FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Workshop gratuito sobre fotografia e arte digital - inscrições encerradas



Quando: até 27 de setembro
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/527907554025251
e-mail: fundacaoculturalbadesc@gmail.com

As inscrições para o workshop gratuito Natureza Calculada: Estudos em Fotografia Computacional, com o professor e pesquisador Gabriel Menotti estão encerradas.

A partir de 31 de agosto, o Itaú Cultural e a Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, recebem inscrições para o workshop gratuito Natureza Calculada: Estudos em Fotografia Computacional, que integra a série de itinerâncias Singularidades/Anotações – Rumos Artes Visuais promovida pelo instituto. As oficinas gratuitas a serem realizadas em outubro; por três dias, o artista, curador e doutor em comunicação em semiótica Gabriel Menotti fala sobre as utilidades da foto em diferentes gerações e ensina técnicas e aplicativos atuais para a criação de imagens computacionais.

As oficinas acontecerão de 7 a 9 de outubro (quarta-feira a sexta-feira), sempre das 14h às 18h, na fundação catarinense. Durantes estes dias, o curador independente, pesquisador e doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP Gabriel Menotti abordará o desenvolvimento das técnicas e da utilidade da fotografia em diferentes meios e momentos da história, chegando até aos dias atuais com a arte digital ou computacional. Voltado para professores e estudantes de Artes e artistas interessados em fotografia e arte digital, são disponibilizadas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas até 27 de setembro pelo e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com

Menotti vai apresentar uma reflexão sobre o significado puro da fotografia, considerando a proposta original de sua invenção no século XIX, que era de imitar a aparência de imagens reais por meio das câmeras. No programa do workshop estão previstas apresentações sobre os desdobramentos da foto no decorrer da história, as mudanças de linguagem, técnicas e meios de utilidade até a análise dos desafios atuais da produção fotográfica.

Revisitando desde a arte até a ciência forense; dos sais de prata ao pixel; da manipulação de negativos à arte digital e computacional atuais, Menotti demonstrará aos alunos como se familiarizar com os usos da imagem para reconhecimento de padrões e aferição de medidas, explicará as diferenças entre alguns processos e técnicas e, por fim, dedicará um dos dias para ensinar como utilizar aplicativos para a criação de modelos computacionais a partir de imagens fotográficas.

Itinerância Singularidades-Anotações

A oficina Natureza Calculada: Estudos em Fotografia Computacional é a nona da série de workshops Singularidades/Anotações Rumos Artes Visuais, que durante 2015 segue por cidades do país até completar 10 itinerâncias – já esteve em Niterói-RJ, Campo Grande-MS, Natal-RN, Goiânia-GO, Rio Branco-AC, João Pessoa-PB, Londrina-PR e Porto Velho-RO; o último destino será Santos-SP – ministradas por 11 artistas contemplados no programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural.

O grupo foi selecionado por Aracy Amaral, Paulo Miyada e Regina Silveira – curadores desta série que dá continuidade ao objetivo da exposição Singularidades-Anotações/Rumos Artes Visuais 1998-2013, também sob curadoria dos três: apresentar ao público o legado deste que é o principal programa de fomento no Itaú Cultural nos últimos 18 anos. Realizada em 2014 no instituto em São Paulo, a mostra exibiu obras de outros 35 artistas de todas as regiões do país escolhidos pela curadoria entre os contemplados em todos os editais de Artes Visuais e Arte e Tecnologia do Rumos.

"Os artistas selecionados pela equipe curatorial para esta fase de Singularidades/Anotações têm suas trajetórias ligadas a práticas relacionadas à educação e à formação”, explica Sofia Fan, gerente do núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural. "Como a ideia é gerar trocas de experiências e referências, esta série pode resultar na aproximação destes artistas, que já passaram pelo Rumos com o público e a produção local”, conclui.

Rumos Legado

Principal programa de apoio à produção cultural brasileira do Itaú Cultural e uma das plataformas mais longevas de incentivo do país, ao chegar à sua 16ª edição, em 2013, o Rumos Itaú Cultural passou por mudanças estruturais e de conceito, eliminando, entre outras modificações, a divisão de carteiras por áreas de expressão.

A iniciativa estimulou o instituto a buscar o que os contemplados até aquela edição produziram, com a proposta, segundo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, de lançar um olhar sobre os anteriores 16 anos de trajetória do programa. Assim, ao longo de 2014, o instituto apresentou um recorte da produção realizada pelos artistas selecionados, em um total de 1.130 projetos em Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música, Pesquisa Acadêmica e Teatro.

No ano passado, a mostra Singularidades-Anotações/Rumos Artes Visuais 1998-2013 apresentou um recorte do legado dos editais neste período. Foram exibidos mais de 60 trabalhos de 35 artistas, entre os contemplados desde 1998 nos editais de Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Transmídia e Novas Mídias até 2013. Agora, em 2015, a série de workshops funciona como uma extensão desse trabalho, com o objetivo de fomentar o debate e a formação sobre a produção recente de arte contemporânea.

Sobre Gabriel Menotti

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), atua também como curador e pesquisador nas mais variadas formas de Cinema. Já organizou exibições de cinema pirata, festivais de filmes remix, campeonatos de videogame, oficinas de roteiro pornô, instalações com projetores super8, mostras de arte generativa e simpósios acadêmicos, entre outros eventos relacionados à produção audiovisual. É PhD em Media and Communications pelo Goldsmiths College (Universidade de Londres) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Menotti teve obras e resultados de pesquisa apresentados em eventos internacionais, tais como o International Symposium of Electronic Arts, Bienal de Arte de São Paulo, os Rencontres Internationales Paris/Berlin/Madrid e o Festival Transmediale. É autor de Através da Sala Escura (Intermeios, 2012), uma história da exibição cinematográfica a partir da perspectiva do Vjing, e editor da coletânea Besides the Screen (Palgrave, 2015), sobre a distribuição, promoção e curadoria de imagens em movimento.

Natureza Calculada: Estudos em Fotografia Computacional
Workshop Singularidades/Anotações – Rumos Artes Visuais
Com Gabriel Menotti

De 7 a 9 de outubro (quarta-feira a sexta-feira) das 14h às 18h
20 vagas
Inscrições: de 31 de agosto a 27 de setembro, pelo e-mail: fundacaoculturalbadesc@gmail.com

Foto: Gabriel Menotti Workshop gratuito sobre fotografia e arte digital - inscrições encerradas

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar