FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Observação Astronômica de Eclipse Lunar Total e Superlua na Beira-Mar



Quando: 27 Setembro 2015, Domingo, a partir das 21h
Onde: Trapiche, Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/905821452837641

Neste mês de setembro ocorrerá a "quarta Lua de Sangue". Nada mais é do que um eclipse total da Lua, onde ela passa totalmente pela região de sombra da Terra causada pelo Sol, e, quando assim acontece, fica com uma coloração avermelhada (devido a efeitos da nossa atmosfera, por onde a luz do Sol passa antes de atingir a Lua), e fica popularmente conhecida por "Lua de Sangue". Já o nome de "quarta" vem do fato de haver ocorrido quatro eclipses totais seguidos, num intervalo de 2 anos (dois em 2014 e dois em 2015). O próximo eclipse lunar total visível na América do Sul será somente em julho de 2018.

Como se o espetáculo do eclipse não fosse suficiente, este momento de setembro coincidirá com mais uma Superlua, que é a ocorrência de uma Lua Cheia em coincidência com a passagem da mesma pela região de sua órbita que é o ponto onde ela está mais próxima da Terra. Vale o comentário de que a distância média entre nosso planeta e nosso satélite natural fica próximo de 380.000km, e, durante a Superlua, essa distância cai para cerca de 350.000km. A aparência do astro no céu acaba ficando levemente maior, cerca de 10%, mas não é fácil de se perceber essa diferença a olho nu.

Assim sendo, o projeto "Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna" vem convidá-los para fazer a observação do evento a partir dos telescópios montados para este fim. Apesar de o eclipse poder ser observado normalmente sem nenhum aparelho especial, os telescópios permitem observação de detalhes das crateras, sombras e relevo lunar que não se pode ver a olho nu.

Dependendo do número de pessoas, a visualização pelo telescópio será feita em revezamento e o tempo de cada um pode acabar ficando reduzido. No entanto, a experiência também vale no sentido de podermos trocar explicações sobre o que está acontecendo e também confraternizar. Estejam à vontade para convidar amigos e parentes.

Recomenda-se, finalmente, que levem consigo bebidas e comida para passar o tempo. Também não custa lembrar aos mais friorentos que levem casacos, para o caso de a temperatura ficar baixa.

ATENÇÃO: Em caso de tempo ruim, pode ser que não consigamos ver o eclipse por toda a duração do mesmo. No entanto, o telescópio permanecerá montado para as "janelas" possíveis de observação. Somente desmontaremos o telescópio em caso de CHUVA POR TODA A NOITE (E não apenas em momentos pontuais).

Seguem abaixo as informações detalhadas do dia e da hora.

EVENTO: Eclipse Lunar Total e Superlua
DATA: 27/09/2015 (Domingo)
HORÁRIO: a partir das 21h (máximo do eclipse às 23h47min)
LOCAL: trapiche da Beiramar de Florianópolis
ORGANIZAÇÃO: Prof. Marcelo Girardi Schappo (marcelo.schappo@ifsc.edu.br / 9914-7967)

Observação Astronômica de Eclipse Lunar Total e Superlua na Beira-Mar


Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 02 Março 2018 Udesc abre inscrições para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar