FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Observação Astronômica de Eclipse Lunar Total e Superlua na Beira-Mar



Quando: 27 Setembro 2015, Domingo, a partir das 21h
Onde: Trapiche, Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/905821452837641

Neste mês de setembro ocorrerá a "quarta Lua de Sangue". Nada mais é do que um eclipse total da Lua, onde ela passa totalmente pela região de sombra da Terra causada pelo Sol, e, quando assim acontece, fica com uma coloração avermelhada (devido a efeitos da nossa atmosfera, por onde a luz do Sol passa antes de atingir a Lua), e fica popularmente conhecida por "Lua de Sangue". Já o nome de "quarta" vem do fato de haver ocorrido quatro eclipses totais seguidos, num intervalo de 2 anos (dois em 2014 e dois em 2015). O próximo eclipse lunar total visível na América do Sul será somente em julho de 2018.

Como se o espetáculo do eclipse não fosse suficiente, este momento de setembro coincidirá com mais uma Superlua, que é a ocorrência de uma Lua Cheia em coincidência com a passagem da mesma pela região de sua órbita que é o ponto onde ela está mais próxima da Terra. Vale o comentário de que a distância média entre nosso planeta e nosso satélite natural fica próximo de 380.000km, e, durante a Superlua, essa distância cai para cerca de 350.000km. A aparência do astro no céu acaba ficando levemente maior, cerca de 10%, mas não é fácil de se perceber essa diferença a olho nu.

Assim sendo, o projeto "Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna" vem convidá-los para fazer a observação do evento a partir dos telescópios montados para este fim. Apesar de o eclipse poder ser observado normalmente sem nenhum aparelho especial, os telescópios permitem observação de detalhes das crateras, sombras e relevo lunar que não se pode ver a olho nu.

Dependendo do número de pessoas, a visualização pelo telescópio será feita em revezamento e o tempo de cada um pode acabar ficando reduzido. No entanto, a experiência também vale no sentido de podermos trocar explicações sobre o que está acontecendo e também confraternizar. Estejam à vontade para convidar amigos e parentes.

Recomenda-se, finalmente, que levem consigo bebidas e comida para passar o tempo. Também não custa lembrar aos mais friorentos que levem casacos, para o caso de a temperatura ficar baixa.

ATENÇÃO: Em caso de tempo ruim, pode ser que não consigamos ver o eclipse por toda a duração do mesmo. No entanto, o telescópio permanecerá montado para as "janelas" possíveis de observação. Somente desmontaremos o telescópio em caso de CHUVA POR TODA A NOITE (E não apenas em momentos pontuais).

Seguem abaixo as informações detalhadas do dia e da hora.

EVENTO: Eclipse Lunar Total e Superlua
DATA: 27/09/2015 (Domingo)
HORÁRIO: a partir das 21h (máximo do eclipse às 23h47min)
LOCAL: trapiche da Beiramar de Florianópolis
ORGANIZAÇÃO: Prof. Marcelo Girardi Schappo (marcelo.schappo@ifsc.edu.br / 9914-7967)

Observação Astronômica de Eclipse Lunar Total e Superlua na Beira-Mar

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar