FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
1º Xepa Truck - Food Trucks unidos contra o desperdício de alimentos



Quando: 24 Outubro 2015, Sábado, das 9h às 16h
Onde: Praça XV de Novembro, Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1672977842914023

O tradicional Viva a Cidade terá uma edição especial no próximo sábado, dia 24 de outubro, com a realização do primeiro Xepa Truck, um evento contra o desperdício de alimentos. Inédito no Brasil, o evento acontecerá das 9h às 16h e contará com a participação de 12 caminhões de comida, que utilizarão frutas, verduras e legumes, subsidiados pelo Hippo Supermercados, para oferecer um cardápio diferenciado aos seus fieis consumidores. A ação tem a proposta de salvar os alimentos perecíveis bons para o consumo, que seriam descartados por não atenderem os padrões estéticos de prateleira de mercado.

A iniciativa do Núcleo de Food Trucks da CDL de Florianópolis, em parceria com o Instituto Lixo Zero e o Slow Food, faz parte da Semana Lixo Zero e busca conscientizar sobre o grave problema de desperdício no Brasil. Segundo pesquisa apurada em junho pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 60% dos alimentos produzidos no país são descartados todos os dias, resultado em graves prejuízos financeiros e nutricionais.

"Como os pratos são montados com a participação do consumidor, teremos a oportunidade de mostrar aos clientes a importância do reaproveitamento dos alimentos e, ao mesmo tempo, incentivar hábitos nutricionais mais saudáveis”, explica Juliana da Silva, coordenadora-geral do Núcleo.

De acordo com Juliana, a realização do evento será um divisor de águas para atividade na Capital. "Queremos aproximar ainda mais a população desta nova modalidade de gastronomia, mostrando que é possível inovar nas receitas com muita criatividade e, principalmente, conscientizando as pessoas sobre a necessidade de evitar o desperdício dos alimentos”, explica.

Para Bernardo Simões, facilitador do Slow Food da Região Sul do Brasil, "três produtos são cultivados, destes, um é desperdiçado, entre o campo e os lares, outro é jogado fora nos lares e apenas um, dentre os três é realmente consumido. Fica a pergunta: De quantos planetas vamos precisar para cultivar comida para todos dessa forma"?

Neste dia, 20% dos valores arrecadados serão revertidos para a realização de um evento gastronômico beneficente na Capital. 1º Xepa Truck - Food Trucks unidos contra o desperdício de alimentos

Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 05 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar