FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Oficina e palestra de criação radiofônica



Quando: de 1º a 4 de maio
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: laboratoriodeperformance@gmail.com

Entre os dias 1º e 4 de maio, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o evento "Ateliê de criação radiofônica”, com uma oficina e uma palestra sobre as múltiplas possibilidades de se pensar e praticar experiências no rádio, sobre o rádio e para o rádio.

A oficina e a palestra abordarão a história e o processo de criação de obras radiofônicas históricas e atuais, de artistas que produziram, discutiram e escreveram peças radiofônicas, como o dramaturgo Antonin Artaud, os cineastas Orson Welles e Walter Ruttmann, os compositores John Cage, Mauricio Kagel e Luciano Berio, o filósofo Walter Benjamin, entre outros. O evento abordará, também, temas como voz, poesia sonora, paisagem sonora, ecologia sonora, rádio arte e escuta.

Para tratar deste universo sonoro, foi convidada a professora Janete El Haouli, professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que atua na área de artes, com ênfase em música experimental, arte sonora, produção e criação radiofônica/rádio arte, paisagem sonora e ecologia acústica; e o professor José Augusto Mannis, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também compositor, performer eletroacústico e sound designer.

O evento é organizado por meio do projeto "Radiofonias”, do programa de extensão Laboratório de Performance, coordenado pela professora Daiane Dordete.

Oficina

Estão abertas as inscrições para a oficina de criação radiofônica, que será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de maio das 9h às 13h e dia 02 de maio também das 15h às 19h no Centro de Artes (Ceart) da Udesc.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de abril pelo e-mail laboratoriodeperformance@gmail.com. O candidato deverá enviar e-mail com breve currículo – contendo nome, telefone, e-mail, experiência em artes – e motivo de interesse no curso. Serão oferecidas 20 vagas e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 28 de abril, por e-mail e no site da Udesc Ceart.

O curso pretende informar, sensibilizar e inquietar as pessoas quanto à experimentação de novos procedimentos estéticos no rádio, tanto em relação à programação musical e sonora, quanto de criação radiofônica envolvendo outras áreas artísticas. Na oficina serão apresentadas, por meio de escuta e análise, produções de artistas, pesquisadores e radialistas que utilizam a radiofonia como expressão artística.

Também haverá um espaço para a criação de peças radiofônicas, que poderão ser veiculadas no programa "Radiofonias”, na rádio Udesc Florianópolis. O programa é fruto do projeto Radiofonias do programa de extensão Laboratório de Performance, em parceria com a Rádio Udesc, e começará a veicular obras históricas e experimentais de radiofonia a partir de maio. A professora Janete El Haouli é assessora do projeto e fará a curadoria das obras históricas que abrirão a programação do programa na rádio a partir de maio.

A oficina é voltada para alunos de Teatro, Música, Artes Visuais, Design, e também para escritores, artistas e demais interessados por temas como áudio-ficção, arte acústica, universo sonoro e pela exploração de outros espaços de criação.

Palestra

Já no dia 4 de maio será realizada também uma palestra, às 14h, no auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, com o tema "Dramaturgia, composição e visualidade no rádio”. A palestra é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Sobre os ministrantes

José Augusto Mannis é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou estudos de composição na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Engenharia na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Formou-se em composição de música eletroacústica e pesquisa musical pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, e é mestre em Música pela Universidade de Paris VIII e doutor em Música pela Unicamp.

Atuou no Ensemble l’Itinéraire (França) e no Grupo de Pesquisadores Musicais do Instituto Nacional de Audiovisual da França. Planejou, fundou e dirigiu por 17 anos o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC-Brasil/Unicamp), filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine, Cité de la Musique, Paris. Produziu programas radiofônicos para a Cultura FM de São Paulo, entre 1990 e 1996, e para a Rádio USP, desde 1997. Idealizou, dirigiu e publicou o Guia da Música Contemporânea Brasileira (MUSICON), um banco de dados da música contemporânea brasileira.

Suas pesquisas envolvem criação artística, fundamentos teóricos, heurística e invenção, improvisação e gesto musical, performance eletroacústica, produção fonográfica, conforto ambiental (superfícies difusoras e acústica de salas), ciência da informação aplicada à música (método de catalogação de documentação musical).

Janete El Haouli é musicista, radiomaker, ecologista sonora, produtora cultural e professora aposentada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Janete El Haouli é graduada em Música (piano). Mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Artes, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pós-doutorado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Criou e coordenou o programa radiofônico ‘Música Nova – rádio para ouvidos pensantes’ (1991-2005); o ‘Núcleo de Música Contemporânea’ (1993-2008), além de dirigir a Rádio UEL FM (2001-2005), a Casa de Cultura da UEL (2007-2010) e a Divisão de Informação e Comunicação do Centro Cultural São Paulo (2012). Criou e dirige a TOCA: arte ação criação, espaço cultural voltado para a criação, reflexão e produção em artes sonoras, músicas e áreas afins.

Idealizou, coordenou e participou de atividades pedagógicas, de criação e de pesquisa na área da experimentação vocal, da arte radiofônica, da ecologia sonora e da escuta de paisagens sonoras dentro e fora da esfera do rádio, apresentando-os em congressos, fóruns, bienais e encontros nacionais e internacionais.

Publicou o livro-CD ‘Demetrio Stratos: em busca da voz-música’ na Itália em 1999 (5ª edição), no Brasil (2003) e no México (2006). Desenvolveu projetos comissionados de criação radiofônica para a WDR de Colônia (StratoSound), DeutschlandRadio de Berlim (Brasil Universo, em parceria com Hermeto Pascoal), Radio Educación no Mexico (Stratophonia), entre outros. Estes e outros trabalhos foram apresentados na Finlândia, Rússia, Itália, Suíça, México, França, Uruguai, Argentina, Áustria, Espanha, Portugal, entre outros. Integra o Collectif Environnement Sonore (France, Suisse)

Sobre o programa

O programa de extensão Laboratório de Performance tem como objetivo fomentar discussões sobre a Arte da Performance. O programa está em seu quarto ano, e é coordenado pela professora Daiane Dordete, do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart e tem como bolsistas os alunos Alyssa Tessari e Dimitri Camorlinga.

O programa possui três ações: o projeto Performance em Foco, espaço de encontros mensais de discussão e vivências sobre a Arte da Performance; o projeto Radiofonias, que visa a criação e a veiculação de peças radiofônicas; e o evento Semana Performática, uma mostra de performances que será realizada no segundo semestre de 2015.
Oficina e palestra de criação radiofônica


Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar