FaceBook Instagram Twitter


Exposição, encontro com o artista Tércio da Gama, lançamento de catálogo e oficina



Quando: até 14 de setembro
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 3664-2630 / 3664-2631

16 de julho, às 19h30min
Abertura da exposição Tércio, o Coração no Olho e lançamento do catálogo

17 de julho, das 13h30min às 17h30min
Oficina "Repertório e procedimentos na pintura de Tércio da Gama”, com Fernando Lindote.

17 de julho, 17h30min - Encontro com Tércio da Gama

Mais de cem obras do artista plástico e desenhista Tércio da Gama farão parte da exposição Tércio, o Coração no Olho, que será aberta no dia 16 de julho, às 19h30min, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis. A mostra segue aberta à visitação até 14 de setembro, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min, com entrada gratuita.

O projeto é de fôlego: além da mostra, que irá ocupar todas as salas do local, inclui ainda lançamento de catálogo, realização de encontro com o artista e de oficina sobre o repertório e procedimentos de Tércio. Aos 81 anos e com 56 de carreira, Tércio da Gama produz de maneira intensa. Por isso, 90% das obras escolhidas foram pintadas nos últimos cinco anos. Mas trabalhos das décadas de 1980 e 90 também foram selecionados.

A curadoria, assinada por Fernando Lindote, segue uma leitura alternativa às n ormalmente propostas. Tércio da Gama é reconhecido como histórico – nascido em Florianópolis em 1933, é contemporâneo de outras figuras de destaque da cena artística da Capital nas décadas de 1950 e 60 como Meyer Filho e Hassis, todos representantes do Modernismo em Santa Catarina –, e regionalista – manifestações folclóricas, religiosas, casario e personagens como rendeiras e pescadores são recorrentes na sua obra.

Mas para o curador, o artista vai além. "Tércio não ficou parado no registro modernista, faz coisas diferentes, é um artista em processo”. Mesmo o tema regionalista apresenta desvios. "Para Tércio, o mais importante não é o resultado e, sim, o processo. Sua fidelidade é à pintura. Por isso, ele fragmenta e desconstrói as imagens”, analisa.

A partir dessas perspectivas, foram organizados três núcleos:

"No Olho do Outro” – Reúne as obras escolhidas pelo curador, com visão do trabalho, disposição, espaçamento e sequência específicas.
"No Olho de Tércio” – Seleção de trabalhos pelo próprio artista. Traz uma concepção com uma visão caleidoscópica, não hierárquica – que é própria do artista, com paredes cheias.
"Um Olho no Acervo, Outro no Tércio” – Apresenta também a leitura do curador, mas com o diálogo entre as obras de Tércio, seus colegas de geração (Hassis e Meyer Filho) e de outros artistas contemporâneos, todos incluídos no acervo do Masc. Entre eles, o também pintor Paulo Whitaker (que tem um modo de construção semelhante, apesar do repertório diferente) e a fotógrafa Rochele Costi (que também faz um trabalho fragmentado).

Catálogo
A publicação reúne as obras mais representativas da mostra e traz ainda três textos: um assinado pelo curador; outro pelo crítico de arte Péricles Prade, que avalia a obra de Tércio sob a perspectiva da potência das cores, e um biográfico, de autoria da jornalista Néri Pedroso.

O patrocínio é do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina.
Exposição, encontro com o artista Tércio da Gama, lançamento de catálogo e oficina


Categorias: Setembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar