FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2016
Ciclo de Cinema Brasileiro e Política exibe filmes sobre ditadura militar



Quando: 23 Junho 2016, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), UFSC
Quanto: Gratuito

O Ciclo de Cinema Brasileiro e Política inicia no dia 29 de abril as exibições mensais de filmes sobre a situação política no período da ditadura militar no Brasil. O primeiro filme exibido será Jango, do diretor Silvio Tendler. Os encontros serão realizados no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, sempre às 19h. Evento é gratuito e aberto à comunidade geral.

O projeto é organizado pelo curso de Filosofia da UFSC, com orientação da professora Mariana Paolozzi. O objetivo é causar uma reflexão filosófica sobre a política brasileira e ditadura por meio da exibição de filmes e documentários.

Programação

29 de abril - Jango de Silvio Tendler (1984)
Sinopse: Um relato da vida política brasileira dos anos 60, tendo como fio condutor a biografia do presidente João Goulart. Sua ascensão e queda até a morte no exílio são reconstituídas a partir de material de arquivo e entrevistas com personalidades como o ministro Afonso Arinos de Melo Franco, o general Antonio Carlos Muricy, Leonel Brizola, Celso Furtado e Frei Betto, entre outros.

20 de Maio - O que é isso companheiro? de Bruno Barreto (1997)
Sinopse: Embora ficcionalize passagens e personagens, a adaptação de Bruno Barreto para o livro de Fernando Gabeira, que narra o sequestro do embaixador americano no Brasil por grupos de esquerda, tem seus méritos. É uma das primeiras produções de grande porte sobre a época da ditadura, tem um elenco de renome que chamou atenção para o episódio e ganhou destaque internacional, sendo inclusive indicado ao Oscar.

23 de Junho - Documentário "Orestes" (2015), de Rodrigo Siqueira será exibido nesta quinta-feira, 23 de junho, às 19h, no miniauditório do CFH, com comentários do professor Nazareno Eduardo de Almeida. Mais informações no blog do projeto ou na página do evento no Facebook: www.facebook.com/events/1622667508060875
Sinopse: Orestes é uma adaptação da tragédia grega, de Ésquilo, para a realidade brasileira. Com um júri simulado e uma série de psicodramas, Orestes coteja dois momentos da nossa história: a ditadura militar dos anos 1970 e o presente, da violência policial.

- Cidadão Boielesen de Chaim Litelsky (2001)
Sinopse:O documentário conta a história do empresário Boilesen era um cidadão marcado pelas ambiguidades e paradoxos típicos dos seres humanos. O filme debate fartamente o hábito do empresário de assistir as sessões de tortura, confirmado por testemunhos de militares e militantes da época.

- Cabra Marcado pra Morrer de Eduardo Coutinho (1984)
Sinopse:A história deste filme equivale, de certa forma, à história da própria ditadura militar brasileira. Eduardo Coutinho rodava um documentário sobre a morte de um líder camponês em 1964, quando teve que interromper as filmagens por causa do golpe. Retomou os trabalhos 20 anos depois, pouco antes de cair o regime, mesclando o que já havia registrado com a vida dos personagens duas décadas depois. Obra-prima do documentário mundial.

- Hoje de Tata Amaral (2011)
Sinopse:Os fantasmas da ditadura protagonizam este filme claustrofóbico de Tata Amaral. Denise Fraga interpreta uma mulher que acaba de comprar um apartamento com o dinheiro de uma indenização judicial. Cíclico, o filme revela aos poucos quem é a protagonista, por que ela recebeu o dinheiro e de onde veio a misteriosa figura que se esconde entre os cômodos daquele apartamento. Denise Fraga surpreende num papel dramático.

- Anos JK de Silvio Tendler (1980)
Sinopse:O filme conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, desde sua estréia como político, passando pela construção de Brasília e indo até a perda dos direitos políticos.

- Ano em que meus pais saíram de férias de Cao Hamburger (2004)
Sinopse: Cao Hamburger, conhecido por seus trabalhos destinados ao público infantil, usa o olhar de uma criança como fio condutor para este delicado drama sobre os efeitos da ditadura dentro das famílias. Estamos no ano do tricampeonato mundial e o protagonista, um menino de doze anos apaixonado por futebol, é deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa do avô. Enquanto espera a volta deles, o garoto começa a perceber o mundo a sua volta.

- Mostra de Curtas:

- Manhã Cinzenta (Olney São Paulo, 22min);
Sinopse: Em plena vigência do AI-5, o cineasta-militante Olney São Paulo dirigiu este filme, que se passa numa fictícia ditadura latino-americana, onde um casal que participa de uma passeata é preso, torturado e interrogado por um robô, antecipando o que aconteceria com o próprio diretor. A ditadura tirou o filme de circulação, mas uma cópia sobreviveu para mostrar a coragem de Olney São Paulo, que morreu depois de várias sessões de tortura, em 1978.

- Maranhão 66 (Glauber Rocha, 10min)
Sinopse: A pedido do então governador eleito e amigo José Sarney (então com 35 anos), Glauber Rocha produziu um documentário sobre a cerimônia da posse do político em ascensão da UDN/ARENA em 1966, dois anos depois do golpe militar de 1964. A posse de Sarney, em 1966, marcava o início da domínio político de sua família no Maranhão, interrompido somente em 1º de janeiro de 2007, com a posse de Jackson Lago no Palácio dos Leões. Ante o discurso de posse de Sarney e a celebração da multidão com o novo governo, o documentário expõe a miséria da população maranhense. Enquanto Sarney, em um exercício retórico, se comprometia solenemente a acabar com as mazelas do estado, o filme mostrava as mesmas: casas miseráveis, hospitais infectos, vítimas da fome ou datuberculose.

- Entre Imagens (Intervalos) (Andre Fratti Costa e Reinaldo Cardenuto, 2016,) (A CONFIRMAR)

Ciclo de Cinema Brasileiro e Política exibe filmes sobre ditadura militar

Categorias: Junho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar