FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2016
10º FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação



Quando: de 14 a 20 de maio
Onde: em diversos espaços culturais
Evento no FB: www.facebook.com/events/1541153086186435

Em sua 10ª edição, o FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação, consagra-se como um dos grandes festivais de teatro de animação do país, promovendo um encontro de espetáculos e atividades formativas entre artistas de referência neste gênero no Brasil, na América Latina e Europa, acontecerá de 14 a 20 de maio de 2016, com intensa programação de dezenas de apresentações em espaços e teatros de Florianópolis e em mais quatro cidades catarinenses: São José, Biguaçu, Balneário Camboriu e Joinville.

Durante sete dias, serão 36 apresentações de 11 espetáculos de grupos catarinenses (5), nacionais (3) e internacionais (3). Além de assistir aos espetáculos, o público poderá participar de três oficinas, mesa de conversa e visitar a exposição “Bonecos em cartaz”.

O Festival promove exclusivamente a apresentação, circulação e difusão do Teatro de animação, a saber: teatro de sombras, mamulengo, lambe-lambe, teatro de máscaras, teatro de objetos, bonecos (luvas, fios, manipulação direta e indireta e outros), além de processos cênicos que envolvam esse tipo de linguagem, destinado a qualquer faixa etária, para palco e/ou rua.

Em 2016, o FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação comemora 10 anos trazendo como o primeiro espetáculo apresentado no festival: o premiado “El Avaro de Molière”, da companhia espanhola Tàbola Rassa, na abertura, nos dias 14 e 15 de maio. Em 2007, ele foi apresentado em espanhol. Agora, e pela primeira vez, o espetáculo será apresentado em português.

No ano de aniversário do festival, a seleção de espetáculos foi guiada pelo desejo de contemplar o público que já acompanha teatro de animação e atrair novos espectadores. “O nosso público está cada vez mais exigente, nossas crianças mais atentas e ativas, por isso temos que ser cada vez mais criteriosos para contentá-los e atraí-los. Portanto, temos neste ano uma grade de apresentações bem eclética, com espetáculos com atores à vista do público, objetos, bonecos de luvas, bonecos com manipulação direta, máscaras e tecnologia, que chegou para ficar”, afirma Sassá Moretti – também idealizadora do festival.

Se comparado a outros anos de festival, o número de companhias do Estado cresceu. Um dos motivos, destaca a coordenadora Sassá Moretti, é o fortalecimento do gênero em Santa Catarina devido ao trabalho das universidades UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) – que tem em seus currículos disciplinas de teatro de animação – e do próprio FITA, que estimula a produção local.

O FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação foi criado em 2007 com o intuito de ampliar o acesso dos catarinenses a espetáculos de teatro de animação, divulgando suas diferentes linguagens ao público de todas as idades. Desde então, o FITA apresenta um panorama da produção mais significativa no que diz respeito ao teatro de animação brasileiro e mundial e reuniu companhias vindas de mais de vinte países da América Latina e Europa e cerca de cinquenta grupos brasileiros. Foram mais de cento e cinquenta apresentações realizadas em diversos espaços culturais na cidade de Florianópolis expandindo-se para outras cidades de Santa Catarina desde sua primeira edição. Em 2010, o Festival ganhou o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura 2010 na categoria de destaque na área de Teatro.

O objetivo principal do FITA é disseminar a linguagem do teatro de animação em Santa Catarina para o público em geral e possibilitar o intercâmbio cultural entre artistas, teóricos e estudantes das Artes Cênicas, permitindo o contato com as inúmeras técnicas de manipulação de bonecos, objetos, sombras, máscaras, gestos, movimentos corporais e imagens que compõem o universo da animação.

Divertir, provocar e fazer sonhar crianças e adultos, estes são os objetivos do Festival Internacional de Teatro de Animação, o FITA. Bonecos, objetos e máscaras ganham vida nos palcos e espaços públicos, ampliando o acesso ao teatro de animação e promovendo diversão e reflexão.

Espetáculos

Além da abertura com um espetáculo inesquecível, a programação do FITA permitirá ao espectador transitar por diversos mundos através do teatro de animação e da hibridação do mesmo, uma tendência contemporânea. Os trabalhos construídos em torno de bonecos, objetos, máscaras e sombras são um convite para vivenciar histórias como a João e Maria, que se perdem na floresta e encontram uma casa de doces (Uma história de João e Maria), e a de Heloisa Marina, que vive imersa em lembranças de guerra contadas pela avó polonesa (Poses Para (Não) Esquecer).

No FITA, haverá oportunidade para se deixar levar pelo simbólico, paródico e místico presente na obra de Edward Gordon Craig (Prólogo Primeiro – patrocinado pelo Petrobrás, estreia em SC no FITA) ou pela história de duas pessoas que vivem em universos diferentes - ele na terra e ela no mar – contada por meio de projeção digital manipulada via computador (#Mergulho – Experiência Teatral Para Crianças). Ou ainda, como num passe de mágica, descobrir poesias dentro de cápsulas de comprimido (Os Cabeções – intervenção cênica urbana).

Reflexões sobre as relações humanas são possíveis para quem assistir a peça sobre o menino órfão que quer conhecer o seu passado (Clownti). Os espetáculos deste ano também discutem a cobiça (El Avaro), a inveja (Histórias de Mauro), a vida de repente sem tecnologia (Tecnópolis – Sem Livro pra Contar História), o despertar da leitura por meio da tecnologia (O Buraco do Muro), a perda da memória na velhice e a amizade (Viejos de Mi..).

Novos espectadores

O festival trabalha para beneficiar o maior número possível de alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Florianópolis. “Organizamos, junto às Secretarias de Educação, um calendário que permita contemplar esse público. Estas instituições escolares desempenham um importante papel para a formação de novos espectadores”, enfatiza Zélia Sabino, coordenadora executiva do festival. Na coordenação, ao lado de Sassá e Zélia, está ainda o produtor Gustavo Bieberbach.

O FITA tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da SOFTPLAN, apoio do SESC/SC - Serviço Social do Comércio de Santa Catarina, e apoio institucional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos).

Exposição para refletir sobre teatro e design gráfico

Uma exposição de cartazes de espetáculos e festivais de teatro de bonecos mais do que especial é parte do 10º FITA: produzida pela Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, a mostra patrocinada pela Petrobrás é resultado de uma coleção feita ao longo de 25 anos.

Entre os cartazes produzidos em vários países, há peças criadas com o engenho criativo de reconhecidos artistas, como o italiano Lele Luzzati e o brasileiro Eloar Guazzelli. O conjunto configura uma curiosa coleção que instiga pensar o design gráfico não apenas como peças promocionais, mas como verdadeiras obras de arte.

A exposição estará aberta ao público no Hall do Teatro Ademir Rosa (CIC), de 14 a 20 de maio, nos horários de funcionamento do Centro Integrado de Cultura.

Oficinas e mesa de conversa

Uma mesa de conversa e três oficinas são as atividades formativas do 10º FITA. As oficinas gratuitas têm como objetivo introduzir o participante no fascinante mundo do teatro de animação, ensinando-lhe desde construir bonecos até animar objetos.

E esta edição do FITA terá uma oficina especial, intitulada “Sinalizar o inanimado”. O objetivo é transmitir ao público surdo conhecimento sobre as técnicas da linguagem do Teatro de Animação por meio de experimentações práticas com o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

CRONOGRAMA OFICINAS E MESA DE CONVERSAS
Mais informações e inscrições pelo www.fitafloripa.com.br

19/05, 14h: Mesa de conversa - Criação e trajetória do espetáculo “El Avaro de Molière”/ O processo de criação de Prólogo Primeiro. LOCAL: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos/UFSC)

Oficinas

16 a 18 de maio, 9h às 13h: Animar, dar vida a um objeto. LOCAL: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos/UFSC)

16 e 17 de maio, 9h às 13h: Sinalizar o inanimado. LOCAL: Sala Laranjeira (Centro de Cultura e Eventos/UFSC)

18 a 20 de maio, 9h às 13h: Confecção e Manipulação de Bonecos, com material reciclável. LOCAL: Sala Laranjeira (Centro de Cultura e Eventos/UFSC)

ESPETÁCULOS:

CATARINENSES

#Mergulho – Experiência Teatral Para Crianças - Eranos Círculo de Arte (Santa Catarina)

Histórias de Mauro - Cia. Tissier (Santa Catarina)

Poses Para (Não) Esquecer - Heloísa Marina (Santa Catarina)

Tecnópolis – Sem Livro pra Contar História - Grupo Teatrando Por Aí (Santa Catarina)

Os Cabeções - Grupo de Teatro Expresso (Santa Catarina)

NACIONAIS

Uma história de João e Maria - Cia. Mevitevendo (São Paulo)

Prólogo Primeiro - Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (Rio Grande do Sul) (Patrocínio Petrobrás)

O Buraco do Muro- Maracujá Laboratório de Artes (São Paulo)

INTERNACIONAIS

El Avaro de Molière - Tàbola Rassa (Espanha)

Clownti - Jabru Teatro de Títeres (Colômbia)

Viejos de Mi... - Sergio Mercurio (Argentina)

VALORES DOS INGRESSOS
GRATUITO: Espetáculos no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Teatro da UFSC, SESC Prainha e os que compõem a itinerância - Ingressos deverão ser retirados uma hora antes do espetáculo
GRATUITO: para organizações sem fins lucrativo, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio (todos os espetáculos)
R$20 inteira e R$10 meia-entrada: Teatro Ademir Rosa (CIC) e Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
*Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão).

ABERTURA

El Avaro, da cia. Tàbola Rassa(Espanha) - abertura 10º FITA
Dia 14/05 às 20h e 15/05 às 16h.
Quanto: R$20 e R$10 (meia)
GRATUITO para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio.
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC

Intervenção cênica “Os Cabeções”
Dia 14/05 às 19h30
Quanto: GRATUITO
Onde: CIC

PROGRAMAÇÃO DO 10º FITA – Festival de Teatro de animação

14/5 – SÁBADO

FLORIANÓPOLIS

19h30, no CIC – Teatro Ademir Rosa
INTERVENÇÃO: “Os Cabeções”
Grupo de Teatro Expresso (Florianópolis/SC)

20h, no CIC – Teatro Ademir Rosa
CERIMÔNIA DE ABERTURA
“El Avaro, de Molière”
Tábola Rassa (Espanha)

BIGUAÇU

9h20, na Pc. Nereu Ramos
Histórias de Mauro
Tisser Produções (Florianópolis/SC)
(espetáculo está na programação da BIG FEst, em comemoração ao aniversário do Município)

15/5 - DOMINGO

16h, no CIC – Teatro Ademir Rosa
“El Avaro, de Molière”
Tábola Rassa (Espanha)

20h, no teatro da UFSC
“Poses para não esquecer”
Heloísa Marina (Florianópolis/SC)

16/5 – SEGUNDA-FEIRA

FLORIANÓPOLIS

10h/15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC
#Mergulho
Eranos – Círculo de Arte (Itajaí/SC)

10h/15h, no teatro Sesc Prainha
“Tecnópolis – Sem livro pra contar história”
Grupo Teatrando por aí (Florianópolis/SC)

20h, no teatro da UFSC
“Poses para não esquecer”
Heloísa Marina (Florianópolis/SC)

SÃO JOSÉ

15h, Orionópolis (apresentação fechada)
Histórias de Mauro
Tisser Produções (Florianópolis/SC)

17/5 – TERÇA-FEIRA

FLORIANÓPOLIS

10h/15h, no CIC – Teatro Ademir Rosa
“Uma história de João e Maria”
Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP)

15h/19h30, no TAC
“Prólogo Primeiro” – estreia em SC (patrocínio Petrobras)
Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (Porto Alegre/RS)

10h/15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC
#Mergulho
Eranos – Círculo de Arte (Itajaí/SC)

15h, no Asilo Irmão Joaquim (apresentação fechada)
Histórias de Mauro
Tisser Produções (Florianópolis/SC)

BALNEÁRIO CAMBORIU

15h, no Teatro Municipal Bruno Nitz
“Clownti”
Jabrú Títeres (Bogotá/Colômbia)

18/5 – QUARTA-FEIRA

FLORIANÓPOLIS

15h, no CIC – Teatro Ademir Rosa
“O buraco do muro”
Maracujá Laboratório de Artes (São Paulo/SP)

15h/20h, no TAC
“Prólogo Primeiro” – estreia em SC (patrocínio Petrobras)
Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (Porto Alegre/RS)

10h/15h, no Teatro SESC - Prainha
Uma história de João e Maria”
Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP)

12h30, no Concha Acústica UFSC - Projeto 12:30
INTERVENÇÃO:
“Os Cabeções”
Grupo de Teatro Expresso (Florianópolis/SC)

JOINVILLE

15h, no SESC Joinville
“Clownti”
Jabrú Títeres (Bogotá/Colômbia)

19/5 – QUINTA-FEIRA

FLORIANÓPOLIS

10h/15h, no CIC – Teatro Ademir Rosa
“O buraco do muro”
Maracujá Laboratório de Artes (São Paulo/SP)

15h, no TAC
“Tecnópolis – Sem livro pra contar história”
Grupo Teatrando por aí (Florianópolis/SC)

10h/15h, no Teatro SESC - Prainha
“Clownti”
Jabrú Títeres (Bogotá/Colômbia)

19/5 – SEXTA-FEIRA

FLORIANÓPOLIS

ENCERRAMENTO
20h, no CIC – Teatro Ademir Rosa
“Viejos de mi...”
Sérgio Mercúrio (Argentina)

10h/15h, no TAC - Teatro Álvaro de Carvalho
“Tecnópolis – Sem livro pra contar história”
Grupo Teatrando por aí (Florianópolis/SC)

10h/15h, teatro da UFSC
“Clownti”
Jabrú Títeres (Bogotá/Colômbia)

ONDE O FITA ACONTECE:

Florianópolis:

Casa de Repouso Asilo Irmão Joaquim - Rua Mauro Ramos, 153 (Centro)

Centro de Cultura e Eventos (UFSC) - Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima (Trindade)

Concha Acústica/Varandão do CCE - Projeto 12:30 - Campus Universitário

Reitor João David Ferreira Lima (Trindade)

Teatro Ademir Rosa (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, nº 5600 (Agronômica)

Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) - Rua Marechal Guilherme, nº 26 (Centro)

Teatro da UFSC - Praça Santos Dumont - Igrejinha da UFSC (Trindade)

Teatro SESC Prainha - Travessa SiryacoAtherino, nº 100 (Prainha)

Balneário Camboriú:
Teatro Municipal Bruno Nitz - Avenida Central, esquina com rua 300 (Centro)

Biguaçu:
Praça Nereu Ramos - Praça Central (Centro)

Joinville:
SESC Joinville - Rua Itaiópolis, nº 470 (América)

São José:
Orionópolis - Rua Frederico Afonso, nº 5568 (Centro)
10º FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação


Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 21 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar