FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
Palestra “Artes performativas e a questão da percepção” e oficina com Cassiano Quilici



Quando: 18 Março 2015, Quarta-feira, às 8h30min
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/771860736242586
e-mail: ppgtartperform@gmail.com

"Artes performáticas e a questão da percepção – diálogos com tradições contemplativas” é o tema da palestra que será realizada nesta quarta-feira, dia 18 de março, às 8h30 no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O palestrante será o professor Cassiano Quilici, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), convidado pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc.

O professor apresentará uma proposta de diálogo intercultural, especialmente a partir de concepções e treinamentos da tradição budista durante o processo de criação da performance teatral. A palestra, gratuita e aberta ao público, será realizada no auditório do bloco amarelo da Udesc Ceart e terá duração de cerca de uma hora com tempo de 20 minutos para perguntas e colaborações ao final.

Após a palestra haverá uma oficina direcionada os alunos de Pós-Graduação em Teatro previamente inscritos nas 20 vagas disponíveis. O exercício será ministrado pelo professor Quilici, na sala de Dança 1 do Departamento de Teatro e terá duração de uma hora. As inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo e-mail: ppgtartperform@gmail.com.

O evento é organizado pela vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), professora Brígida Miranda. O convite da Udesc ao professor Quilici prove um diálogo com a aula inaugural do PPGT que será ministrada nesta quinta-feira, 19, com a professora Nara Keiserman, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Com Nara Keiserman, Cassiano Quilici compartilha o interesse em estudar a relação entre arte e práticas espirituais. "Ao longo do século XX, importantes encenadores como Constanstin Stanislavski, Jerzy Grotowski, e Phillip Zarrilli assimilaram práticas como o yoga e exercícios ligados ao asceticismo filosófico no treinamento de atores e atrizes europeus, e esse é um campo muito fecundo e que merecer ser investigado com mais profundidade dentro da academia contemporânea” explica a ligação temática entre as duas exposições a professora Brígida Miranda.

Sobre o convidado
Quilici é professor livre-docente e pesquisador do Instituto de Artes da Unicamp, publicou pela editora Anablume os livros "O ator/ performer e as poéticas de transformação de si” e "Antonin Artaud: teatro e ritual”. Atualmente, seu principal projeto é a apresentação do experimento cênico "A casa vazia do viajante” no Espaço Sergipe na capital paulistana. Palestra “Artes performativas e a questão da percepção” e oficina com Cassiano Quilici

Categorias: Março 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar