FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Hamilton de Holanda faz show de lançamento do CD "Pelo Brasil"



Quando: 09 Outubro 2015, Sexta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/1646801082265725

Contemplado pelo programa Petrobras Cultural, bandolinista Hamilton de Holanda lança, simultaneamente no Brasil (Brasilianos) e na Europa (famoso selo alemão MPS), o disco PELO BRASIL, um retrato da diversidade musical brasileira, que será apresentado em uma turnê nacional de 15 shows por 12 estados brasileiros. A estreia aconteceu no Teatro Colina, dia 10 de setembro, em São José dos Campos. No dia seguinte, a montagem passou pela capital paulista e segue pelo país até outubro e chega a Florianópolis no dia 9 para apresentação única no Teatro Governador Pedro Ivo.

O projeto PELO BRASIL consiste na concepção, criação e circulação nacional de um concerto multimídia solo do premiado bandolinista HAMILTON DE HOLANDA, compositor e criador da técnica polifônica do Bandolim Brasileiro de 10 cordas, o músico é um dos poucos no mundo com recursos para fazer um espetáculo interativo de bandolim solo que une música, textos, projeções e iluminação.

Com repertório baseado em composições autorais inéditas, como "Carimbobó”, "O jumento e a capivara”, "Sambaíba”, "O Amor e a canção”, "A escola e a bola”, "Chama lá” e "Frevinho”, o projeto PELO BRASIL propõe uma travessia musical interativa que exalta alguns dos ritmos brasileiros mais representativos, como o Choro, o Baião, o Maracatu, o Samba, o Bumba-meu-boi, a Moda de viola e o Chamamé.

"Meu objetivo com o PELO BRASIL é poder levar minha música de forma mais acessível a todos os recantos possíveis. Estou muito feliz por este novo desafio. Ter o suporte do patrocínio da Petrobras para compor músicas inéditas e aproximar minha arte de ferramentas de entretenimento como projeção, cenografia, iluminação e poesia, tudo isso dentro de meu país, pra mim é um luxo. Poder ajudar a popularizar o conceito, assim como já acontece no exterior, de que é normal ir a um show solo de instrumentos fora do que é considerado padrão como o violão e o piano. Possibilita a expansão do horizonte da nossa tolerância, incentiva e promove em nosso país as diferentes manifestações culturais. Multiplicidade também é identidade.”, declara, animado, Hamilton de Holanda.

Com direção geral de Marcos Portinari, interferências sonoras de Frango Kaos, design de luz de Marina Stoll, imagens do VJ Boca e arte de Fernando Salles, PELO BRASIL é um espetáculo interativo que mistura música, textos e projeções, possibilitando ao espectador uma experiência íntima e singular, como no momento em que Hamilton toca com sua própria imagem de quando era uma criança de apenas 6 anos. Outro ponto alto é a criação ao vivo de uma música, uma espécie de mergulho ao interior da alma. Uma tela branca pintada pelo artista, desnudo, percorrendo na frente da plateia caminhos virgens a ambos, desmistificando na prática o processo de criação e tornando cada apresentação única.

Com o patrocínio da Petrobras foi possível dividir o projeto em duas etapas. A primeira (2014) permitiu ao instrumentista apresentar 12 ensaios abertos, com apresentações em Brasília, Ceilândia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes. Numa obra em progresso, esse momento inicial serviu para testar a aplicação da obra, além de afinar junto à sua equipe e ao público a formatação e o conteúdo da montagem.

"Faz toda diferença ter condições para o experimento, permitindo-se agir, refletir, seguir, recuar e recomeçar, transformando a ideia em algo palpável e possível de se aplicar e compartilhar. Desfrutar na música instrumental de procedimentos comuns aos grandes artistas do universo pop é muito legal. E é por isso que digo, sem demagogias, que ter o patrocínio possibilita desfrutar dessa regalia. E que continue assim. Minha pequena contribuição é oferecer o meu melhor a cada dia, e disponibilizar a todos gratuitamente o disco digital PELO BRASIL, no site do projeto.” diz Hamilton.

Hamilton de Holanda, o "Jimi Hendrix” do bandolim

Transgressor do instrumento e criador de uma técnica revolucionária, o bandolinista contagia plateias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios, de uma música focada na beleza e na espontaneidade. Hamilton é um músico que une tradição e modernidade passando com tranquilidade pelas mais diferentes formações (solo, duo, quinteto, orquestra), consolidando, assim, uma maneira de expor ideias musicais e impressões sobre a vida com "o coração na ponta dos dedos.

Hamilton está em constante produção e enfileira 28 lançamentos em 18 anos de profissão. Ao lado de seu empresário/parceiro, Marcos Portinari, as ideias fervilham, fluem livremente, e os projetos não param. Eles estreiam PELO BRASIL, na sequência de três grandes lançamentos, ambos com sucesso de crítica e púbico: "Caprichos”, projeto solo que sintetiza seu trabalho como compositor, que foi indicado ao 15 Grammy Latino entre os melhores discos de música instrumental; "Bossa Negra”, parceria inédita com o cantor Diogo Nogueira, cotado entre os melhores trabalhos de 2014; e "Hamilton de Holanda e O Baile do Almeidinha”, fruto da gafieira contemporânea que há três anos ocupa o Circo Voador. Hamilton acaba de ganhar o Prêmio da Música em duas categorias com o disco "Trio”, ao lado de Thiago da Serrinha e André Vasconcellos.
Hamilton de Holanda faz show de lançamento do CD "Pelo Brasil"


Categorias: Outubro 2015
Tags: show, Concerto
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar