FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Concerto gratuito "Mosaico Musical" na semana comemorativa de 30 anos da Udesc Ceart



Quando: 12 Novembro 2015, Quinta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: Gratuito

No dia 12 de novembro, quinta-feira, ocorre a sexta edição do Mosaico Musical – Concerto do Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), às 20h, com entrada gratuita. O concerto integra a programação da Semana Comemorativa de 30 anos do Centro de Artes (Ceart), e os ingressos podem ser retirados no local uma hora antes do início da apresentação.

Nesta sexta edição será apresentados um programa diversificado. Como nas edições anteriores, o concerto busca incluir composições e/ou arranjos de autoria dos professores do DMU. Neste ano, o programa inclui a estreia da peça "Bruxólica n.3” de Acácio Piedade, que ele próprio executará ao piano, e a pré-estreia do Concerto para Piano a Quatro mãos e Orquestra de Câmara do compositor Liduíno Pitombeira, a ser apresentado pelo Duo Castean & Barros e pela Orquestra Acadêmica da Udesc, com regência de Sérgio Figueiredo.

No concerto serão apresentadas obras dos compositores Ambroise Thomas, Acácio Piedade, Daniel Lucena, Marcos Leite, Liduíno Pitombeira, Lobo de Mesquita, Marlos Nobre, Puccini, Rodger & Hammerstein e Torroba, entre peças solos de violão, de piano, duos de piano, árias para soprano e canto, duo de piano e violino, coro a capella, coro com orquestra e solo de soprano.

Participam desta edição do Mosaico Musical os professores Alicia Cupani (soprano), Bernadete Castelan Póvoas, Luis Claudio Barros, Maurício Zamith e Thais Nicolau (pianistas), João Eduardo Titton (violinista), Marcelo Brombilla (violonista), Acácio Piedade (pianista e compositor) e Vânia Müller (percussionista), além do Coral e Orquestra Acadêmica da Udesc, sob a regência do professor Sergio Figueiredo. Participam também os músicos convidados: Cristian Faig (flautista), Edivaldo Chiquini (trompista), Gabriel Fortunato (Clarinetista) e Márco Rodrigo Souza e Silva (timpanista).

Mosaico Musical
A ideia surgiu em 2010, quando foi realizado um concerto com o objetivo de divulgar a produção artística dos professores de Música da Udesc. A repercussão desse concerto – tanto da recepção do público, como do favorável entrosamento artístico que se criou entre o corpo docente – incentivou a realização de um evento anual. Nomeado de "Mosaico Musical”, em referência ao seu caráter de mostra variada da produção dos docentes do Departamento, o concerto é uma realização conjunta dos programas de extensão Piano em Foco e VivaVoz, coordenados respectivamente pelas professoras Bernardete Castelan e Alicia Cupani.

O objetivo do concerto é promover o diálogo entre ensino e prática artística, oferecendo um panorama da atividade dos professores do departamento de música e valorizando a produção em solos e/ou conjuntos. Além disso, a apresentação do concerto em ambiente externo à Universidade tem ainda o intuito de divulgar e compartilhar o conhecimento acadêmico com a comunidade mais ampla.

Sobre os músicos

Alicia Cupani
Mestre em Musicologia (Unesp), Especialista em Educação Musical (Embap) e Licenciada em Música (Udesc). Aperfeiçoou-se em canto lírico com Neyde Thomas (Curitiba) e Liborio Simonella (Buenos Aires). Como solista tem se apresentado em diversas óperas, obras sacras e recitais de câmara. Desde 2008 é professora titular de Canto, no Departamento de Música da Udesc e coordenadora do Programa de Extensão VivaVoz, com o qual desenvolve projetos ligados ao ensino e a performance do canto.

Duo Castelan & Barros
Formado pelos pianistas Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros em 2010, o Duo Castelan & Barros propõe-se divulgar o amplo repertório para piano a quatro mãos, com destaque para obras de compositores brasileiros e sul-americanos, ao qual dedicam intensa pesquisa. A afinidade musical entre os pianistas e o refinamento técnico-sonoro são a marca do duo que tem se apresentado em turnês, em 2015 em Portugal, e participado de eventos internacionais (Performa 2013 e 2015, Encontro de Pedagogia e Congreso na Argentina, 2014). Além da carreira como solistas, os pianistas também exercem atividade como pedagogos e pesquisadores da Udesc.

Duo Titton-Zamith
Formado pelo violinista João Eduardo Titton e pelo pianista Maurício Zamith, professores do Departamento de Música da Udesc, o Duo Titton-Zamith é um projeto de extensão universitária que visa fomentar e divulgar a produção artística e musical do Centro de Artes da Udesc. Atuante desde 2006, o duo tem se apresentado regularmente em teatros e universidades do país. Neste ano, o duo realizou uma série de recitais e masterclasses em universidades dos Estados Unidos. Zamith e Titton são professores na Udesc há mais de 10 anos e ambos os músicos desenvolvem carreira como solistas e junto a orquestras pelo país.

Thais Nicolau
Tem bacharelado em Música-Piano pela Unicamp, mestrado em Música-Piano pela University of North Dakota e doutorado pela University of Northern Colorado. É pesquisadora com publicações e apresentações em conferências como Performa’11, Portugal; Conferência Internacional de Artes e Humanidades do Hawaii e Conferência Nacional da College Music Society (EUA). Tem se apresentado como solista e colaboradora no Brasil, Estados Unidos, Cuba e Chile. Foi solista à frente da Orquestra Sinfônica da Unicamp e participou de recitais na Western Colorado State University, University of Northern Colorado e Metropolitan State University of Denver.

Marcelo Brombilla
É graduado em violão clássico pela Universidade Federal de Santa Maria e obteve o título de Mestre em Performance Musical na Universidade Federal de Goiás. Obteve prêmios em concursos: o 1º lugar na categoria música de câmara, duo de violões Bassani-Brombilla, no concurso Souza Lima 2008 (São Paulo-SP), o 1º lugar como solista – Internacional de Violão da BRAVIO (2012, Brasília-DF), de Violão do MASP (2012, São Paulo-SP), Latino Americano de Violão Mauricio de Oliveira (2013, Vila-Velha-ES), Villa-Lobos (2013, Vitória-ES) e finalista do Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (2011, Rio de Janeiro-RJ). Atua como concertista, professor de violão e pesquisador. Foi coordenador do projeto Camerata de Violões e professor substituto de violão na UFU/Uberlândia e é professor colaborador na Udesc.

Acácio Tadeu Piedade
Compositor – pianista, é graduado em Música (Composição e Regência) pela Unicamp, mestre e doutor em Antropologia Social pela UFSC e pós-doutor em Musicologia na Université de Paris IV, Sorbonne. Professor da Udesc desde 1998, suas composições estão vinculadas às suas pesquisas na universidade. Com seus colegas criou o grupo Criamus que lançou o CD Tempo Composto (2008) com obras originais. Sua obra Desertos, executada por colegas da Udesc Ceart, foi estreada no Festival de Música Contemporânea da Aliança Francesa. Prêmio Funarte de Música Clássica (2010), a composição Paraboles foi estreada na XIX Bienal de Música Contemporânea (2011).

Vânia Müller
Bacharel em Música pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Música na UFRGS e doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC. É professora no Departamento de Música da Udesc, onde atua na formação de educadores musicais; formação de perspectiva histórico filosófica da problematização da cultura, e nela, a música, a escola, o/a educador/a musical.

Sérgio Figueiredo
Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado – SP, mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutor em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology – RMIT University, Melbourne, Austrália. Com pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical – CIPEM, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, atualmente é professor associado da UUdesc, atuando nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música – Mestrado da Udesc, e regente do Coral Udesc.

Coral Udesc
O Coral Udesc é coordenado pelo professor maestro Sérgio Figueiredo desde 2006. O objetivo do projeto é proporcionar experiências musicais variadas, tanto para os cantores como para o público. O repertório do grupo é composto por música popular, folclórica e sacra, de diferentes compositores, estilos e épocas. O grupo tem representado a Universidade em eventos culturais e artísticos de diversas cidades de Santa Catarina e, também, de outros estados.

Orquestra Acadêmica Udesc
A Orquestra Acadêmica Udesc é um projeto de extensão universitária, coordenada pelo professor João Titton, que trabalha a capacitação de jovens estudantes de música. O projeto foi criado pelo professor Luiz Soller nos anos 80 e retomou suas atividades em 2002. Voltado a instrumentistas de cordas (violino,viola, violoncelo e contrabaixo), o grupo visa divulgar e difundir a música instrumental e de concerto. Semestralmente, a Orquestra Acadêmica Udesc prepara um novo repertório, desenvolvido dentro de uma dinâmica construtiva que alia técnica, disciplina e sensibilidade de seus participantes. Concerto gratuito "Mosaico Musical" na semana comemorativa de 30 anos da Udesc Ceart

Categorias: Novembro 2015
Tags: Concerto
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar