FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2016
Franklin Cascaes é tema do próximo Gerações Masc - Museu em Movimento



Quando: 31 Maio 2016, Terça-feira, às 16h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/281492325526486

Em sua 12ª edição, o projeto Gerações Masc - Museu em Movimento promoverá a conversa Diálogos sobre Cascaes, com a professora doutora Aline Carmes Krüger e o museólogo Gelci José Coelho, o Peninha. O encontro ocorre no dia 31 de maio, às 16h30, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC). Entrada gratuita.

Franklin Joaquim Cascaes (1908 - 1983) foi o principal pesquisador do folclore açoriano na Ilha de Santa Catarina. Ele dedicou parte de sua vida a ouvir relatos dos descendentes de colonizadores e juntar objetos que ajudam a contar a história dos açorianos que ocuparam o litoral catarinense. Produziu vários livros, 120 cadernos manuscritos e mais de 800 desenhos. Depois de sua morte, a obra foi doada à Universidade Federal de Santa Catarina, que ficou responsável pela preservação e manutenção de todo o acervo.

Cascaes está presente no acervo permanente do Masc com a obra O Carrasco (1974 / argila e pintura a frio / 33x12x12), doação Museu de Antropologia da UFSC. Esta obra estará exposta no dia do evento.

Sobre Aline Krüger

Professora auxiliar do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Aline possui graduação em História pela mesma Universidade; é Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); e doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Sobre Gelci Coelho - Peninha

Gelci José Coelho, mais conhecido como Peninha, é um animador cultural, que trabalhou e estudou na UFSC, junto ao Museu Universitário, onde coordenou o Setor de Cultura Popular. Foi Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, durante 12 anos, e colaborou com o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC por mais de 15 anos como pesquisador. Implantou o Núcleo de Estudos Museológicos da mesma universidade, com abrangência estadual, com apoio do Setor de Museus da Fundação Catarinense de Cultura, e o coordenou durante 10 anos o que resultou na criação do curso de graduação em Museologia pela Universidade. Durante 10 anos colaborou com o artista, folclorista e professor Franklin Cascaes na pesquisa e apresentação de aspectos da herança cultural de base açoriana na Ilha de Santa Catarina e litoral catarinense.

Crédito: Obra Peixe Bocica – 1974 – Obra do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, da UFSC
Franklin Cascaes é tema do próximo Gerações Masc - Museu em Movimento
Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Agosto 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 22 Agosto 2017 Inscrições para oficinas gratuitas da Pala... >> Educação / Cursos
até 22 Agosto 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 26 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar