FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
Exposição "Design participativo – coletivos criativos" - Bienal Brasileira de Design



Quando: até 12 de Julho
Onde: Museu da Imagem e Som, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Florianópolis recebe, de 15 de maio a 12 de julho, a Bienal Brasileira de Design, que neste ano tem como tema "Design para todos”. As atividades - seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas - vão acontecer em diversos espaços da cidade com o objetivo de mostrar projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal.

Quatro mostras serão abrigadas em espaços administrados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, vinculada a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Entre elas está a exposição "Design participativo – coletivos criativos", com curadoria Bianka Frisoni, Simone Bobsin, Katia Veras e Isabela Cielski. Bianka é designer do Escritório Maricota da Gema Designers associados, entre diversas outras atividades relacionadas ao design. Simone é jornalista e desde 2005 atua na produção, conteúdo, reportagem e apresentação do programa Missão Casa, na TVCom, canal a cabo da RBS-TV. Katia é arquiteta proprietária do escritório Katia Véras Arquitetura, além de atuar como professora universitária. Izabela é artista visual e professora. Expôs suas obras em diversos lugares em Florianópolis e lugares como a Galeria do Poste, Niterói, RJ e na 7a Beca Museo Alfonso Ariza Córdoba, Espanha(2003).

São arquitetos, jornalistas, designers, artistas. Quatro curadoras e uma dezena e meia de criadores inspirados estão trabalhando para transformar as ruas de Florianópolis. Os pequenos cantos, vãos e desvios da cidade vêm sendo preenchidos com os elementos de um estar amável e prazeroso. No final do processo, um legado para as comunidades e uma exposição para encher os olhos e a alma. É este o resultado no qual a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa aposta: de 23 de maio a 12 de julho, a exposição Coletivos Criativos vai mostrar ao público o que construiu pela cidade no hall principal do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingo, 10h às 19h30min. Visitação é gratuita.

"O nosso legado é construído a partir do desenvolvimento de design simples, que cria intervenções urbanas em espaços da cidade", diz a designer Bianka Frisoni, que assina a curadoria com Simone Bobsin, jornalista, Katia Veras, arquiteta, e Isabela Cielski, artista plástica – essa última à frente do coletivo Design Possível. O grupo aceitou a proposta da Bienal e partiu em busca de adesões para pôr em prática o processo de criação coletiva. "Fomos convidando outros arquitetos e designers, como Abreu Junior, Juliana Castro, Bia Kudelka, João Calligaris Neto, José Luiz Kinceler e Guilherme Lamtada", conta Bianka. "Em pouco tempo o grupo da Geodésica Cultural Itinerante também se juntou a nós e hoje somos umas quinze pessoas", orgulha-se.

O grupo realiza intervenções em pequenos espaços, com o uso de objetos componíveis, como bancos e floreiras. "É mais um meio de provocar, de plantar uma semente", diz Bianka. "Partimos do "estar” como ideia de um espaço acolhedor e interessante. No início não sabíamos direto no que ia dar, mas aos poucos fomos fechando os conceitos, gerando alternativas – e ganhamos o espaço do Museu da Escola para apresentar o trabalho durante a Bienal", conta.

DESIGN PARTICIPATIVO - COLETIVOS CRIATIVOS
O estímulo ao trabalho participativo possibilita um outro olhar: pessoas com habilidades diversas interagem e buscam atender a necessidades manifestadas por grupos específicos. A mostra é voltada especificamente para a constituição de projetos que representem legados tangíveis e intangíveis para a cidade onde a exposição se realiza: Florianópolis. A intenção da Bienal é discutir o conceito de design acessível e garantir seu alcance de forma democrática, mostrando como a concepção de bons produtos e serviços deve atender aos públicos mais diversos, oferecendo qualidade ao ambiente urbano. Durante o período de realização da Bienal, o grupo irá promover uma agenda a partir do uso de um equipamento urbano (geodésica), que abrigará oficinas e ações geradas pela exposição.

CURADORA ADJUNTA: BIANKA FRISONI
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professora de Design na Universidade do Vale do Itajaí, Coordenadora das pós-graduações em Criação, Desenvolvimento e Comunicação de Moda e de Produção de Moda da Universidade do Vale do Itajaí. Coordenadora dos Cursos de Graduação: em Bacharel em Design; Bacharel em Design: linha de formação em Design de jogos e Entretenimento Digital e de Bacharel em Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí. Designer do Escritório Maricota da Gema Designers Associados, trabalha com Metodologia de Projeto; Desenvolvimento de Marca; Identidade Corporativa; Branding insight; Planejamento de Coleção; Desenvolvimento de Produto; Consultoria em Design e Inovação; Usabilidade; Ergonomia; Comportamento do Consumidor; Desenvolvimento de Vestimenta Coorporativa; e Tendências em Design. Diretora Técnica da Associação Civil Design Catarina – DC.

CURADORA ADJUNTA: SIMONE BOBSIN
Simone Bobsin - jornalista formada pela PUC-RS em 1989, morado de Florianópolis há 24 anos. Atuou nas editorias de Variedades e Geral do Diário Catarinense. Em 1994 passa a atuar como autônoma, iniciando como repórter do suplemento Materiais de Construção, mais tarde Casa Nova, do Diário Catarinense, e hoje chamado de Casa & Cia. Foi repórter e produtora do caderno durante 15 anos, tendo passado pela edição. Durante seis anos, editou o informativo do IAB-SC (Instituto de Arquitetos do Brasil - departamento de Santa Catarina). Fez matérias para a revista da Casa Cor SC, Revista Catarina, cobertura do Architectour 2008 para a Editora Abril, Revista Área e edita o anuário ArqSC, única publicação do estado voltado para a arquitetura. A experiência na área rendeu convite, em 2005, para fazer a produção, conteúdo, reportagem e apresentação do programa Missão Casa, na TVCom, canal a cabo da RBS-TV. Há dois anos tem o programete diário Curta Design, na Itapema-FM, rádio do mesmo grupo. O relacionamento com arquitetos, designers, decoradores, artistas abriu as portas para o trabalho de consultoria. Atua na elaboração de conteúdo, formatação e mailing de convidados para eventos específicos do segmento.

CURADOR ADJUNTA: IZABELA SIELSKI
É artista visual e professora, graduada Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista em Metodologia do Ensino pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral e é Doutora em Escultura pelo Programa de Pós Graduação La Escultura como Práctica y Límite da Universidade do País Vasco, Bilbao.Atualmente é Professora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis,SC. Já tendo atuado como: Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto - Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, Florianópolis, SC (2003); Professora colaboradora do CEART/UDESC Florianópolis-SC.(1996-97); Professora de Educação Artística - Artes Plásticas na Escola Técnica Federal de Santa Catarina/CEFET, Florianópolis – SC (1992/2002); Professora do Curso de Especialização em História da Arte - Escola de Música e Belas Artes de Curitiba – PR/ EMBAP, 30h/a (2008,2009); Coordenadora do Grupo Coletivo Design Possível Santa Catarina (desde 2009); Ministrante de Oficina de Cerâmica no Instituto Federal de Santa Catarina– IFSC, Florianópolis-SC (desde 2010). Expôs suas obras em diversos lugares em Florianópolis e lugares como a Galeria do Poste , Niterói, RJ e na 7a Beca Museo Alfonso Ariza Córdoba, Espanha(2003).

CURADORA ADJUNTA: KATIA VÉRAS
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Mestre em Arquitetura pelo programa PósARQ da mesma universidade (2008) na área de Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído com pesquisa na área de conforto ambiental e eficiência energética . Atualmente é arquiteta proprietária do escritório Katia Véras Arquitetura, concentrando-se na produção de projetos de arquitetura residencial e comercial. Atua ainda em projetos institucionais, com foco sócio-ambiental e urbano. É professora da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de graduação de arquitetura e urbanismo e tecnólogo em design de interiores; e especialização em design de interiores. Exposição "Design participativo – coletivos criativos" - Bienal Brasileira de Design

Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar