FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Café Antropológico apresenta "Sopranações", com Barbara Biscaro



Quando: 17 Novembro 2015, Terça-feira, às 20 horas
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/931188246956725

A próxima edição do Café Antropológico acontece no dia 17 de novembro, terça-feira, com Barbara Biscaro na Casa da Memória às 20h. Imperdível.

O que significa cantar uma canção? Qual a carga de identidade que uma voz carrega em si? Sopranações parte de uma reflexão sobre a herança de uma vocalidade operística e seu imaginário musical e estético em uma distante ilha do sul das Américas. Gênero, colonialismo e cruzamentos entre vida e arte permeiam esta pesquisa cênico-vocal.

A proposta é ser uma palestra performática que guia o espectador através dos ouvidos e do olhar através das reflexões de uma cantora: o imaginário do ser mulher construído na ópera dos século XVIII, XIX e XX em confronto com as ambiguidades que o gênero artístico sempre carregou. Castrados, mulheres travestidas, fetiche e erotismo em um universo permeado pelo patriarcalismo, que controla e guia as reações do corpo dxs cantorxs. Heroinas morrendo por amor, sempre a espera: do amado que foi a guerra, do amante que a abandona, do irmão que foi vingar o pai. Personagens encerradas em quatro paredes em contraponto com xs cantorxs que as interpretaram: homens e mulheres que ao escolherem serem artistas foram banidos de qualquer normalidade "social" de sua época, viveram vidas escandalosas, desafiaram cânones de comportamento.

Tudo isso permeado e guiado pelo olhar da artista, que reinterpreta ao seu modo, desloca peças do quebra-cabeças, faz soar em sua voz a voz dessas mulheres e suas possibilidades de existência hoje.

Barbara Biscaro é intérprete-criadora e pesquisadora vocal que realiza uma pesquisa de linguagem e de pedagogias vocais para o teatro e a música ao longo dos últimos doze anos. É doutora em teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro da UDESC. Cantora e atriz, também é preparadora corporal e vocal de atores e ministra oficinas em diversas cidades de Santa Catarina, trabalhando com grupos teatrais profissionais e estudantes de teatro e música. Já ministrou oficinas em cidades como Brasília, Buenos Aires (Argentina), Imola (Itália) e cidades de Santa Catarina como Florianópolis, Joinville, Itajaí, Jaraguá do Sul, Indaial, entre outras. Leciona como professora colaboradora no Departamento de Teatro da FURB/Blumenau.
Café Antropológico apresenta "Sopranações", com Barbara Biscaro


Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Novembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar