FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Projeto Filmes de Economia debate documentário "O Verdadiero Custo" (The True Cost)



Quando: 08 Abril 2016, Sexta-feira, às 16 horas
Onde: Centro Socioeconômico (CSE), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/246307499048709

O projeto Filmes de Economia retoma suas atividades nesta sexta-feira, dia 8 de abril, com exibição de trechos do documentário O Verdadeiro Custo (The True Cost), das 16h às 18h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. Em sequência haverá comentários do convidado, Prof. Hoyêdo Nunes Lins, prof. Dr. do departamento de Economia e RI. Entrada gratuita, com emissão de certificado de participação para os presentes. Venha aprender e debater conosco!

Segue abaixo a sinopse do documentário para maiores esclarecimentos:

O documentário de Andrew Morgan aborda a economia, ou o verdadeiro custo, como no título, que está por trás de uma das mercadorias mais visíveis e belas, as nossas roupas. Como uma mercadoria de uso geral, os componentes do nosso vestuário tiveram uma diversificação de estilos e uma redução de preços. Desde a alta moda até as liquidações, há uma atração para a compra de roupas como uma forma de compor as identidades individuais. O capitalismo e suas mercadorias nos fizeram mais elegantes e bonitos. Mas, como é a economia que sustenta a generalização e diversificação da elegância a baixo preço? A cadeia global de produção e valor do vestuário deve ser entendida pelos consumidores para que estes não incentivem as injustiças que ocorrem no baixo preço das mercadorias e na distribuição do valor gerado.

Esta é a contribuição do documentário O Verdadeiro Custo: mostrar os vários elos da cadeia global de produção e valor do vestuário e as disparidades entre estes mundos. Revela, portanto, o que está oculta nas cores vivas de uma bela blusa e de uma calça jeans da última moda: o custo social e o custo ambiental.

Do lado do consumo, há a lógica da moda, que produz variações rápidas que exigem que nossas roupas tenham que acompanhar o ritmo frenético de mudança. Assim, temos que comprar roupas para que sejamos participantes do tempo contemporâneo determinado pela moda. Do lado da produção de roupas bonitas, variadas, coloridas e baratas temos milhões de trabalhadores, a maioria mulheres, que tem que produzir roupas baratas. O baixo preço do consumo em massa do vestuário não vem apenas do desenvolvimento tecnológico ocorrido, mas também do trabalho intensivo e de baixa remuneração das trabalhadoras costureiras. Para alcançar estas trabalhadoras, a produção tem que se globalizar, alcançar a China, Índia, Bangladesh, Camboja e também o interior do Brasil. A indústria de vestuário dá emprego a estas trabalhadoras, mas não significa que dão o mesmo nível de salário do consumidor que compra vorazmente nas lojas das grandes marcas. Ao longo da cadeia global de produção em massa de roupas há também o custo oculto ao meio ambiente: desde a necessidade de agrotóxicos na produção de algodão, a química para tingir com colorido vivo os tecidos até a disposição de resíduos da produção e do consumo.

O documentário permite revelar vários custos ocultos de nosso vestuário. Para comentar os trechos deste documentário, convidamos o prof. Hoyêdo Nunes Lins, com trabalhos sobre cadeia global de produção e valor. Podemos aproveitar esta sessão de Filmes de Economia para pensarmos sobre as nossas belas roupas. Nossa elegância e estilo não podem ser tão baratos e tão caros simultaneamente.

O Projeto Filmes de Economia anuncia suas datas para 2016.1:

08/04- O Verdadeiro Custo/True Cost, das 16h00 às 18h00.

29/04- Quant - Alquimistas de Wall Street, das 16h00 às 18h00.

13/05- Amor por Contrato, das 16h00 às 18h00.

02/06 - Sessão Conjunta Economia e Relações Internacionais, das 18h30 às 18h00. Projeto Filmes de Economia debate documentário "O Verdadiero Custo" (The True Cost)

Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar