FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Cinema do CIC exibe gratuitamente os filmes vencedores do Festival Planeta.doc



Quando: 03 Abril 2016, Domingo, às 20 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANETA.doc volta neste ano, novamente com a exibição gratuita de filmes ao ar livre em vários bairros da cidade de Florianópolis, e também no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis, que recebe nesta semana uma mostra das produções vencedoras da segunda edição do Festival, os filmes que investigam a tão desejada e dificilmente conquistada qualidade de vida.

De quinta-feira a domingo, de 31 de março a 3 de abril, sempre às 20h, serão exibidos quatro dos 30 filmes vencedores desta edição do Festival, que recebeu ao todo 900 inscrições de 38 países. A entrada é gratuita.

A programação, gratuita, possibilita o acesso à alguns dos melhores filmes do mundo na temática socioambiental. Na quinta-feira, 31, após uma breve cerimônia de encerramento, será exibido o aclamado “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar de animação e vencedor do Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38º Festival de cinema de animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio da animação mundial. Na sexta-feira, 01, é a vez de ‘Planetary’, de Guy Reid (seleção oficial do Washington DC Film Festival), uma jornada cinematográfica transcontinental, que explora nossas origens cósmicas e nosso futuro como espécie. No sábado, 02, o brasileiro Naquela Época e Hoje, de Luiz Adelmo, mostra como estamos vivendo nas cidades do Brasil e como era a qualidade de vida há poucas décadas. No domingo, 03, o filme canadense “Todo o Tempo do Mundo”explora a aventura íntima de uma família que resolve passar nove meses distante do relógio e da vida atribulada dos grandes centros urbanos no interior quase deserto do Norte do Canadá.

O Planeta.Doc quer dimensionar como o sistema social afeta a nossa forma de existir e as alternativas que estão sendo geradas para melhorar a qualidade de vida no mundo. “Não se trata somente de um festival sobre o planeta, mas sobre nós mesmos e sobre nossa forma de ver o mundo”, destaca a diretora do Festival, Mônica Linhares A segunda edição do Festival iniciou no dia 26 de outubro e contou com a exibição de 80 filmes nacionais e internacionais, com sessões gratuitas até 15 de dezembro em Florianópolis e outras cidades catarinenses – e mostras a céu aberto em vários bairros da capital.

O Festival tem apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense deCultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2014, Prefeitura de Florianópolis e da Fundação Cultural de Florianópolis FranklinCascaes. Tem ainda a parceria da UFSC, UDESC, Fundação CERTI, Sapiens Parque, Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e rádio Itapema FM. Outros parceiros são a UDESC – Laguna, Cineclube IPHAN, Semana Lixo Zero, as empresas juniores da UFSC EJESAM (Engenharia Sanitária e Ambiental), TÉTIS (Oceanografia). O Planeta.Doc também conta com apoio da UNISUL.

PROGRAMAÇÃO

Dia 31 de março (quinta-feira)
19h30 - Cerimônia de Premiação do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc
20h - Festival Planeta.doc: O Menino e o Mundo
Direção: Alê Abreu
Sinopse: Um garoto mora com o pai e a mãe em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir uma sociedade marcada pela pobreza e exploração.

Dia 1º de abril (sexta-feira)
20h - Festival Planeta.doc: Planetário
(De Guy Red, Grã Bretanha, 85min)
Sinopse: Estamos no meio de uma crise global de perspectiva, pois esquecemos a verdade de que tudo está conectado. Planetário é uma chamada para despertarmos, provocante e de tirar o fôlego, uma jornada cinematográfica transcontinental, que explora nossas origens cósmicas e nosso futuro como espécie. É um lembrete poético de que é hora de mudar a nossa perspectiva. Hora de lembrar que somos planetários.

Dia 2 de abril (sábado)
20h - Festival Planeta.doc: Naquela Época e Hoje
(De Luiz Adelmo, Brasil, 80min)
Sinopse: O filme explora magistralmente a mudança na qualidade de vida dos brasileiros nas últimas décadas. Temas como saúde, trabalho, locomoção entre outros, são tratados de forma didática na voz de especialistas e brasileiros. Uma comparação com o passado próximo que pode nos levar à reflexão sobre a forma de viver atualmente nas cidades.

Dia 3 de abril (domingo)
20h - Festival Planeta.doc: Todo do tempo do Mundo
(De Suzane Crocker, Canadá, 87min)
Sinopse: Uma família com três filhos deixa o conforto do seu lar para viver durante nove meses no interior quase deserto do Norte do Canadá. Sem acesso rodoviário, sem eletricidade, sem água corrente, sem internet e sem um único relógio. De forma poética, percorremos a intimidade de uma família que descobre profundidade e intimidade ao modificar sua forma de utilizar o tempo.

Cinema do CIC exibe gratuitamente os filmes vencedores do Festival Planeta.doc

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar