FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Caminhada Rumos do Itaú Cultural 2015-2016 - inscrições abertas



Quando: até 6 de novembro
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Depois de anunciar a abertura das inscrições para o Rumos 2015-2016, em coletiva que reuniu jornalistas de todo o país em São Paulo, equipes do instituto vem percorrendo todas as capitais brasileiras para divulgar esse programa que é uma das importantes marcas da atuação do instituto no cenário brasileiro e uma referência de fo­mento à nova produção de arte e cultura; a caminhada já esteve em algumas cidades do Norte e do Nordeste do país e chega agora em Santa Catarina.

Com um encontro na Fundação Cultural Badesc, Florianópolis recebe a Caminhada Rumos no dia 21 de setembro, segunda-feira, às 18h30, com entrada franca. Vagas 40. Como resultado de mais uma parceria entre a instituição catarinense e o Itaú Cultural, representado pelo gerente do Núcleo de Audiovisual, Claudiney Ferreira, e de Inovação, Marcos Cuzziol, é apresentada a 17ª edição do programa Rumos, cujas inscrições estão abertas e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro. Eles falarão sobre esta plataforma de fo­mento do instituto à produção artística brasileira e as inovações que consolidam a reformulação realizada em 2013.

A caminhada foi iniciada em São Luís do Maranhão, de onde seguiu para o Ceará, Teresina, Belém, Macapá, Manaus, Boa Vista e chega desta vez em Santa Catarina, até completar uma visita às 27 capitais do país em cronograma em definição. Na região Sul, segue, ainda para Porto Alegre e Curitiba e depois sobe para Belo Horizonte.

O modelo segue aberto, podendo ser inscritos projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas, sem limitação dos campos de investigação, com grande liberdade para artistas, produtores e pesquisadores definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos. Entre as novidades está a organização das propostas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras), definidos para facilitar o processo de inscrição. Outra inovação é o fim do teto orçamentário para as propostas, o que abre novas possibilidades para os proponentes.

O processo de seleção dos projetos também ganha uma nova fase. Antes de passarem para a Comissão de Seleção, as propostas agora serão examinadas por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país, os quais farão a primeira fase seletiva. Os nomes desta comissão prévia não serão revelados antes do resultado final para preservar a idoneidade do processo. Os critérios de seleção a serem observados serão a singularidade do projeto, a sua relevância e consistência.

"Vamos dar continuidade ao modelo que inauguramos em 2013 em que as definições não são dadas mais pela instituição e sim pelos agentes culturais, invertendo uma ordem histórica que, ao nosso ver, estava represando a criação e perpetuando vícios de formatação de projeto”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. "Rompemos com a forma em que os projetos tinham que se enquadrar aos propósitos preconizados pela instituição e pelos editais. Com isso deslocamos o eixo de poder de decisão para quem produz o conteúdo cultural, abrindo um novo modo de apoio”, complementa.

"Ficou claro para nós que um programa com a história do Rumos e seus 18 anos de atuação precisava efetivamente assumir riscos para se colocar em linha com a produção contemporânea, que não cabe nos editais estanques”, avalia Saron. De acordo ele, o novo formato do Rumos atraiu um volume substancial de projetos e propostas que teriam dificuldade em encontrar guarita nos editais tradicionais. Prova disso é que a última edição do programa, já reformulada, registrou mais de 15 mil inscrições. O recorde de edições anteriores havia sido de 2,6 mil.

Conforme pesquisa realizada pelo Observatório Itaú Cultural na base de dados de inscritos na edição 2013-2014, do total de proponentes, 30% nunca haviam tentado se inscrever antes em algum outro edital. O formato aberto, a abrangência e a autonomia foram apontados por este grupo como razões para participarem do Rumos. O estudo indicou também que 97,11% deles consideraram o regulamento na forma de perguntas e respostas como um fator positivo para a compreensão do processo de inscrição no programa.

Inscrições

Seguindo a política das edições anteriores, as inscrições são gratuitas. Neste ano, elas foram abertas em 1 de setembro e devem ser efetuadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro, exclusivamente no site rumositaucultural.org.br. Os projetos começam a ser avaliados logo após o fechamento das inscrições e o trabalho da Comissão de Seleção será concluído até maio de 2016. Os contemplados serão informados por e-mail, no dia 10 daquele mês. Em seguida, o site do Itaú Cultural e os meios de comunicação divulgarão os resultados.

Como no edital passado, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados. Esta decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural.

Comissão de Seleção

Os membros da Comissão de Seleção são profissionais externos ao Itaú Cultural e gerentes do próprio instituto. São eles: a professora, pesquisadora de dança e membro do núcleo Recife, no Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal, Adriana Gehres, a ilustradora, designer gráfica e professora Beá Meira, o cineasta Jeferson De, o presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) João Cezar de Castro Rocha, a atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias Karla Martins, o professor de ciência da informação e diretor de cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcos Galindo, a jornalista e crítica de artes Maria Hirszman, a jornalista e criadora do projeto de investigação urbanística Cidades para Pessoas Natália Garcia, o administrador e produtor cultural Paulo Mattos, o produtor musical e diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP) Pena Schmidt, o compositor, cantor e violonista Tiganá Santana, e o jornalista, crítico e pesquisador teatral Valmir Santos.

Pelo Itaú Cultural, a comissão é formada pelos gerentes de núcleo: Ana de Fátima Sousa (Comunicação), Anna Montini (Jurídico), Claudiney Ferreira (Audiovisual e literatura), Edson Natale (Música), Henrique Idoeta (Produção), Marcos Cuzziol (Inovação), Sofia Fan (Artes visuais), Tânia Rodrigues (Enciclopédia) e Valéria Toloi (Educação e Relacionamento). Veja os seus perfis mais adiante.

A Caminhada

Em 2013, a itinerância para apresentar o Rumos 2013-2014, então totalmente reformulado, ocorreu de setembro a novembro e consistiu em conversas para diversos públicos. Ao todo, 4.453 pessoas participaram das atividades em 43 cidades. O resultado está registrado no blog do Rumos (novo.itaucultural.org.br/explore/blogs/rumos-2).

Para explicar o Rumos 2015-2016, uma equipe do Itaú Cultural está percorrendo todas as regiões do Brasil na Caminhada Rumos, tendo começado pelo Maranhão, Ceará e Piauí. Na segunda etapa da itinerância foram ao Amapá, Pará, Amazonas e Roraima, seguindo agora na terceira fase por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Depois destes Estados, sobem o país dando continuidade até passar por todas as capitais dos 27 estados brasileiros.
Caminhada Rumos do Itaú Cultural 2015-2016 - inscrições abertas


Categorias: Novembro 2015
Tags: Cultura
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 23 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 23 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 26 Fevereiro 2018 Inscrições para aulas gratuitas de dança, alongamento e ginástica 2018/1
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar