FaceBook Instagram Twitter


Observação astronômica gratuita do Eclipse Lunar Parcial



Quando: 16 Julho 2019, terça-feira, das 17h às 20h
Onde: Beiramar de São José e Observatório Astronômico, UFSC
Quanto: Gratuito


Eclipses lunares acontecem quando a Lua fica ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, e geralmente podem ser vistos a olho nu. Na fase parcial, só uma parte da Lua é preenchida pela sombra da Terra.

No dia 16 de julho de 2019, terça-feira, ocorrerá um eclipse lunar parcial, que será percebido na América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália. Em relação ao Brasil, o eclise ocorrerá entre o final da tarde e o início da noite.

Em Florianópolis, o eclise passará a ser visível logo que o Sol se pôr (por volta das 17:45) e ficará até cerca de 20:00. A indicação é tentar olhar para a direção leste, onde o Sol nasce, para conseguir ver a sombra de quando a Terra se coloca entre a Lua e o Sol.

O eclipse estará bastante propício para ser observado com os telescópios e terá observação astronômica aberta, com telescópios à disposição do público. Apesar de o eclipse poder ser observado normalmente sem nenhum aparelho especial, mas com a ajuda de equipamentos é possível perceber detalhes do relevo lunar, como as crateras causadas por impactos de asteroides no passado que não se pode ver a olho nu.

Para acompanhar o fenômeno, os professores do Projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Câmpus São José, realizam uma observação astronômica com telescópios, gratuita e aberta ao público. Os telescópios estarão montados das 17h às 20h, no Jardim das Esculturas na Beiramar de São José. Em caso de tempo nublado, os professores permanecerão no local à disposição para janelas possíveis de observação. EM CASO DE CHUVA, NÃO HAVERÁ EVENTO.

Na mesma noite, a partir das 18h, o Observatório Astronômico da UFSC (localizado ao lado do Planetário) abrirá em sessão especial, gratuita e aberta ao público em geral, sujeita a lotação. Não é necessário agendamento, basta comparecer e prestigiar. A atividade de observação é organizada pelo Grupo de Astrofísica da UFSC. Os presentes poderão conversar Roberto Saito e Daniel Ruschel Dutra, professores do Departamento de Física da UFSC (FSC/CFM/UFSC), sobre o eclipse e participar das comemorações dos 50 anos do lançamento da Apollo 11, que culminou no primeiro pouso tripulado na superfície da Lua em 20 de julho de 1969. No entanto, se o céu estiver com muitas nuvens, não será possível a observação.

Para quem morar longe da UFSC, mas perto da Lagoa da Conceição, um telescópio estará lá também (a princípio, o local exato é esse: https://bit.ly/2Kph8il).

Meteorologia: Observações astronômicas são dependentes de uma boa condição climática, ou seja: se estiver muito nublado/chovendo no dia da observação, ela não poderá ser realizada.

Observação astronômica gratuita do Eclipse Lunar Parcial


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Agosto 2019 Evento gratuito Colabortart com brechó, arte, alimentação, música, oficinas, yoga e muito mais
até 26 Agosto 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 26 Agosto 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 26 Agosto 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar