FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2018
Observação Astronômica do Eclipse Lunar Total no Observatório da UFSC



Quando: 27 Julho 2018, sexta-feira, a partir das 18h
Onde: Observatório Astronômico (ao lado do Planetário), UFSC
Quanto: Gratuito

Na sexta-feira, dia 27 de julho, o Observatório Astronômico da UFSC abrirá em sessão especial para a observação do eclipse lunar total (conhecido como "Lua de Sangue"), um evento raro e muito interessante de se apreciar.

A observação será gratuita e aberta ao público em geral, sujeita a lotação. No entanto, se o céu estiver com muitas nuvens, não será possível a observação.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, e esta vez será o mais longo do século, que deverá durar 1h40 em sua fase total! Em Florianópolis, o eclipse passará a ser visível ao escurecer (ao redor das 18hrs), e deve durar até às 19hrs.

Na mesma noite haverá também a observação da oposição de Marte, que quando o planeta fica mais próximo da Terra. Por isso, temos bons motivos para permanecer observando o céu até mais tarde.

Observatório da UFSC

De Olho no Céu de Floripa é um projeto pertencente ao Grupo de Astrofísica da UFSC (GAS) do Departamento de Física. Tem como principal objetivo despertar o interesse da comunidade acadêmica e do público em geral pela astronomia através de atividades de observações astronômicas. O Grupo de Astrofísica, dentre outras atividades, também realiza pesquisas na área, sendo possível, através da interação com os alunos e professores, que o interessado entre em contato com tais conhecimentos.

O Observatório da UFSC foi inaugurado em 17 de maio de 2005, durante a I Semana da Física, porém a semente do projeto foi plantada muito antes, em 1998, com observações realizadas nos jardins internos do CFM (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas) usando um telescópio Meade de 25 centímetros de abertura. Atualmente conta com um telescópio de 12 polegadas (30 centímetros) de alta tecnologia para as atividades com o público. Um segundo telescópio está sendo ativado para ser usado em atividades de observações remotas, através da internet, e para o projeto de robotização de telescópios, possibilitando uma divulgação mais ampla da ciência.

O Observatório da UFSC localiza-se ao lado do Planetário da UFSC e do Parque Viva Ciência.
Observação Astronômica do Eclipse Lunar Total no Observatório da UFSC


Categorias: Julho 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar