FaceBook Instagram Twitter


12º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação terá mais de 20 espetáculos gratuitos



Quando: de 5 a 11 de outubro de 2019
Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Floripa Airport, Teatro da UFSC, Desembargador Bar, Teatro do SESC Prainha
Quanto: Gratuito


Florianópolis será um palco a céu aberto para a 12º edição do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, que neste ano terá mostra de rua. De 5 a 11 de outubro de 2019, espetáculos serão apresentados em teatros, espaços públicos como praças e parques de diferentes regiões da cidade e na Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis.

Companhias da Argentina, do Brasil, do Chile e da Espanha são parte da intensa programação: mais de 20 sessões de teatro com classificação livre, adulta e infantil.

Todos os espetáculos, de domingo a quinta, serão gratuitos. “Queremos, com a Mostra de Rua FITA, democratizar o acesso à arte e ao teatro de animação e atingir um público que não costuma ir ao teatro” afirma a coordenadora Zélia Sabino, profissional de teatro do Departamento Artístico Cultural da UFSC.

Com uma agenda mais enxuta do que a dos anos anteriores, o Festival traz uma seleção de espetáculos plural, democrática e contemporânea, que leva a excelência do teatro de animação para o grande público. “O teatro de animação compreende diversas linguagens, entre elas máscara, teatro de sombras, objetos, bonecos, teatro de luvas, entre outros. E justamente por essa diversidade de elementos, os espetáculos conseguem criar novas perspectivas sobre temas distintos. Isso acontece, por exemplo, no espetáculo Pareidolia, da Cia. La Llave Maestra do Chile. Por trás de figuras inertes está a anima do ator, que dá vida aos objetos” explica o professor e coordenador Gustavo Bieberbach.

Entre os espetáculos deste ano está “Antón Retaco”, dos Titiriteros de Binéfar (Espanha), um trabalho poético-musical com bonecos e falado, traduzido do espanhol para o português para apresentação no FITA. A companhia é uma das mais atuantes em seu país e realiza mais de 300 ações por toda Europa anualmente. Outro destaque é “Pareidolia”, da companhia La llave Maestra (Chile), inédito no Brasil. A peça trabalha com o abstrato num universo poético e cômico à espera de descoberta. A companhia que já participou do festival em 2013 e 2014. A Cia El Chonchón (Argentina/Chile), conhecida no mundo todo pelo seu trabalho com bonecos de luva, mergulha no mundo dos comediantes do cinema mudo no espetáculo “Los cómicos del novecientos”.

Espetáculos brasileiros no FITA

“Tatá o travesseiro”, da Cia. Artesanal (Rio de Janeiro), parte da programação do FITA, concorre na categoria Melhor espetáculo infanto-juvenil no Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Para contar a história de Lipe, que tem seu travesseiro como melhor amigo, usa as técnicas manipulação direta, objetos e bonecos híbridos e habitáveis.

Os bonecos gigantes do Grupo De Pernas pro ar (Rio Grande do Sul) estão no espetáculo “MIRA”, que coloca na rua a perspectiva imagética do mestre espanhol Joan Miró. O grupo foi contemplado com o Edital Rumos 2018/2019 e neste momento está em São Paulo, realizando uma exposição de suas “novas máquinas autômatas”.

Contemporaneidade em destaque

O espetáculo mais contemporâneo desta seleção é “Frágil”, do Colectivo Ilusório (Belo Horizonte), que mistura técnicas de teatro de animação (sombras e marionetes) com circo contemporâneo. Na peça, sonho, memória e delírio se misturam e transitam por uma infância solitária e seus acidentes de percurso – um convite a uma jornada recheada de poesia rumo ao encontro de si mesmo.

A 12ª edição do FITA tem também o Teatro Itinerante Serafin Teatro (São Paulo), que monta uma estrutura de teatro para 20 espectadores assistirem a peça “Azulindo”, espetáculo de 20 minutos sobre a poluição dos oceanos, suas consequências e sua possível salvação.

SC representada no FITA 2019

Um dos principais grupos de teatro de animação de Santa Catarina, a Trip de Teatro, de Rio do Sul, aparece na programação com dois espetáculos: “O flautista de Hamelin” – para o público infantil e “Kasperl e a cerveja do papa”, para o público adulto.

A Cia Mútua, de Itajaí, e a Cia. Peregrina de Teatro, de Florianópolis, também representam SC no festival. A primeira apresentará o espetáculo “Contestados”, sobre a sangrenta guerra na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina. A Peregrina, “O curioso caso do boi”, que se debruça sobre o folclore da Ilha de Santa Catarina para valorizar o contato humano e a cultura do brincar.

Festival em Campos Novos

O FITA estará também em Campos Novos. O espetáculo “MIRA”, da Cia De Pernas pro ar, será apresentado no dia 5/10, às 16h30, na Praça Lauro Muller. Na cidade também serão realizadas oficinas – uma com duração de quatro meses, com objetivo de montar cenas de teatro de animação, e outra com temática ambiental e utilização de materiais reciclados.

Atividades formativas

Além das atividades em Campos Novos, Florianópolis tem agenda de atividades formativas. Serão realizadas conversas mediadas por pesquisadores após três sessões de teatro e mesa de conversas entre Paco Parício, da Titiriteros de Binefar (Espanha) e os integrantes da TRIP – Teatro de Animação (Santa Catarina). Paco Parício dirigiu dois espetáculos da Trip, ambos estarão na programação deste ano.

O 12º FITA é realizado pelo Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, e do Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra de Rua FITA tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC, Secretaria de Cultura e Arte (Edital Procultura), Departamento Artístico Cultural e do SESC-SC.

FITA, mais de uma década de história

O primeiro FITA aconteceu em 2007 com objetivo de ampliar o acesso a espetáculos de teatro de animação. Desde então, 11 edições foram realizadas e 400 mil pessoas tiveram contato com a linguagem a partir do festival, referência no segmento no Brasil e exterior.

O evento já recebeu companhias da Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Espanha, França, Finlândia, Grécia, Inglaterra, Hungria, Holanda, Itália, Peru e Uruguai, além de diversos estados do Brasil. Destaque para a francesa Cie. Phelippe Genty (2008), a inglesa Stephen Mottram (2015) e o grupo brasileiro Giramundo Teatro de Bonecos (2015), entre outros.

O festival, desde a sua primeira edição, também promove atividades formativas para fomento do teatro de animação em Santa Catarina.

Valores dos Ingressos

De 5 a 11 de outubro - Gratuito: Centro de Cultura e Eventos da UFSC*, Desembargador Bar, Floripa Airport, Teatro da UFSC*, SESC Prainha* e espetáculos que compõem a Mostra de Rua – FITA e Itinerância
*Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência. Organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino poderão solicitar reserva de vagas através de agendamento prévio (sujeito a lotação do local)

Dia 11 de outubro - espetáculo de encerramento Frágil, do Colectivo Ilusório: Teatro Pedro Ivo
R$30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada (para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos e classe artística com apresentação de DRT)

Confira a programação completa do FITA:

Sábado 05/10

Prestigie a intervenção “Bota o boneco na rua” no dia 05/10, a partir das 19h, no hall do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo (UFSC)

20h - CENTRO DE CULTURA E EVENTOS – Auditório Garapuvu – UFSC (Trindade)
ABERTURA: PAREIDOLIA – Cia. La Llave Maestra (Chile/Espanha)
“Pareidolia” é a capacidade da mente de reconhecer figuras concretas em formas abstratas, como quando olhamos as nuvens, as manchas nas paredes ou os veios da madeira. Formas que ganham vida, mares de plástico que dançam como ondas gigantes. Um universo poético e cômico à espera da descoberta. Uma viagem à imaginação, onde você só precisa observar alegremente as coisas que nos cercam todos os dias.
Direção: Edurne Rankin e Álvaro Morales
Duração: 60 minutos
Faixa etária: 8 anos
Técnica de manipulação: objetos
Este espetáculo não depende de fala para compreensão

16h30 - Campos Novos – Praça Lauro Müller (Centro)
MIRA – Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (Canoas/RS)

Domingo 06/10

20h - Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Projeto Cena Aberta (Trindade)
CONTESTADOS – Cia Mútua (Itajaí-SC)
Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.
Direção: Willian Sieverdt
Duração: 60 minutos
Faixa etária: 16 anos
Técnica de manipulação: figura plana

14h às 17h - FLORIPA AIRPORT (Carianos)
AZULINDO – Cia. Serafin Teatro (Campinas/SP)
Uma menina descobre que a vida marinha está em risco, pois o monstro do lixo (formado por garrafas, latas e resíduos que o homem joga ao mar) cresce cada vez mais e ameaça destruir o cotidiano pacífico dos moradores do recife. Ela busca auxílio dos pescadores e com seus amigos marinhos consegue expulsar o monstro que ameaçava vida no mundo submerso.
Direção: Abel Saavedra
Duração: 20 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas, manipulação direta e bonecos de luva

17h - FLORIPA AIRPORT (Carianos)
MIRA – Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (Canoas/RS)
Bonecos gigantes inspirados nas obras de Joan Miró trazem um “olhar” agigantado sobre nossas mais puras relações infantis, que se revelam através das brincadeiras populares. Mirar estas figuras em situações tão puras e cotidianas, embaladas por uma trilha sensível e empolgante, nos aproxima, nos faz voltar a ser criança ou simplesmente nos traz um colorido à vida.
Direção: Raquel Durigon e Luciano Wieser
Duração: 45 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos gigantes habitáveis
Este espetáculo não depende de fala para compreensão

17h - PARQUE DE COQUEIROS (Continente)
O FLAUTISTA DE HAMELIN – Trip Teatro (Rio do Sul/SC)
Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e afirma a importância de cumprir os tratos feitos.
Direção: Paco Paricio e Willian Sieverdt (codireção)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas e bonecos de luva
Este espetáculo contará com Audiodescrição na sessão do dia 10/10, às 10h

Segunda 07/10

15h - CENTRO DE CULTURA E EVENTOS – Auditório Garapuvu – UFSC (Trindade)
Tatá, o travesseiro - Artesanal Cia. de Arte (Rio de Janeiro/RJ)

20h - Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Projeto Cena Aberta (Trindade)
CONTESTADOS – Cia Mútua (Itajaí-SC)
Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.
Direção: Willian Sieverdt
Duração: 60 minutos
Faixa etária: 16 anos
Técnica de manipulação: figura plana

14h às 17h - FLORIPA AIRPORT (Carianos)
AZULINDO – Cia. Serafin Teatro (Campinas/SP)
Uma menina descobre que a vida marinha está em risco, pois o monstro do lixo (formado por garrafas, latas e resíduos que o homem joga ao mar) cresce cada vez mais e ameaça destruir o cotidiano pacífico dos moradores do recife. Ela busca auxílio dos pescadores e com seus amigos marinhos consegue expulsar o monstro que ameaçava vida no mundo submerso.
Direção: Abel Saavedra
Duração: 20 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas, manipulação direta e bonecos de luva

15h - LARGO DA CATEDRAL (Centro)
MIRA – Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (Canoas/RS)
Bonecos gigantes inspirados nas obras de Joan Miró trazem um “olhar” agigantado sobre nossas mais puras relações infantis, que se revelam através das brincadeiras populares. Mirar estas figuras em situações tão puras e cotidianas, embaladas por uma trilha sensível e empolgante, nos aproxima, nos faz voltar a ser criança ou simplesmente nos traz um colorido à vida.
Direção: Raquel Durigon e Luciano Wieser
Duração: 45 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos gigantes habitáveis
Este espetáculo não depende de fala para compreensão

15h - PRAÇA BENTO SILVÉRIO (Lagoa da Conceição)
O FLAUTISTA DE HAMELIN – Trip Teatro (Rio do Sul/SC)
Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e afirma a importância de cumprir os tratos feitos.
Direção: Paco Paricio e Willian Sieverdt (codireção)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas e bonecos de luva

Terça 08/10

15h - CENTRO DE CULTURA E EVENTOS – Auditório Garapuvu – UFSC (Trindade)
Tatá, o travesseiro - Artesanal Cia. de Arte (Rio de Janeiro/RJ)

20h - Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Projeto Cena Aberta (Trindade)
CONTESTADOS – Cia Mútua (Itajaí-SC)
Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.
Direção: Willian Sieverdt
Duração: 60 minutos
Faixa etária: 16 anos
Técnica de manipulação: figura plana

15h - PRAÇA SANTOS DUMONT (Trindade)
O FLAUTISTA DE HAMELIN – Trip Teatro (Rio do Sul/SC)
Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e afirma a importância de cumprir os tratos feitos.
Direção: Paco Paricio e Willian Sieverdt (codireção)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas e bonecos de luva
Este espetáculo contará com Audiodescrição na sessão do dia 10/10, às 10h

Quarta 09/10

10h - CENTRO DE CULTURA E EVENTOS – Auditório Garapuvu – UFSC (Trindade)
Antón Retaco - Titiriteros de Binéfar (Espanha)

21h - Desembargador Bar (Trindade)
Kasperl e a cerveja do Papa - Trip Teatro (Rio do Sul/SC)

15h - PARQUE MUNICIPAL DA LAGOA DO PERI (Armação do Pântano do Sul)
O curioso caso do Boi - Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis/SC)

Quinta 10/10

15h - CENTRO DE CULTURA E EVENTOS – Auditório Garapuvu – UFSC (Trindade)
Antón Retaco - Titiriteros de Binéfar (Espanha)

10h e 15h - Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Projeto Cena Aberta (Trindade)
O FLAUTISTA DE HAMELIN – Trip Teatro (Rio do Sul/SC)
Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e afirma a importância de cumprir os tratos feitos.
Direção: Paco Paricio e Willian Sieverdt (codireção)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas e bonecos de luva
Este espetáculo contará com Audiodescrição na sessão do dia 10/10, às 10h

15h - Teatro do Sesc (Prainha)
Los cómicos del novecientos - El Chonchón (Argentina/Chile)

Sexta 11/10

10h e 15h - Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Projeto Cena Aberta (Trindade)
O FLAUTISTA DE HAMELIN – Trip Teatro (Rio do Sul/SC)
Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e afirma a importância de cumprir os tratos feitos.
Direção: Paco Paricio e Willian Sieverdt (codireção)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas e bonecos de luva

15h - Teatro do Sesc (Prainha)
Los cómicos del novecientos - El Chonchón (Argentina/Chile)

21h - Teatro Pedro Ivo (Saco Grande)
ENCERRAMENTO: Frágil - Colectivo Ilusório (Belo Horizonte/MG)

Confira a programação completa do Festival em www.fitafloripa.com.br
12º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação terá mais de 20 espetáculos gratuitos


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 23 Outubro 2019 Udesc promove oficina gratuita de Hatha Yoga
até 26 Outubro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 28 Outubro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar