FaceBook Instagram Twitter


Apresentações gratuitas do premiado espetáculo infantil "Terremota", do grupo Bendita Trupe



Quando: de 23 a 27 de abril
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/223533458004326

O Teatro do Sesc Prainha, em Florianópolis, recebe de 23 a 27 de abril, turnê da premiada peça infantil “Terremota”, do grupo Bendita Trupe, de São Paulo, com Jackie Obrigon e Guto Togniazollo, escrita e dirigida pelo dramaturgo Marcelo Romagnoli, o mesmo da Bandamirim.

O projeto inclui, ainda, uma reflexão entre profissionais da área, o encontro “Caminhos da dramaturgia para crianças no Brasil”, que ocorre no dia 25 de abril, das 15h às 17h, também no Sesc. Tanto as apresentações quanto o encontro são gratuitos e a peça conta ainda com intérprete de libras, o que torna o ambiente cultural inclusivo e democrático. Distribuição de ingressos 1h antes da cada apresentação.

A montagem conta a história de Maria, uma menina corajosa e esperta com sete anos de idade que mora com seu Tio Bigode e passa muito tempo sozinha com o gato Platão dentro de casa, onde observa o mundo através da janela da sala. Depois que uma tempestade frustra os planos da família de ir à praia, Maria decide, então, proclamar sua própria República – a Terremota – e virar a Maria Terremota Primeira. Ali ela manda, desmanda e conta com a ajuda do tio e do gato na brincadeira.

“Isso revela a relação de poder entre adultos e crianças. Quem ensina quem? Maria realmente questiona o mundo adulto e se torna a dona do apa rtamento”, conta o autor e diretor da peça, Marcelo Romagnoli. Ele acrescenta que a personagem foi inspirada nas personagens Mafalda, do argentino Quino, e Pippi Meialonga, da escritora sueca Astrid Lindgren, por serem “libertárias e revolucionárias”.

Quem vive a inquieta e intrigante Maria é a premiada atriz paulistana Jackie Obrigon. Acostumada a atuar para crianças desde o começo de sua carreira, ela acredita que esse é o verdadeiro trabalho de formação de público. “É uma plateia mais sincera, reage na hora, joga junto, você precisa estar inteiro porque eles estão, e não aceitam qualquer coisa”, ressalta a atriz.

Terremota já levou os prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 2012, como Melhor Texto, e o Coca-Cola Femsa 2012 – Melhor Atriz e Melhor Texto.

A turnê conta com o patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, via Lei Rouanet, e tem como objetivo proporcionar a circulação de peças teatrais não inéditas pela Região Sul, a partir de Florianópolis.

Encontro

Além das apresentações, o projeto também traz gratuitamente um encontro direcionado a educadores, escritores, dramaturgos, estudantes, atores e demais interessados. Intitulado Caminhos da dramaturgia para crianças no Brasil, o objetivo é trocar e debater experiências, formas e conteúdos sobre a dramaturgia jovem atualmente feita no Brasil, seus avanços, resultados e dificuldades.

O encontro tem duração de duas horas e é comandado por Marcelo Romagnoli, Jackie Obrigon e Guto Togniazollo. As vagas são limitadas – 25 lugares – e as inscrições devem ser feitas através do telefone (48) 3229-2208, no setor cultura.

Datas:
23/04 (sábado) – 20h (aberto para todo público)
24/04 (domingo) – 15h (aberto para todo público)
25/04 (segunda) – das 15h às 17h - Encontro: Caminhos da dramaturgia para crianças no Brasil
26/04 (terça) – 10h e 15h (para escolas e Ongs)
27/04 (quarta) – 10h e 15h (para escolas e Ongs)
Apresentações gratuitas do premiado espetáculo infantil "Terremota", do grupo Bendita Trupe


Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar