FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Semana Nacional do Trânsito: Dia Mundial Sem Carro, Maratona Intermodal, oficinas e pedaladas



Quando: de 17 a 27 de setembro
Quanto: Gratuito

Semana Nacional do Trânsito começa no dia 17 e termina no dia 27 de setembro. Diversas atividades estão prevista nesse período, com o apoio de entidades como a Rede Vida no Trânsito, a ViaCiclo, o Detran, a Alesc, a Guarda Municipal e o Sest Senat. O Desafio Intermodal abre a semana no dia 17, às 18h, com saída da UFSC. Diferente da Maratona, o Desafio tem o objetivo de comparar o tempo gasto por modais distintos na locomoção pela cidade, com saída do mesmo local e ao mesmo tempo, e com mesmo destino.

A abertura oficial da Semana acontece no mesmo dia, às 19h, na Alesc. Para os dias seguintes, estão previstas peças teatrais, palestras, passeio ciclístico, blitz e outras ações educativas. Haverá ainda pedaladas: no Rio Vermelho no dia 20, na Ponta do Coral no dia 22, na pista de skate da Trindade no dia 25 e no Campeche no dia 26. A Semana termina com a Corrida Track and Field 5 e 10km, no domingo.
A programação completa está disponível no site www.ritmosdascidades.com.br

Dia Mundial Sem Carros
O Dia Mundial Sem Carros faz parte da Semana Nacional do Trânsito e será celebrado no dia 22 de setembro com uma extensa programação em Florianópolis. Além de lançamento de livro, palestras, oficinas, atividades educativas da IVª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, a Maratona Intermodal 2015 distribuirá prêmios para os participantes que deixarem o carro em casa e utilizarem modos sustentáveis e criativos de transporte.

O objetivo das ações, organizadas pelas redes Vida no Trânsito e RITMOS das Cidades, em parceria com a UFSC, é conscientizar e educar para a melhoria da mobilidade, da acessibilidade e da segurança no trânsito. As atividades serão realizadas das 10h às 19h, na Universidade Federal de Santa Catarina, na Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC/CTC), rua Delfino Conti.

Logo após a abertura, a equipe da Maratona Intermodal já estará a postos para as inscrições e o início do recebimento do material apresentado pelos competidores. As participações poderão ser entregues até as 16 horas e concorrerão a vários prêmios.

No auditório da FEESC serão realizadas as palestras e oficinas, com início à 15h. As falas do professor Igomar Zucchi, da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), e de Luiza Sagaz Magalhães, do CEFID/UDESC, abrem o evento com o tema "Diversidade Humana: A mobilidade urbana da pessoa com deficiência visual”.

A segunda palestra, das 16h às 17h, ministrada pelo presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB-SC, Antônio de Arruda Lima, tem foco na criação de ferramentas para o exercício da cidadania para pedestres. Haverá atividades criativas com foco em soluções. As palestras e oficinas serão gratuitas e oferecerão certificado de participação ao público presente.

O fechamento das atividades será feito por Mário Carlos Campanella, um dos maiores especialistas no mundo em circulação de pedestres. Pesquisador na Universidade Técnica de Delft (TUDelf), na Holanda, onde desenvolveu e implementou um software de simulação de fluxos de pedestres, ele deve abordar o comportamento individual e coletivo dos pedestres e os conceitos de "crowd management”. Campanella é formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), com Mestrado pelo Departamento de Engenharia de Sistemas do Instituto Militar de Engenharia (IME), com Dissertação sobre Sistemas Dinâmicos em Inteligência Artificial e um Aplicativo para Linguagem Natural. Tem trabalhado como consultor e pesquisador na área de pedestres, desde 2006.

Maratona Intermodal
22 de Setembro, terça-feira, em frente à FEESC, UFSC
Das 10h às 16h. Inscrições a partir das 10h. Chegada e entrega das imagens até as 16h.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ritmosdascidades.com.br

A Maratona Intermodal é um evento criado pela Rede RITMOS das Cidades – Rede pró-Infraestrutura, Transporte, Mobilidade e Segurança no trânsito, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carros. O regulamento prevê que cada participante saia de seu ponto de partida utilizando pelo menos três diferentes modalidades de transporte, sendo uma, obrigatoriamente, ônibus ou bicicleta e as demais livres e criativas, sempre respeitando as leis e as regras de trânsito de cada modal utilizado.

A origem pode ser escolhida pelo participante, mas o destino é o mesmo para todos: a FEESC/CTC, na UFSC. Todos os inscritos deverão documentar com vídeo ou fotografia seu trajeto total. Os que tiverem realizado o trajeto "sua origem x UFSC” incluindo o maior número de modalidades sustentáveis e com criatividade, serão premiados. A iniciativa busca dar visibilidade à ideia de que uma mudança de hábitos é possível e apoiar a educação para a mobilidade sustentável.

PROGRAMAÇÃO Dia Mundial Sem Carros
22 de Setembro, terça-feira, das 10h às 19h

10h às 16h - Maratona Intermodal
Largada escolhida pelo participante | Chegada no pátio da FEESC | UFSC

10h - Abertura MARATONA INTERMODAL
16h - Término do prazo para entrega de registro dos participantes
16h às 16h40 - Avaliação júri
16h40 às 17h00 - Revelação das equipes vencedoras e solenidade de premiação

19h15 - Encerramento Dia Mundial Sem Carros

IVª CIRCUNFERÊNCIA SOBRE MOBILIDADE URBANA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
22 de Setembro, terça-feira. Em frente à FEESC | UFSC | Rua Delfino Conti – Trindade

Das 10h às 17h - Em frente à FEESC | UFSC
- Intercâmbio de informações, com diálogos sobre infraestrutura, segurança no trânsito, mobilidade urbana e acessibilidade.
- Atividades interativas e lançamento do livro "A Bicicleta no Brasil 2015".

Das 15h às 19h - Oficinas Pedestres: cidadania, segurança e planejamento. Entrega de certificados de participação.
Auditório da FEESC-CTC | UFSC | Rua Delfino Conti – Trindade

- Das 15h às 16h - O professor Igomar Zucchi, da ACIC - Associação Catarinense para Integração do Cego, e Luiza Sagaz Magalhães, do CEFID | UDESC, irão apresentar a palestra técnica «Diversidade Humana: A mobilidade urbana da pessoa com deficiência visual», com informações sobre Circuito de Orientação e Mobilidade.

- Das 16h às 17h - Palestra e oficina "A educação como elemento de fortalecimento da mobilidade nas cidades”. Antônio de Arruda Lima e Fernando Rossa são membros da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB e irão facilitar uma oficina com foco na criação de ferramentas para o exercício da cidadania para pedestres. Haverá palestras e atividades criativas com foco em soluções.

- Das 17h às 19h - Oficina temática sobre "O comportamento do Pedestre em escala individual e coletiva” com Mário Carlos Campanella. Venha interagir, treinar e aprender com um dos maiores especialistas no mundo em Circulação de Pedestres. Mário Carlos Campanella vem da Holanda a Florianópolis falar sobre comportamento individual e coletivo dos pedestres e "crowdmanagement".

ENCERRAMENTO em Rede
27/09, sexta feira - solenidade de enceramento dos eventos em apoio à Semana Nacional do Trânsito e ao Dia Mundial Sem Carros.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.ritmosdascidades.com.br/PROGRAMACAO_2015.pdf

Semana Nacional do Trânsito: Dia Mundial Sem Carro, Maratona Intermodal, oficinas e pedaladas

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar