FaceBook Twitter


Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Encerramento ArteSesc Confluências - Eventinho



Quando: 03 Outubro 2015, sábado, a partir das 9h
Onde: Praça XV, Largo da Alfândega, Rua Felipe Schmidt, Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1504158206572760

9h às 12h30 - Performances: Praça XV, Largo da Alfândega, Rua Felipe Schmidt - Centro
14h às 17h - Palestra/Bate Papo: Sala Multiuso Sesc Prainha - Travessa Syriaco Atherino, 100

Em Florianópolis, o ArteSesc Confluências, projeto nacional do Sesc, encerra neste sábado, 3 de outubro, com o "Eventinho: confluências nas artes visuais de Santa Catarina”. A ação foi criada pelos 20 participantes selecionados na edição 2015 do projeto ArteSesc Confluências em Santa Catarina – artistas, curadores, críticos e estudantes.

Ao longo de 2015, o grupo participou de encontros colaborativos para troca de experiências com mediadores especialistas atuantes no circuito artístico nacional. Com este intercâmbio de saberes, será possível produzir uma análise ampla e detalhada do contexto regional, identificar e dialogar sobre agentes culturais, circuitos, tendências, temáticas, espaços, políticas, ideologias, tensões e pontos de confluência.

A programação do "Eventinho” inicia pela manhã, com performances dos participantes no centro da Capital e à tarde os três mediadores nacionais, Alexandre Romariz Sequeira (PA), Fernando Lindote (SC) e Renata Voss (BA) farão uma explanação sobre o trabalho realizado ao longo do ano nos seis estados participantes do projeto. À tarde, a programação se inicia às 14h na sala multiuso do Sesc Prainha, na Travessa Syriaco Atherino, 100. Gratuito, aberto ao público.

Os Assessores:
Alexandre Romariz Sequeira, Belém/Pa.

Artista plástico e fotógrafo, é Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa.
Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteriadade social, tendo participado de diversas exposições e festivais no Brasil e exterior. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas/PA; Coleção Pirelli/MASP e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Fernando Lindote, Florian ópolis/SC
Fernando Lindote é artista visual. Transita em várias linguagens: pintura, escultura, vídeo, instalação e desenho. Participou da 29º Bienal Internacional de São Paulo/2010, Clube da Gravura do MAM São Paulo/2009, Futuro do Presente no Instituto Itaú Cultural/2007, Dez + um. Arte Recente Brasileira, Instituto Tomie Ohtake/2006, 5º Bienal do Mercosul /2005, Panorama de Arte Brasileira no MAM São Paulo/2005 e 1998. Foi bolsista da Fundação Vitae em 2001. Recebeu o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça FUNARTE em 2009 e 2010. Realizou as individuais 1971 – a cisão da superfície no CCBB Rio/2012, 3D3M no Centro Universitário Mariantonia/2008, Experiências com o Corpo no Instituto Tomie Ohtake/2002, EDAX, XII Mostra da Gravura Museu da Gravura, Curitiba/200, Teatro Privado no MAM Rio de Janeiro/1999, entre outras.

Renata Voss, Salvador/BA
Renata Voss é fotógrafa e atualmente cursa doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve trabalhos autorais desde 2004 e tem interesse por processos alternativos em fotografia bem como na investigação dos diversos suportes que a fotografia pode assumir.

As performances – das 9h às 12h30:

Manhã na Figueira
Performance
Ali Assumpção e Letícia Cardoso
Horário: das 11:00 às 12:00
Local: Praça XV de Novembro

Violência Gratuita
Intervenção
Ali Assumpção e Charles Steuck
Horário: 12:00 às 13:00
Local: Rua Felipe Schmidt

Rastros
Performance
Alê Melo
Horário: 10:00 (duração 1h)
Local: Centro (indefinido)
Sinopse: A ação consiste em percorrer um trajeto indefinido por uma hora. Por meio de uma linha, postes, placas e objetos servirão para demarcar tal percurso.

Feira Propósito
Ação performática
Joelson Bugila
Horário: 9:00 às 12:00
Local: Largo da Alfândega
Sinopse: Feira Propósito &e acute; uma ação performática realizada numa barraca de feira instalada em praça pública, feiras de frutas ou lugar movimentado, no qual o artista negocia frutas por respostas. Para cada fruta, uma pergunta. As questões proprõe uma reflexão acerca do ato de consumo que prescinde do dinheiro como mediador.

Aprender a preender... aprender a desaprender... para finalmente Ser
Performance
Franzoi
Horário: 11:00 (duração 10 a 15 min)
Local: Praça da Alfândega
Sinopse: A performance discute a antropologia do conhecimento, da linguagem e da educação. O ciclo de desenvolvimento do ser humano, seu meio e sua passagem inexorável no cronotopo pela presença. Articulações do corpo e do olhar dentro da sociedade a partir da relação entre corpo-imagem, corpo-objeto, corpo-espaço, corpo-signo. Um tecido tubular preto sobre o chão forma uma linha, dentro um volume de corpo, o performer, deitado em posição fetal. O corpo caminha, busca sair da "caverna de Platão” a partir de experiências táteis e sensíveis, desenha de forma escultórica o espaço e ressignifica a imagem por meio do olhar do espectador. No final - o rastro.

Passeio Lambe-lambe
Intervenção
Letícia Cobra Lima
Ponto de partida: Escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis
Horário: 09:30
Sinopse: Caminhada pelo centro da cidade para colagem de lambe-lambes (cartazes de tamanho variado, geralmente reproduzidos em xerox, colados em espaços públicos com cola de farinha - o grude). Traga seu material pronto para colar. Teremos grude e brochas disponíveis!

Banca
Intervenção
Fran Favero
Horário: 11:00 às 12:00
Local: Camelódromo Municipal de Florianópolis
Sinopse: Banca temporária de venda e distribuição de publicações de artista no formato de DVDs pirata.

Erro Maquínico
Ação Online
Jonas Esteves
Horário: a partir das 09:00
Local: Online nas redes sociais pelo uso da hashtag #erromaquina e no Facebook na página Máquinas de Apoio, Manutenção e Suporte à vida
Sinopse: São registros em vídeos de erros, anomalias, tilts eletrônicos e maquínicos que acontecem no nosso cotidiano.

Classificação Maquínica
Ação Online
Jonas Esteves
Horário: a partir das 09:00
Local: Distribuição de adesivos na Praça XV de Novembro
Online nas redes sociais pelo uso da hashtag #classmaquina e no Facebook na página Máquinas de Apoio, Manutenção e Suporte à vida
Sinopse: Classificação Máquina é uma curadoria online com o uso da Hashtag #classmaquina onde o artista e outros usuários terão a possibilidade de classificar as máquinas como sendo de apoio, manutenção ou suporte. Essa Classificação Máquina faz parte do M.A.M.S. Máquinas de Apoio Manutenção e Suporte a Vida, onde o artista já faz a classificação das máquinas que ele desenha e constrói.

Uivos
Micro-intervenção sonora
Raquel Stolf
Horário: 10:00 às 12:00
Local: centro de Florianópolis e arredores
Sinopse: uma moto que faz anúncios sonoros veicula uivos de cachorros. Uivos são vocalizações que servem/atuam como tentativa de reunir o grupo, pois alcançam grandes distâncias; criar uma rede de comunicação instantânea (mensagem aguda e alta); forma de avisar sobre algum intruso = sinal de fumaça/aviso; uma espécie de chamado para alguém que saiu de casa (ou para uma fêmea no cio); um sinal de tédio ou solidão; demonstração vocal de contentamento e/ou de felicidade.

Ilhamento Máximo
Intervenção
Claudia Zimmer
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Praça XV de Novembro
Sinopse: Distribuição de bótons.

guarda-chuva-para-guardar-chuva
Intervenção
Claudia Zimmer
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Praça XV de Novembro
Sinopse: Trata-se da ação de carregar um guarda-chuva que abre para cima - fato que faz com que o objeto comporte chuva em seu interior.
O trabalho é pensado a partir da frase que lhe nomeia, sendo esta originalmente elaborada de forma circular, de modo que sua leitura não privilegie começo nem fim, desencadeando um jogo sonoro e semântico.

Mostra de Publicações
Horário: 9:00 às 12:30
Local: Praça XV de Novembro
Horário: 14:00 às 17:00
Local: Sala Multiuso – Sesc Prainha

Campanha Satânica
Intervenção
Jefferson Kielwagen
Horário: Coffe Break
Local: Sesc Prainha
Sinopse: Intervenção em coquetel. Balas de banana, coladas em fitas com mensagens satânicas, dispostas em uma bandeja ou prato entre os outros aperitivos de uma mesa de coquetel. O público do evento leva os doces com as mensagens.
Encerramento ArteSesc Confluências - Eventinho


Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Março 2019 Udesc Ceart abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e técnica Klauss Vianna
até 24 Março 2019 Udesc abre inscrições para oficina gratuita de teatro
até 24 Março 2019 Inscrições para oficina gratuita de crochê e tricô
até 24 Março 2019 25ª Maratona Fotográfica de Florianópolis
até 24 Março 2019 Inscrições para oficina gratuita de Atelier Livre de Artes Visuais do IFSC
até 24 Março 2019 Inscrições para curso gratuito de Atendente de Ótica


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar