FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Oficina e palestra de criação radiofônica



Quando: de 1º a 4 de maio
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: laboratoriodeperformance@gmail.com

Entre os dias 1º e 4 de maio, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o evento "Ateliê de criação radiofônica”, com uma oficina e uma palestra sobre as múltiplas possibilidades de se pensar e praticar experiências no rádio, sobre o rádio e para o rádio.

A oficina e a palestra abordarão a história e o processo de criação de obras radiofônicas históricas e atuais, de artistas que produziram, discutiram e escreveram peças radiofônicas, como o dramaturgo Antonin Artaud, os cineastas Orson Welles e Walter Ruttmann, os compositores John Cage, Mauricio Kagel e Luciano Berio, o filósofo Walter Benjamin, entre outros. O evento abordará, também, temas como voz, poesia sonora, paisagem sonora, ecologia sonora, rádio arte e escuta.

Para tratar deste universo sonoro, foi convidada a professora Janete El Haouli, professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que atua na área de artes, com ênfase em música experimental, arte sonora, produção e criação radiofônica/rádio arte, paisagem sonora e ecologia acústica; e o professor José Augusto Mannis, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também compositor, performer eletroacústico e sound designer.

O evento é organizado por meio do projeto "Radiofonias”, do programa de extensão Laboratório de Performance, coordenado pela professora Daiane Dordete.

Oficina

Estão abertas as inscrições para a oficina de criação radiofônica, que será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de maio das 9h às 13h e dia 02 de maio também das 15h às 19h no Centro de Artes (Ceart) da Udesc.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de abril pelo e-mail laboratoriodeperformance@gmail.com. O candidato deverá enviar e-mail com breve currículo – contendo nome, telefone, e-mail, experiência em artes – e motivo de interesse no curso. Serão oferecidas 20 vagas e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 28 de abril, por e-mail e no site da Udesc Ceart.

O curso pretende informar, sensibilizar e inquietar as pessoas quanto à experimentação de novos procedimentos estéticos no rádio, tanto em relação à programação musical e sonora, quanto de criação radiofônica envolvendo outras áreas artísticas. Na oficina serão apresentadas, por meio de escuta e análise, produções de artistas, pesquisadores e radialistas que utilizam a radiofonia como expressão artística.

Também haverá um espaço para a criação de peças radiofônicas, que poderão ser veiculadas no programa "Radiofonias”, na rádio Udesc Florianópolis. O programa é fruto do projeto Radiofonias do programa de extensão Laboratório de Performance, em parceria com a Rádio Udesc, e começará a veicular obras históricas e experimentais de radiofonia a partir de maio. A professora Janete El Haouli é assessora do projeto e fará a curadoria das obras históricas que abrirão a programação do programa na rádio a partir de maio.

A oficina é voltada para alunos de Teatro, Música, Artes Visuais, Design, e também para escritores, artistas e demais interessados por temas como áudio-ficção, arte acústica, universo sonoro e pela exploração de outros espaços de criação.

Palestra

Já no dia 4 de maio será realizada também uma palestra, às 14h, no auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, com o tema "Dramaturgia, composição e visualidade no rádio”. A palestra é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Sobre os ministrantes

José Augusto Mannis é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou estudos de composição na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Engenharia na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Formou-se em composição de música eletroacústica e pesquisa musical pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, e é mestre em Música pela Universidade de Paris VIII e doutor em Música pela Unicamp.

Atuou no Ensemble l’Itinéraire (França) e no Grupo de Pesquisadores Musicais do Instituto Nacional de Audiovisual da França. Planejou, fundou e dirigiu por 17 anos o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC-Brasil/Unicamp), filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine, Cité de la Musique, Paris. Produziu programas radiofônicos para a Cultura FM de São Paulo, entre 1990 e 1996, e para a Rádio USP, desde 1997. Idealizou, dirigiu e publicou o Guia da Música Contemporânea Brasileira (MUSICON), um banco de dados da música contemporânea brasileira.

Suas pesquisas envolvem criação artística, fundamentos teóricos, heurística e invenção, improvisação e gesto musical, performance eletroacústica, produção fonográfica, conforto ambiental (superfícies difusoras e acústica de salas), ciência da informação aplicada à música (método de catalogação de documentação musical).

Janete El Haouli é musicista, radiomaker, ecologista sonora, produtora cultural e professora aposentada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Janete El Haouli é graduada em Música (piano). Mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Artes, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pós-doutorado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Criou e coordenou o programa radiofônico ‘Música Nova – rádio para ouvidos pensantes’ (1991-2005); o ‘Núcleo de Música Contemporânea’ (1993-2008), além de dirigir a Rádio UEL FM (2001-2005), a Casa de Cultura da UEL (2007-2010) e a Divisão de Informação e Comunicação do Centro Cultural São Paulo (2012). Criou e dirige a TOCA: arte ação criação, espaço cultural voltado para a criação, reflexão e produção em artes sonoras, músicas e áreas afins.

Idealizou, coordenou e participou de atividades pedagógicas, de criação e de pesquisa na área da experimentação vocal, da arte radiofônica, da ecologia sonora e da escuta de paisagens sonoras dentro e fora da esfera do rádio, apresentando-os em congressos, fóruns, bienais e encontros nacionais e internacionais.

Publicou o livro-CD ‘Demetrio Stratos: em busca da voz-música’ na Itália em 1999 (5ª edição), no Brasil (2003) e no México (2006). Desenvolveu projetos comissionados de criação radiofônica para a WDR de Colônia (StratoSound), DeutschlandRadio de Berlim (Brasil Universo, em parceria com Hermeto Pascoal), Radio Educación no Mexico (Stratophonia), entre outros. Estes e outros trabalhos foram apresentados na Finlândia, Rússia, Itália, Suíça, México, França, Uruguai, Argentina, Áustria, Espanha, Portugal, entre outros. Integra o Collectif Environnement Sonore (France, Suisse)

Sobre o programa

O programa de extensão Laboratório de Performance tem como objetivo fomentar discussões sobre a Arte da Performance. O programa está em seu quarto ano, e é coordenado pela professora Daiane Dordete, do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart e tem como bolsistas os alunos Alyssa Tessari e Dimitri Camorlinga.

O programa possui três ações: o projeto Performance em Foco, espaço de encontros mensais de discussão e vivências sobre a Arte da Performance; o projeto Radiofonias, que visa a criação e a veiculação de peças radiofônicas; e o evento Semana Performática, uma mostra de performances que será realizada no segundo semestre de 2015. Oficina e palestra de criação radiofônica

Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 27 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 29 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
até 30 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar