FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Exposição "Silhuetas e Fantasmagorias", da artista Manuela Siebert



Quando: até 28 de novembro
Onde: Museu da Escola Catarinense - MESC
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 8467-2375
e-mail: manuelasiebert93@gmail.com

As obras de arte da exposição "Silhuetas e Fantasma Gorias", da aluna de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Manuela Siebert, estarão expostas de 23 a 28 de novembro no Museu da Escola Catarinense (Mesc) da Udesc, em Florianópolis.

A abertura da exposição será às 19h do dia 23 e nos outros dias ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 13 às 19h, e sábado, das 10 às 16h, com entrada gratuita. A exposição é a primeira individual da artista, e faz parte de seu projeto de conclusão de curso.

A exposição é composta por 12 trabalhos em pintura de grandes dimensões, um deles sendo um tríptico – conjunto de três pinturas que formam uma única imagem, e algumas imagens do processo de criação da artista. Ela explora um processo de pintura que foge dos métodos de realização das pinturas tradicionais como forma de adequar suas técnicas e procedimentos aos assuntos abordados por seus trabalhos, e procura questionar a objetificação da mulher, seus mascaramentos e corpos estereotipados, a violência, a sexualidade, o fetiche.

Manuela conta que para fazer as obras ela juntou silhuetas de corpos femininos que são idealizados pela sociedade, a fim de desconstruir estereótipos através da pintura. "No fim as pessoas não tem mais essa visão do corpo estereotipado, pois as imagens ficam meio grotescas”, afirma a estudante.

O processo de pintura das obras, segundo ela, é o mais importante por ser realizado de forma simbólica. Ela utiliza uma pistola de tinta para pintar os quadros e outra de ar quente para colocar adesivos, ou seja, a ideia principal está presente em todo o processo de construção das obras.

Segundo Manuela, a ideia da exposição surgiu em uma roda de amigos que planejava uma exposição coletiva, quando notaram a necessidade de um trabalho da área mais voltado para falar da mulher. "As obras também são críticas aos estereótipos do corpo feminino, a erotização e a sexualidade atribuídas à mulher”, comenta.

''Dizem que a pintura nasceu com uma silhueta. Com o desejo de plasmar na parede o movimento de um corpo. Plínio conta que uma moça riscou, com carvão, a projeção do perfil do seu amado, que partia para a guerra. A pintura de Manuela Siebert, milênios depois, também veio para nos revelar o poder das sombras. A guerra, aqui, é de outra ordem. E são as silhuetas, agora, que nos convidam para a viagem. Que se deslocam desde a rede para pulsar conosco. As imagens vibram diante de nós, estabelecem um jogo do qual não saímos ilesos. Vemos, nas cores inquietas, não apenas a projeção da luz que cria a silhueta escura, mas as fantasmagorias da nossa mente que vagueia, como em uma mancha de Rorschach. Essas imagens pulsantes, plenas de vida, têm o dom de desestabilizar. Sua criadora, por sua vez, o poder de empunhar pistola. Uma pistola de tinta que dá a ver o eterno conflito da sedução e da morte que nasce de um corpo projetado. Seu procedimento ressignifica: ela se apropria das imagens que a internet (nossa caverna de Platão) insiste em oferecer como simulacros de beleza, e a partir delas promove a vertigem. Essa vertigem da cor que dá consistência de vida aos cheios, aos vazados, aos medos e aos gritos que nos circundam.
Quem sabe o que é ser sombra entende que é radical o ato de colorir. E que a pintura não imita as sombras: dá a luz quando oferece movimento a esses corpos proliferados, amontoados e distorcidos que são os corpos dóceis e cordiais da nossa vida cotidiana. A pintura de Manuela Siebert é, portanto, um sopro de saudável insurgência.'' Telma Scherer
Exposição "Silhuetas e Fantasmagorias", da artista Manuela Siebert


Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 21 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar