FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
Mostra "Design Holandês no Palácio do Povo" - Bienal Brasileira de Design



Quando: até 12 de julho
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito

Florianópolis recebe, de 15 de maio a 12 de julho, a Bienal Brasileira de Design, que neste ano tem como tema "Design para todos”. As atividades - seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas - vão acontecer em diversos espaços da cidade com o objetivo de mostrar projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal.

Também parte da programação do evento, teremos uma exposição internacional vinda especialmente da Holanda com o objetivo de mostrar recentes soluções em objetos da vida diária daquele país para o tema. A exposição "Design holandês no Palácio do Povo”, com curadoria de Jorn Konijn, vai compartilhar a experiência holandesa no design voltado para o uso diário.

Expostas no Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, antiga residência dos governadores do estado de Santa Catarina, 40 criações assinadas por designers consagrados e estreantes irão buscar o contraponto entre a casa tradicional, representada pela exposição permanente (que mostra como viviam os governadores) e a nova casa, epicentro de muitas mudanças que acompanham o novo modo de vida e de uso das residências, uma tendência mundial.

A exposição estará disponível para visitação gratuita de 16 de maio a 12 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

"A ideia é que a mostra funcione como um espelho que "traduza” a casa para o presente", explica Jorn Konijn, curador da mostra. "A ideia central é o uso da casa no dia a dia, e as transformações desse uso em tempos recentes. As novas tecnologias – mas também a crise econômica – mudaram drasticamente a função da sala de estar", exemplifica. "Hoje em dia, uma casa pode se transformar facilmente em hotel (veja o "airbnb”) ou em escritório (para quem trabalha em casa). Além disso, a planta das residências também vem mudando muito depressa. A tevê, por exemplo, não é mais a peça central da sala de estar; na verdade, não parece haver mais um foco central para esse cômodo. A separação histórica rigorosa entre sala, cozinha e quarto também parece estar desaparecendo", constata.

Segundo Konijn, o "Design holandês no Palácio do Povo” irá tratar justamente dessas questões e dessas mudanças. "Como os designers lidam com essas situações mutantes? Elas alteram o design desses profissionais? E os profissionais, oferecem novas ferramentas de suporte às mudanças? Até que ponto esse novo contexto mudou o trabalho deles?", questiona o curador, e acrescenta que, no atual contexto europeu, esse tema é extremamente relevante. "Há numerosos exemplos históricos de arquitetos, como Gerrit Rietveld ou Alison e Peter Smithson, que realizaram experimentos bastante aprofundados relativos à sala de estar em transformação. Experimentos assim vão acontecer também na mostra de design holandês da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015", antecipa.

CURADOR AJUNTO: JORN KONIJN
Jorn Konijn é curador nas áreas de arquitetura e design e escritor, residente em Amsterdã, nos Países Baixos. Foi curador de várias exposições, como a do Pavilhão Oficial Holandês da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (Brasil) com o tema Arquitetura Espontânea, a premiada Moradia com uma Missão para a Bienal de Urbanismo e Arquitetura das Cidades de Hong Kong e Shenzhen de 2011 e a exposição Lelé – Arquiteto da Ssaúde e da Felicidade para o Instituto de Arquitetura dos Países Baixos em 2012. Em 2013 foi o curador geral da Bienal de Urbanismo e Arquitetura das Cidades de Hong Kong e Shenzhen. Em 2014 foi nomeado curador da 5a Bienal Brasileira de Design em Florianópolis, maio de 2015. Mostra "Design Holandês no Palácio do Povo" - Bienal Brasileira de Design

Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar