FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Comemoração do 59 aniversário da Biblioteca Professor Barreiros Filho



Quando: 10 Setembro 2015, Quinta-feira, das 18h às 22h
Onde: Biblioteca Professor Barreiros Filho
Endereço: Rua João Evangelista da Costa, 1160 - Estreito
Quanto: Gratuito

A única biblioteca municipal de Florianópolis, a Prof. Barreiros Filho, localizada no Estreito e também chamada de Biblioteca do Continente, completa 59 anos de fundação no dia 10 de setembro. Para comemorar a data, haverá uma extensa programação, onde a comunidade poderá aproveitar as diversas atrações que serão oferecidas durante os horários de festividade, das 18h às 22h. O ponto alto da programação será a entrega de uma moção de aplauso pela Câmara de Vereadores de Florianópolis pelo aniversário da biblioteca. Confira a programação ao fim desta matéria.

O rico acervo da biblioteca pública de Florianópolis é composto atualmente por cerca de 80 mil volumes. Quem for visitar a biblioteca com o objetivo de pesquisas, vai encontrar obras de referências, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, literatura infantil, cultura açoriana, história de Santa Catarina, revistas, jornais e matérias especiais voltados aos portadores de deficiência visual.

São atendidas em torno de 600 pessoas mensalmente na biblioteca, os atendimentos são bastante diversificados, como empréstimos de livros, filmes em DVD, cursos profissionalizantes, de artesanato, estudos, reforço escolar, alfabetização da terceira idade, supletivos de ensino fundamental e médio entre outras atividades.

Quem conta sobre alguns destes atendimentos que já se tornaram destaque internacional é a funcionária Beatriz Pagani Siveira, que trabalha na instituição há 24 anos e já vivenciou histórias emocionantes durante todo este tempo.

"Sou do tempo em que a biblioteca não oferecia muita estrutura aos usuários. Trabalhando aqui todos estes anos, acompanhei a ascensão e transformação do espaço. Pude me emocionar quando o Grupo de Dança de Rua (Gratta), formado por jovens da comunidade e que realizava os ensaios no auditório da biblioteca, participou de um festival sul-americano de dança em Córdoba, na Argentina, e trouxe o primeiro lugar para Florianópolis. Exemplos assim nos deixam satisfeitos e nos motivam a continuar trabalhando pela comunidade”, disse.

Além desta gama de atividades, há também um curso especifico para os funcionários da biblioteca. É o Curso de Libras, que faz parte de um processo de qualificação do projeto de acessibilidade do Governo Federal, sendo que a biblioteca Prof. Barreiros Filho é referência nacional em acessibilidade. Com isso, deu a ela um lugar de destaque, ficando entre as dez melhores bibliotecas do Brasil.

De acordo com a gerente de Educação, Maritza Fabiane Celestino, a biblioteca se tornou um local de oportunidades, de qualificação profissional, de lazer, cultura e conhecimento.

"Hoje, a nossa biblioteca não é apenas um depósito de livros, as pessoas veem este espaço como um ponto de grande referência no Continente. Formamos no ano passado 350 alunos nos cursos do Pronatec, fomos considerados o polo do programa em Florianópolis”, afirmou.

Ainda de acordo com a gerente de Educação, a biblioteca irá receber do Ministério da Cultura, em 2016, equipamentos de acessibilidade no valor de R$ 400 mil. O objetivo da doação é atender à demanda dos portadores de deficiências físicas.

Segundo o secretário do Continente, Deglaber Goulart, está prevista a assinatura da ordem de serviço no dia 10 para a reforma do espaço. Seria um presente da Prefeitura à biblioteca, disse o secretário.

Confira a programação de aniversário:
Início do evento será a partir das 18 e segue até às 22 horas

- Balé (projeto latinha)
- Moção de aplauso
- Camerata Vieira (dois violinos)
- Grupo de dança Expressão Vital (SESC)
- Recital Poético (Academia Desterrense de Letras e Associação dos Cronistas Poetas e Contistas Catarinenses)
- Piano (Vera Barcelos)
- Dança Egípcia (Elena Lamego)
- Voz e violão (Josué)
- Dança de salão (Grupo Gratta)
- Streep Dance (Grupo Guetos)
- Velha Guarda da Coloninha (a confirmar) Comemoração do 59 aniversário da Biblioteca Professor Barreiros Filho

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar