2009 e 2010.
 
Entre 2010 e 2013 lecionou em projetos sócio pedagógicos em Santa Catarina e no Paraná, destacando o seu trabalho com a classe de violoncelos da Escola de Música de Videira e a direção da orquestra de estudantes Camerata Videira.
 
Na Europa participa de concertos, festivais e gravações com diversos grupos e orquestras ressaltando suas colaborações com o  Ensemble Explorations (Bélgica), Silete Venti (Itália), Orquestra Sinfonica Verdi di Milano (Itália), Quarteto Quixote (Espanha) e foi o principal violoncelista do Ensemble Turicum (Suiça) de 2005 a 2010. Já se apresentou em importantes salas como o BOZAR de Bruxellas, a Tonhalle de Zurique e o Arcimboldi de Milão.
Atualmente reside em Munique (Alemanha) e é mestrando no curso de violoncelo barroco da Hochschule für Musik und Theater-München na classe de Kristin von der Goltz.  Além disso é violoncelista do Arte Piano Trio e do Villa Duo e com estes tem diversas apresentações marcadas no Brasil para o ano de 2014.


Waleska Sieczkowska - Violino
Bacharel pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), a florianopolitana Waleska Sieczkowska iniciou seus estudos com o professor Jeferson Della Rocca, prosseguindo-os com Oliver Yatsugafu, Leonardo Piermatiri (UDESC), Paulo Bosísio (RJ) e Elisa Fukuda (SP).
 
Aos onze anos passou a integrar a Camerata Florianópolis, na qual ocupou a cadeira de spalla em 2009 e 2010.  A frente da mesma orquestra atuou como solista diversas vezes, apresentando grandes obras do repertório violinístico como: Tzigane de Ravel (2011), Concerto no. 2 de Wieniawski (2010) e as Quatro Estações de Vivaldi (2008). Integrando o naipe dos primeiros violinos, participou de várias gravações de CD/DVD, concertos e turnês tanto no Brasil como no exterior.
 
Como camerista, Waleska foi primeira violinista do Quarteto Jurerê Classic – do qual é uma das fundadoras – e junto ao violoncelista Anderson Fiorelli  forma o Villa Duo. Realizou a gravação de trilha sonora de filmes como: "Ensaio”  e "Nem o Céu nem a Terra”.
 
Participou de diversas oficinas e workshops com os professores  Hagai Sharam (Israel), Tim Vogler (Alemanha), Frank Harmer (Alemanha), Boris Brovtsyn (Rússia), Gerhard Peters (Alemanha), Carl Purdy (EUA), Peter Zazofsky (EUA), Arianna String Quartet (EUA), dentre outros. Em 2008 e 2009 fez parte do programa de intercâmbio da Universidade da Georgia-EUA, onde se aperfeiçoou com o violinista Levon Ambartsumian (Rússia-EUA).
Foi bolsista diversas vezes do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, onde trabalhou sob a regência de renomados maestros como Marin Alsop, Alberto Guerreiro e foi indicada ao Prêmio Eleazar de Carvalho em 2010. No ano de 2011 participou do programa Pré – Estreia da TV Cultura paulista. Em novembro de 2012 foi homenageada pela Revista Contemporânea.
 
Waleska trabalhou como professora em projetos sociais no interior do Estado de Santa Catarina e em 2012 ministrou máster classes na Sexta Semana da Música em Chapecó.
 
Atualmente reside em Milão onde se especializa em violino barroco com o professor Stefano Montanari e realiza concertos em diversas cidades europeias. Em 2014 tem previsto diversas apresentações com o Villa Duo no Brasil.

Concerto didático do Villa Duo, com Anderson Fiorelli e Waleska Sieczkowska


Categorias: Agosto 2014
Tags: Concerto
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 15 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar