FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Espetáculo de animação "Alice no Pais das Maravilhas", da Turma do Papum



Quando: 23 Outubro 2015, Sexta-feira, às 9h30 e 14h30
Onde: Teatro Dionísio
Endereço: Servidão Safira, 148 - Ingleses do Rio Vermelho
Quanto: Gratuito

Turma do Papum apresenta o espetáculo "Alice no Pais das Maravilhas” no dia 23 de outubro no Teatro Dionisio, no Ingleses, às 9h30 e 14h30. Entrada gratuita.

Alice no País das Maravilhas é uma aventura cheia de emoção e de bom humor, protagonizada por bonecos que se movimentam de maneira mágica, sob o efeito de luz negra. Sua trilha sonora, especialmente composta para o espetáculo, é rica em ritmos brasileiros, como chorinho, samba, samba de breque, valsa e caipira. Espetáculo encantador para crianças de todas as idades.

A famosa história de Lewis Carroll, na adaptação feita por Sérgio Tastaldi para o teatro de animação, é ambientada no Brasil. Alice mora numa fazendinha e além de gostar muito de ler, adora frutas como maracujá, goiaba e caju. Alice encontra animais típicos da nossa fauna como o sapo cururu, os micos, o bicho-preguiça, a onça pintada, o tucano e o papagaio.

Certo dia, quando escolhia a sombra de uma árvore onde se sentar para ler um livro, encontra o estranho e apressado Sapo Cururu, quem acompanha Alice nesta aventura. Ao segui-lo, acaba por cair num buraco e vai parar num mundo totalmente estranho, onde encontra bichos como o tucano, o mico-leão, o papagaio e o bicho-preguiça, além de um chapeleiro maluco.

Todos alertam Alice em relação à malvada Rainha das Copas. O jogo preferido da personagem Rainha, nesta adaptação, não é mais o cricket, desconhecido da grande maioria dos brasileiros, mas, sim, o futebol. Assim, ela passa a ser Rainha das Copas (não de Copas), numa alusão às copas do mundo. No entanto, para conseguir voltar para casa, Alice precisa encontrá-la e disputar com ela uma partida de futebol. Mas não é nada fácil ganhar da Rainha! Será que ela consegue?

CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO

É um espetáculo de bonecos sob a luz ultravioleta (luz negra), dando continuidade a um trabalho de pesquisa que desenvolveram há mais 20 anos, com experiências muito bem sucedidas em relação à aceitação por parte do público tanto infantil como de todas as idades. Dentro dessa técnica, atores/manipuladores não são vistos pelo público, sobressaindo-se os bonecos e os elementos cenográficos, todos construídos com materiais reflexivos ou pintados com tintas especiais. As lâmpadas de luz negra fazem parte da produção do espetáculo.

3 atores, vestidos de preto, movimentam-se à frente de um fundo igualmente escuro, manipulando os bonecos, que têm entre 40 e 80 cm e são confeccionados em látex, o que lhes permite uma gama maior de expressões faciais, inclusive mexendo a boca. Os cenários, compostos de 2 laterais e uma base, são trocados 9 vezes durante a encenação.

As músicas que pontuam as cenas e muitas vezes são cantadas pelos próprios personagens, foram compostas especialmente para o espetáculo, com ritmos brasileiros, como chorinho, samba-de-breque e caipira.

CURRÍCULO DO ESPETÁCULO

Alice no país das maravilhas estreou em 2011 no Teatro Amil, em Campinas, SP, onde fez temporada de 2 meses. Fez parte do Festival de Férias do Teatro Folha, em São Paulo, SP, e temporadas ali e no Teatro Colinas, em São José dos Campos, SP. Apresentou-se no Teatro Álvaro de Carvalho e no cinema do Shopping Iguatemi, em Florianópolis, SC, e participou do evento SESC Cultura, em Joinville, SC. Em outubro/2012, participou do Festival Infantil de Vitória, ES, fazendo 12 apresentações.

FICHA TÉCNICA

Adaptação e Direção: Sérgio Tastardi (Inspirado na Obra de Lewis Carrol)
Concepção e texto teatral: Sérgio Tastaldi
Músicas e bonecos: Sérgio Tastaldi
Técnica: Bonecos de manipulação direta, sob luz ultravioleta (luz negra)
Equipe: 3 manipuladores que também fazem a montagem

Classificação: Infantil
Recomendação Etária: A partir de 3 anos
Gênero: Teatro de Animação
Duração: 45 minutos Espetáculo de animação "Alice no Pais das Maravilhas", da Turma do Papum

Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar