FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
III Colóquio Antropologias em Performance



Quando: 9 e 10 de novembro
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/795750040523942

O Grupo de Estudos em Oralidade e Performance (Gesto), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFSC, promove nos dias 9 e 10 de novembro de 2015 a terceira edição do Colóquio Antropologias em Performance no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Entrada gratuita.

Para a abertura do Colóquio haverá a palestra In and out of sync: Rhythms of translation in performance and dance com Gabriele Brandstetter (FU Berlin), com tradução, às 9h30 e às 11h, apresentação, exibição e conversa do filme Limiares (2014).

"O encontro dá continuidade às articulações entre antropologia e performance que nortearam Colóquios anteriores, realizados em 2009 e 2012. Para esse novo encontro, a temática que orienta as apresentações e discussões programadas se volta para as articulações entre antropologia, performance e política - destacando igualmente as variadas formas de disjunção entre esses campos semânticos, conceituais e pragmáticos. Tomamos o modo de conceber ou imaginar as relações entre performance e política - como contínuas ou descontínuas, implicadas ou separadas, como um campo de tensões ou precárias aproximações – como ponto de partida para a realização dessas articulações, assim como para a análise das mesmas. Longe de propor novas definições, queremos ressaltar como as concepções variadas de ‘performance’ e ‘política’ atuam sobre o modo de imaginar ou conceber as relações entre tais termos e os campos aos quais se referem, já prefigurando, dessa forma, a realização e análise desses distintos modos de articulação e disjunção. Ou seja, partimos do principio antropológico que qualquer definição destes termos ou descrição dos campos aos quais se referem já implica alguma forma de intervenção. Esses modos distintos de ‘pensar antropologicamente’ levam, por sua vez, a um enfoque nos entrelaces e emaranhamentos do pensar com seus diversos campos etnográficos e com as dinâmicas históricas que os refletem, transformam e reinventam. Essa elaboração já leva a um estranhamento de certos usos comuns do termo ‘intervenção’, e aqui propomos algo como um duplo estranhamento ao re-situar essa abordagem antropológica no limiar tenso e multiforme entre performance e política.Buscamos um deslocamento das performances políticas ou do politico nas performances para um enfoque do político enquanto espaço onde o dissenso pode ser pensado e vivido, problematizando a negociação, a tradução e a ideia de processo e, ao mesmo tempo, enfatizando o potencial para a transformação. Podemos nos deslocar ainda mais, movendo-nos da articulação entre performance e política em sua conjugação a partir de um evento, em direção à potência imprevisível de atos cujos efeitos pragmáticos ou desfecho político não podem ser previstos de antemão. Ao mesmo tempo em que nos movemos para além da localização espacial e temporal, ainda que frequentemente precária e comumente efêmera, do evento de performance, intervenção também amplia seu sentido em direção à potência da interrupção. Deste modo, sugerem modos de intervir menos a partir de forças, significados ou contextos já identificados, e mais a partir da própria instabilidade generativa advinda das colisões e colusões entre formas emergentes de praticar a antropologia, a performance e a política."

Programa do III Colóquio Antropologias em Performance

Segunda-feira, dia 09 de novembro

09:30-11:00 Abertura do Colóquio - Palestra "In and out of sync: Rhythms of translation in performance and dance.” Gabriele Brandstetter (FU Berlin) (palestra em inglês, com tradução)

11:00-13:00 Filme - apresentação, exibição e conversa Limiares (53’, 2014 ), com a presença de Sandra Meyer (UDESC) e Jussara Xavier (UDESC)

15:00-17:00 Intervenções I
"Quem vem lá sou eu: o corpo em cena como propiciador da emergência de fantasmas.” Heloisa Gravina (UFSM)
"Pequenas histórias da visão: a parte do não ver.” Evelyn Schuler Zea (UFSC)
"Perigo das palavras: A (des)compreensão e o risco.” Vânia Z. Cardoso (UFSC)

17:30-19:30 Palestra e filme
"A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático.” Esther Jean Langdon (UFSC)
Exibição e debate do filme Oficina de bain coca com o povo Siona do Putumayo (2015, 30’), documentário de Alan Stone Langdon e Esther Jean Langdon

Terça-feira, dia 10 de novembro

09:30-11:30 Intervenções II
"A performance da subjetividade: Novos sujeitos políticos no Movimento dos Sem Terra.” Alex Flynn (Durham University)
"ERRO Grupo e seus procedimentos estratégicos para a construção de situações de intervenção urbana.” Pedro Bennaton (ERRO Grupo)
"Performance, citação e bolhas de sabão.” Scott Head (UFSC)

13:30-15:30 Intervenções III
"Per-Formance e Performance Art: superar as velhas traições.” Robson Corrêa de Camargo (UFG)
"Princesas, tigres e zumbis se encontram: performances narrativas de crianças imigrantes.” Luciana Hartman (UnB)
"Descrição tensa (Tension-Thick Description).” John Dawsey (USP)

16:00-17:00 Intervenções de coisas que nos fazem falar/calar

17:00-18:00 Intervenção artística Diego de los Campos

18:30-20:30 Filme - apresentação, exibição e conversa
Das nuvens pra baixo (74’, 2014) de Marco Antônio Gonçalves e Eliska Altmann, seguida por conversa com Geandra Nobre (atriz do filme) e comentários de Rafael Devos (UFSC). III Colóquio Antropologias em Performance

Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar