FaceBook Instagram Twitter


Camerata Florianópolis e Luiz Zago Trio lançam CD "A Arte do Improviso - In Jazz"



Quando: 13 Setembro 2015, domingo, às 20 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/1462667990708421

Domingo, dia 13 de Setembro, a Camerata Florianópolis e Luiz Zago Trio apresentam concerto de lançamento do CD "A Arte do Improviso - In Jazz" no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis.

O jazz foi um marco no mundo do início do séc. XX, um fenômeno que revolucionou o fazer musical e a cultura de forma geral: o encontro da música de salão europeia "branca" com o blues e música gospel negra caracteriza o primeiro forte movimento musical que não se encontra mais na Europa, no berço da tradição cultural clássica, mas na América, criando um novo imaginário musical para um tempo de mudanças.

É dentro deste espírito de inovação que traçamos "A Arte do Improviso”, revisitando importantes temas de jazz numa perspectiva contemporânea, com piano trio e orquestra em constante interação. Além da Camerata Florianópolis, participam deste trabalho Luiz Zago Trio, que conta com Luiz Zago (piano), Carlos Ribeiro Jr. (contrabaixo acústico) e Rodrigo Paiva (bateria), e as especiais participações no CD de Nailor "Proveta” Azevedo, Raul de Souza e Walmir Gil nos sopros.

Regência Jeferson Della Rocca
Com o Trio Jazz: Luiz Gustavo Zago, Carlos Ribeiro Jr e Rodrigo Paiva

Músicos da Camerata Florianópolis:
♦ Primeiros violinos: Iva Giracca (spalla), Elias Vicente Souza, Mario Marçal, Franciely Beckert, Gilson João Becker
♦ Segundos violinos: Victor Gabriel Alves, Talita Limas da Silva, Débora Bohn, Liz Maria de Mello Oliveira, Bruno Jacomel
♦ Violas: Mariana Barardi, Fernanda Buratto, Fausto Kothe, Leonardo Piermartiri, Natasha Sieczkowska
♦ Violoncelos: Ernesto Guimarães Medolla, Raphael Buratto, Daniel Galvão, Alessandra de Carvalho Giglio
♦ Contrabaixo: Gabriel Bohn

PROGRAMA
Linus & Lucy Vince Guarald
What a Wonderful World Bob Thiele/George Weiss
When I Fall in Love Victor Young/Edward Heyman
Misty Errol Garner Cantaloupe Island Herbie Hancock r> Cantaloupe Island Herbie Hancock
Ária da Suite Orquestral n.2 J. S. Bach
Blue Moon Richard Rodgers/Lorenz Hart
Take Five Paul Desmond
Rhapsody in Gershwin Luiz Zago

Linus & Lucy - Conhecemos este tema no CD Joe Cool´s Blues, de Wynton e Ellis Marsalis, interpretando temas do desenho animado Charlie Brown. O swing e simplicidade do tema são contagiantes, e o solo de violoncelos e violas mostra o swing que as cordas podem oferecer.

What a Wonderful World - A canção de enorme sucesso popularizou o fundamental trompetista Louis Armstrong como crooner junto ao grande público. O otimismo predominante na letra, como de uma criança olhando para o mundo numa alegre perspectiva é marcante e significativo. Esta versão instrumental traz a simplicidade e leveza, tanto nas texturas e sonoridades da orquestra quanto no delicado solo de piano.

When I Fall in Love - O apaixonado personagem aqui não suspira languidamente como em suas versões mais conhecidas. Ele caminha pela calçada pensando em seu amor e estalando os dedos numa manhã ensolarada. No CD o flugelhorn de Walmir Gil aborda o tema ainda de forma lírica, mas plena de swing.

Misty - Esta clássica balada de Errol Garner mostra a grandiosidade da orquestra, desde sua lírica e modulante introdução. O anguloso solo de piano desenvolve com calma o chorus, até entregar gentilmente à orquestra o último A para um arremate lírico antes do grandioso final.

Cantaloupe Island - Ainda nos anos 60 Herbie Hancock vislumbrou os caminhos que o jazz tomaria das décadas seguintes, em terrenos tão diversos quanto o free, o funk, o rock ou a música oriental. O groove funky-jazz apresenta-se intacto, entremeado por contracantos orquestrais, até a exposição final do tema rearmonizado na orquestra, culminando num tutti embalado pelo crescendo das frases finais da bateria.

Ária da Suite Orquestral n .2 - Versão emocionante e emocionada de uma obra tocante. Ao pensar a introdução com a orquestra, foi impossível não começar com a irretocável orquestração original, fonte de inspiração e reverência.

Blue Moon - Mais uma canção alegre e embalada pelo estalar de dedos, desta vez os nossos, literalmente. A irônica introdução traz a orquestra tocando como um violão, fazendo um groove a diversas mãos e cordas, embalando a entrada despreocupada da melodia.

Take Five - Impossível ter um repertório de standards sem pensar neste icônico 5/4. Procuramos levar para o CD uma versão elegante, com o clarinete de Nailor "Proveta” brilhando com maestria entre as diversas texturas propostas pela orquestra e trio. O solo modal faz referência ao álbum Kind of Blue, lançado no mesmo ano desta peça e álbum também fundamental em qualquer discografia de jazz.

Rhapsody in Gershwin - A simples sofisticação do compositor George Gershwin e a popularidade de suas canções encantaram o compositor Maurice Ravel em sua passagem pelos Estados Unidos, que solicitou algumas aulas com o americano. Esse interessante namoro da música clássica com o jazz (que, aliás, é o mote de todo este CD) se revela através da reunião da obra orquestral mais famosa de Gershwin, o Rhapsody in Blue, com temas menos ambiciosos criados para ópera (como Summertime e The Man I Love) e para peças de teatro (Someone to Watch Over me).
Camerata Florianópolis e Luiz Zago Trio lançam CD "A Arte do Improviso - In Jazz"


Categorias: Setembro 2015
Tags: Jazz, Camerata
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar