FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Encerramento ArteSesc Confluências - Eventinho



Quando: 03 Outubro 2015, Sábado, a partir das 9h
Onde: Praça XV, Largo da Alfândega, Rua Felipe Schmidt, Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1504158206572760

9h às 12h30 - Performances: Praça XV, Largo da Alfândega, Rua Felipe Schmidt - Centro
14h às 17h - Palestra/Bate Papo: Sala Multiuso Sesc Prainha - Travessa Syriaco Atherino, 100

Em Florianópolis, o ArteSesc Confluências, projeto nacional do Sesc, encerra neste sábado, 3 de outubro, com o "Eventinho: confluências nas artes visuais de Santa Catarina”. A ação foi criada pelos 20 participantes selecionados na edição 2015 do projeto ArteSesc Confluências em Santa Catarina – artistas, curadores, críticos e estudantes.

Ao longo de 2015, o grupo participou de encontros colaborativos para troca de experiências com mediadores especialistas atuantes no circuito artístico nacional. Com este intercâmbio de saberes, será possível produzir uma análise ampla e detalhada do contexto regional, identificar e dialogar sobre agentes culturais, circuitos, tendências, temáticas, espaços, políticas, ideologias, tensões e pontos de confluência.

A programação do "Eventinho” inicia pela manhã, com performances dos participantes no centro da Capital e à tarde os três mediadores nacionais, Alexandre Romariz Sequeira (PA), Fernando Lindote (SC) e Renata Voss (BA) farão uma explanação sobre o trabalho realizado ao longo do ano nos seis estados participantes do projeto. À tarde, a programação se inicia às 14h na sala multiuso do Sesc Prainha, na Travessa Syriaco Atherino, 100. Gratuito, aberto ao público.

Os Assessores:
Alexandre Romariz Sequeira, Belém/Pa.

Artista plástico e fotógrafo, é Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa.
Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteriadade social, tendo participado de diversas exposições e festivais no Brasil e exterior. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas/PA; Coleção Pirelli/MASP e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Fernando Lindote, Florianópolis/SC
Fernando Lindote é artista visual. Transita em várias linguagens: pintura, escultura, vídeo, instalação e desenho. Participou da 29º Bienal Internacional de São Paulo/2010, Clube da Gravura do MAM São Paulo/2009, Futuro do Presente no Instituto Itaú Cultural/2007, Dez + um. Arte Recente Brasileira, Instituto Tomie Ohtake/2006, 5º Bienal do Mercosul /2005, Panorama de Arte Brasileira no MAM São Paulo/2005 e 1998. Foi bolsista da Fundação Vitae em 2001. Recebeu o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça FUNARTE em 2009 e 2010. Realizou as individuais 1971 – a cisão da superfície no CCBB Rio/2012, 3D3M no Centro Universitário Mariantonia/2008, Experiências com o Corpo no Instituto Tomie Ohtake/2002, EDAX, XII Mostra da Gravura Museu da Gravura, Curitiba/200, Teatro Privado no MAM Rio de Janeiro/1999, entre outras.

Renata Voss, Salvador/BA
Renata Voss é fotógrafa e atualmente cursa doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve trabalhos autorais desde 2004 e tem interesse por processos alternativos em fotografia bem como na investigação dos diversos suportes que a fotografia pode assumir.

As performances – das 9h às 12h30:

Manhã na Figueira
Performance
Ali Assumpção e Letícia Cardoso
Horário: das 11:00 às 12:00
Local: Praça XV de Novembro

Violência Gratuita
Intervenção
Ali Assumpção e Charles Steuck
Horário: 12:00 às 13:00
Local: Rua Felipe Schmidt

Rastros
Performance
Alê Melo
Horário: 10:00 (duração 1h)
Local: Centro (indefinido)
Sinopse: A ação consiste em percorrer um trajeto indefinido por uma hora. Por meio de uma linha, postes, placas e objetos servirão para demarcar tal percurso.

Feira Propósito
Ação performática
Joelson Bugila
Horário: 9:00 às 12:00
Local: Largo da Alfândega
Sinopse: Feira Propósito é uma ação performática realizada numa barraca de feira instalada em praça pública, feiras de frutas ou lugar movimentado, no qual o artista negocia frutas por respostas. Para cada fruta, uma pergunta. As questões proprõe uma reflexão acerca do ato de consumo que prescinde do dinheiro como mediador.

Aprender a preender... aprender a desaprender... para finalmente Ser
Performance
Franzoi
Horário: 11:00 (duração 10 a 15 min)
Local: Praça da Alfândega
Sinopse: A performance discute a antropologia do conhecimento, da linguagem e da educação. O ciclo de desenvolvimento do ser humano, seu meio e sua passagem inexorável no cronotopo pela presença. Articulações do corpo e do olhar dentro da sociedade a partir da relação entre corpo-imagem, corpo-objeto, corpo-espaço, corpo-signo. Um tecido tubular preto sobre o chão forma uma linha, dentro um volume de corpo, o performer, deitado em posição fetal. O corpo caminha, busca sair da "caverna de Platão” a partir de experiências táteis e sensíveis, desenha de forma escultórica o espaço e ressignifica a imagem por meio do olhar do espectador. No final - o rastro.

Passeio Lambe-lambe
Intervenção
Letícia Cobra Lima
Ponto de partida: Escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis
Horário: 09:30
Sinopse: Caminhada pelo centro da cidade para colagem de lambe-lambes (cartazes de tamanho variado, geralmente reproduzidos em xerox, colados em espaços públicos com cola de farinha - o grude). Traga seu material pronto para colar. Teremos grude e brochas disponíveis!

Banca
Intervenção
Fran Favero
Horário: 11:00 às 12:00
Local: Camelódromo Municipal de Florianópolis
Sinopse: Banca temporária de venda e distribuição de publicações de artista no formato de DVDs pirata.

Erro Maquínico
Ação Online
Jonas Esteves
Horário: a partir das 09:00
Local: Online nas redes sociais pelo uso da hashtag #erromaquina e no Facebook na página Máquinas de Apoio, Manutenção e Suporte à vida
Sinopse: São registros em vídeos de erros, anomalias, tilts eletrônicos e maquínicos que acontecem no nosso cotidiano.

Classificação Maquínica
Ação Online
Jonas Esteves
Horário: a partir das 09:00
Local: Distribuição de adesivos na Praça XV de Novembro
Online nas redes sociais pelo uso da hashtag #classmaquina e no Facebook na página Máquinas de Apoio, Manutenção e Suporte à vida
Sinopse: Classificação Máquina é uma curadoria online com o uso da Hashtag #classmaquina onde o artista e outros usuários terão a possibilidade de classificar as máquinas como sendo de apoio, manutenção ou suporte. Essa Classificação Máquina faz parte do M.A.M.S. Máquinas de Apoio Manutenção e Suporte a Vida, onde o artista já faz a classificação das máquinas que ele desenha e constrói.

Uivos
Micro-intervenção sonora
Raquel Stolf
Horário: 10:00 às 12:00
Local: centro de Florianópolis e arredores
Sinopse: uma moto que faz anúncios sonoros veicula uivos de cachorros. Uivos são vocalizações que servem/atuam como tentativa de reunir o grupo, pois alcançam grandes distâncias; criar uma rede de comunicação instantânea (mensagem aguda e alta); forma de avisar sobre algum intruso = sinal de fumaça/aviso; uma espécie de chamado para alguém que saiu de casa (ou para uma fêmea no cio); um sinal de tédio ou solidão; demonstração vocal de contentamento e/ou de felicidade.

Ilhamento Máximo
Intervenção
Claudia Zimmer
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Praça XV de Novembro
Sinopse: Distribuição de bótons.

guarda-chuva-para-guardar-chuva
Intervenção
Claudia Zimmer
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Praça XV de Novembro
Sinopse: Trata-se da ação de carregar um guarda-chuva que abre para cima - fato que faz com que o objeto comporte chuva em seu interior.
O trabalho é pensado a partir da frase que lhe nomeia, sendo esta originalmente elaborada de forma circular, de modo que sua leitura não privilegie começo nem fim, desencadeando um jogo sonoro e semântico.

Mostra de Publicações
Horário: 9:00 às 12:30
Local: Praça XV de Novembro
Horário: 14:00 às 17:00
Local: Sala Multiuso – Sesc Prainha

Campanha Satânica
Intervenção
Jefferson Kielwagen
Horário: Coffe Break
Local: Sesc Prainha
Sinopse: Intervenção em coquetel. Balas de banana, coladas em fitas com mensagens satânicas, dispostas em uma bandeja ou prato entre os outros aperitivos de uma mesa de coquetel. O público do evento leva os doces com as mensagens. Encerramento ArteSesc Confluências - Eventinho

Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar