FaceBook Instagram Twitter


Espetáculo de animação "Alice no Pais das Maravilhas", da Turma do Papum



Quando: 23 Outubro 2015, sexta-feira, às 9h30 e 14h30
Onde: Teatro Dionísio
Endereço: Servidão Safira, 148 - Ingleses do Rio Vermelho
Quanto: Gratuito

Turma do Papum apresenta o espetáculo "Alice no Pais das Maravilhas” no dia 23 de outubro no Teatro Dionisio, no Ingleses, às 9h30 e 14h30. Entrada gratuita.

Alice no País das Maravilhas é uma aventura cheia de emoção e de bom humor, protagonizada por bonecos que se movimentam de maneira mágica, sob o efeito de luz negra. Sua trilha sonora, especialmente composta para o espetáculo, é rica em ritmos brasileiros, como chorinho, samba, samba de breque, valsa e caipira. Espetáculo encantador para crianças de todas as idades.

A famosa história de Lewis Carroll, na adaptação feita por Sérgio Tastaldi para o teatro de animação, é ambientada no Brasil. Alice mora numa fazendinha e além de gostar muito de ler, adora frutas como maracujá, goiaba e caju. Alice encontra animais típicos da nossa fauna como o sapo cururu, os micos, o bicho-preguiça, a onça pintada, o tucano e o papagaio.

Certo dia, quando escolhia a sombra de uma árvore onde se sentar para ler um livro, encontra o estranho e apressado Sapo Cururu, quem acompanha Alice nesta aventura. Ao segui-lo, acaba por cair num buraco e vai parar num mundo totalmente estranho, onde encontra bichos como o tucano, o mico-leão, o papagaio e o bicho-preguiça, além de um chapeleiro maluco.

Todos alertam Alice em relação à malvada Rainha das Copas. O jogo preferido d a personagem Rainha, nesta adaptação, não é mais o cricket, desconhecido da grande maioria dos brasileiros, mas, sim, o futebol. Assim, ela passa a ser Rainha das Copas (não de Copas), numa alusão às copas do mundo. No entanto, para conseguir voltar para casa, Alice precisa encontrá-la e disputar com ela uma partida de futebol. Mas não é nada fácil ganhar da Rainha! Será que ela consegue?

CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO

É um espetáculo de bonecos sob a luz ultravioleta (luz negra), dando continuidade a um trabalho de pesquisa que desenvolveram há mais 20 anos, com experiências muito bem sucedidas em relação à aceitação por parte do público tanto infantil como de todas as idades. Dentro dessa técnica, atores/manipuladores não são vistos pelo público, sobressaindo-se os bonecos e os elementos cenográficos, todos construídos com materiais reflexivos ou pintados com tintas especiais. As lâmpadas de luz negra fazem parte da produção do espetáculo.

3 atores, vestidos de preto, movimentam-se à frente de um fundo igualmente escuro, manipulando os bonecos, que têm entre 40 e 80 cm e são confeccionados em látex, o que lhes permite uma gama maior de expressões faciais, inclusive mexendo a boca. Os cenários, compostos de 2 laterais e uma base, são trocados 9 vezes durante a encenação.

As músicas que pontuam as cenas e muitas vezes são cantadas pelos próprios personagens, foram compostas especialmente para o espetáculo, com ritmos brasileiros, como chorinho, samba-de-breque e caipira.

CURRÍCULO DO ESPETÁCULO

Alice no país das maravilhas estreou em 2011 no Teatro Amil, em Campinas, SP, onde fez temporada de 2 meses. Fez parte do Festival de Férias do Teatro Folha, em São Paulo, SP, e temporadas ali e no Teatro Colinas, em São José dos Campos, SP. Apresentou-se no Teatro Álvaro de Carvalho e no cinema do Shopping Iguatemi, em Florianópolis, SC, e participou do evento SESC Cultura, em Joinville, SC. Em outubro/2012, participou do Festival Infantil de Vitória, ES, fazendo 12 apresentações.

FICHA TÉCNICA

Adaptação e Direção: Sérgio Tastardi (Inspirado na Obra de Lewis Carrol)
Concepção e texto teatral: Sérgio Tastaldi
Músicas e bonecos: Sérgio Tastaldi
Técnica: Bonecos de manipulação direta, sob luz ultravioleta (luz negra)
Equipe: 3 manipuladores que também fazem a montagem

Classificação: Infantil
Recomendação Etária: A partir de 3 anos
Gênero: Teatro de Animação
Duração: 45 minutos
Espetáculo de animação "Alice no Pais das Maravilhas", da Turma do Papum


Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 12 Novembro 2019 Inscrições para 3,3 mil vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 23 Novembro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 25 Novembro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar