FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2017
Observação astronômica do eclipse solar do carnaval na Beira Mar



Quando: 26 Fevereiro 2017, Domingo, das 9h30 às 13h
Onde: Trapiche, Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1791740874482233

Durante este carnaval, ocorre um dos eventos astronômicos que mais chamam atenção das pessoas ao redor do globo: um eclipse solar. O fenômeno será visível em boa parte do Brasil e também poderá ser observado em Santa Catarina.

Na manhã deste domingo de Carnaval, dia 26 de fevereiro, os professores do projeto de extensão "Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna", do câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), estarão realizando uma observação do fenômeno, gratuita e aberta ao público, no Bolsão do trapiche da Av. Beira Mar Norte de Florianópolis, com telescópios montados das 9h30min às 13h.

Em caso de tempo nublado, os organizadores estarão de plantão no local para as possíveis "janelas" de tempo bom entre as nuvens que permitam fazer a observação, já em caso de chuva contínua, o evento será cancelado.

O eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente a visão que temos da nossa estrela mais próxima. Por consequência, percebe-se um escurecimento do ambiente pela diminuição da incidência de luz solar. Esse efeito é tão maior quanto maior for a região do Sol bloqueada pela passagem da Lua.

Através dos telescópios disponíveis na Avenida Beira-Mar Norte, durante a observação será possível perceber o eclipse juntamente com observação das manchas solares que ficam na "superfície" do Sol, causadas por variações locais do campo magnético da estrela.

Durante o fenômeno, que está previsto para começar por volta das 9h50min, a lua deve encobrir até 55% do sol. O último eclipse solar visto em Florianópolis foi há 10 anos, em 2007, também foi do tipo parcial mas com um encobrimento em torno de 25% do astro. No entanto, os mais velhinhos (ou nem tanto...) costumam lembrar com facilidade do eclipse de 1994, quando o encobrimento chegou a 98%. Na região de Florianópolis, a próxima oportunidade será somente no ano de 2020: o eclipse solar será do tipo parcial, mas com encobrimento menor que o evento deste ano.

CUIDADOS: É possível observar o evento a olho nu, no entanto um cuidado importante deve ser seguido: não olhar diretamente para o Sol, pois a radiação incidente pode causar danos temporários ou permanentes à retina. Aqueles que desejarem, podem comprar um VIDRO DE SOLDA para colocar em frente aos olhos durante a observação do eclipse. Esse vidro deve ter tonalidade de número 14 e pode ser encontrado pela internet ou em lojas de materiais de ferragens ou construção. NÃO é recomendado olhar para o Sol usando meios alternativos que não filtram adequadamente a radiação solar, exemplos comuns: chapas de raios-X, óculos escuros, filmes fotográficos não revelados e pedaços de vidro fumê.

Dúvidas: com coordenador do projeto, Prof. Marcelo Girardi Schappo pelo e-mail marcelo.schappo@ifsc.edu.br
Observação astronômica do eclipse solar do carnaval na Beira Mar


Categorias: Fevereiro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 13 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 14 Dezembro 2017 Museu Victor Meirelles abre inscrições par... >> Educação / Cursos
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar