FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2014
1º Encontro de Orquestras da UFSC



Quando: 10 Dezembro 2014, Quarta-feira, às 20 horas
Onde: Centro de Cultura e Eventos, UFSC
Quanto: Gratuito

O I Encontro de Orquestras da UFSC será realizado nesta quarta-feira, 10 de dezembro, às 20h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade, o evento conta com a participação das seguintes orquestras: de Câmara da UFSC, da Acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Experimental do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Com repertório de música popular e erudita, cada grupo apresentará três peças (ao final, outras três peças em conjunto). Miriam Moritz, regente musical do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC, coordenará o evento.

Orquestra Acadêmica Udesc

O projeto Orquestra Udesc teve início nos anos 1980, com o professor Luís Soler, como Orquestra de Câmara Udesc. Após alguns anos de interrupção, o trabalho recomeçou em 2001, com o professor João Eduardo Titton como seu coordenador.

Durante estes anos a Orquestra tem participado de diversos projetos culturais e concertos didáticos, como no Núcleo de Educação Musical (NEM); Museu Cruz e Sousa (projeto Escola no Museu); Associação Coral de Florianópolis no CIC (2004); Projeto Orquestra nas Escolas (2006); Projeto Música nos Museus (2007); e nas apresentações anuais do Programa Udesc Musical, no TAC, entre outros.

A Orquestra Udesc tem em sua estrutura os professores dos cursos de Música e estudantes matriculados na instituição. No seu repertório estão incluídos compositores dos mais diversos gêneros e épocas, bem como arranjos de músicas populares, sempre dando oportunidade a compositores e arranjadores qualificados.

O regente

João Eduardo Titton é natural de Curitiba, onde iniciou seus estudos com a professora Hildegard Soboll Bartins aos 7 anos de idade. Cursou o bacharelado em Música na Embap e mestrado na University of Cincinnati (EUA). Segue um contínuo trabalho com o professor Paulo Bosisio, e, atualmente, é professor de violino no curso de bacharelado em Música da Udesc, onde coordena o programa de extensão universitária "Udesc Musical”, em que dirige os projetos "Orquestra Acadêmica Udesc”, "Oficinas de Violino” e o "Projeto Misturada”.

Orquestra Experimental do IFSC

A Orquestra do IFSC foi criada como extensão das aulas de música do campus de Florianópolis no ano de 2001 pelo professor Irineu Lopes Melo.

Sua formação alia instrumentos de uma orquestra sinfônica (cordas, madeiras, metais e percussão) com intervenções eventuais de bateria, guitarra, violão e flautas andinas, por exemplo.

Entre os integrantes da orquestra – alunos, ex-alunos, professores e servidores do IFSC, além da comunidade externa.

O regente

Irineu Lopes Melo tem graduação em música pela Udesc, pós-graduação em música pela Faculdade de Artes do Paraná e mestrado em Educação pela Udelmar do Chile. É professor do IFSC, onde atua como regente do Coral e da Orquestra, professor e coordenador do curso básico de Instrumentos de Orquestra.

Orquestra de Câmara da UFSC

A Orquestra de Câmara da UFSC tem por objetivo fomentar e difundir a música instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que compõem o corpo estudantil da Universidade, espaço para desenvolver seu potencial artístico-musical. O projeto também visa incentivar o desenvolvimento da cultura local; instigar a sociedade a interagir com a Universidade; e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem pelo envolvimento de estudantes em atividades de extensão.

Podem fazer parte da orquestra as comunidades universitária e geral. Os estudantes de graduação da UFSC recebem mensalmente uma bolsa de extensão.

A regente

Miriam Moritz iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, com o piano e o canto coral. Formada em música pela Udesc (1987), onde estudou flauta transversa e canto, é regente do grupo vocal Bocca Chiusa desde 1996, e, desde 2004, coordena e rege o Coral da UFSC, o Grupo de Canto para Iniciantes, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC.

Repertório do I Encontro de Orquestras da UFSC

Orquestra de Câmara da UFSC

1. Abertura – Murillo Santos
2. Palladio – Karl Jenkins
3. In the Hall of the Mountain king – Edward Grieg. Arr: Carmichael

Orquestra Experimental do IFSC

1. Suite Orquestral n°3 (Gavotte I e II) – Johann Sebastian Bach
2. Blus For Brass – Antônio C. Neves Campos
3. Cataloop island – Herbie Hancock

Orquestra Acadêmica Udesc

1. No Reino da Pedra Verde – Clovis Pereira
2. Canções Populares do Brasil no.4 – Radamés Gnattali
3. Carinhoso – Pixinguinha

Os três grupos

1. Jesus Alegria dos Homens – J.S. Bach
2. Trenzinho do Caipira – Heitor Villa Lobos*
3. Asa Branca – Luiz Gonzaga 1º Encontro de Orquestras da UFSC

Categorias: Dezembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar