FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
Exposição Design Tecnológico - Os Makers e a Materialização Digital



Quando: de 22 de Maio a 12 de Julho
Onde: Espaço Lindof Bell, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Florianópolis recebe, de 15 de maio a 12 de julho, a Bienal Brasileira de Design, que neste ano tem como tema "Design para todos”. As atividades - seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas - vão acontecer em diversos espaços da cidade com o objetivo de mostrar projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal.

Quatro mostras serão abrigadas em espaços administrados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, vinculada a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Entre elas está a exposição "Design Tecnológico – Os Makers e a Materialização Digital", com curadoria de Jorge Lopes. Com entrada gratuita, a mostra estará disponível para visitação no Espaço Lindof Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC) de 22 de maio a 12 de julho de 2015, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingo, 10h às 19h30min.

O aspecto tecnológico, que revê as novas possibilidades do processo de design baseado em tecnologias digitais, propõe uma nova revolução de uso adaptado para as características e necessidades quase que individuais dos usuários. A nova tecnologia de impressão 3D proporciona essa individualização como uso ou como linguagem de produto.

Uma coleção de joias que se chama DNA justamente por ter peças únicas – impressas individualmente em 3D - dá uma ideia do que será a mostra Design Tecnológico – Os "makers” e a materialização digital, uma das mais esperadas da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa. A mostra apresentará um panorama da rápida evolução no Brasil e no exterior da tecnologia de impressão digital em 3D, uma febre entre os designers em todo o mundo. Para o curador Jorge Lopes, a ideia da exposição Design Tecnológico – Os "makers” e a materialização digital é captar o momento novo que essa tecnologia vive hoje: a rápida materialização dos projetos.

"Esses projetos são desenvolvidos, de modo geral, por jovens, a partir de uma "cultura de garagem” surgida nos Estados Unidos", conta. "Essa cultura lhes permite construir coisas e imprimi-las digitalmente."

CURADOR AJUNTO: JORGE LOPES
Graduado em Desenho Industrial pela UFRJ é mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ e PhD em Design de Produtos pelo Royal College of Art (Inglaterra). Tecnologista do INT, atua na Divisão de Desenho Industrial - Laboratório de Modelos Tridimensionais, desde 1996, com pesquisas na área de modelagem e simulação tridimensional virtual e física. É professor e pesquisador do curso de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde coordena o Núcleo de Experimentação Tridimensional. Atua como pesquisador colaborador do Museu Nacional da UFRJ, no Laboratório de Processamento de Imagem Digital. É ainda sócio e diretor científico da empresa Tecnologia Humana 3D (TECH3D), integrante da Incubadora de empresas do INT. Coordena o projeto Fabricação Digital (Petrobras- INT- PUC-Rio). É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora DT II pelo CNPq. Exposição Design Tecnológico - Os Makers e a Materialização Digital

Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar