FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2016
Projeto Bodas de Cristal comemora 15 anos de três grupos teatrais: Persona, Erro e Traço



Quando: de 2 a 22 de junho
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

No mês de junho, o Sesc em Forianópolis (Prainha) reúne três importantes grupos de teatro que comemoram 15 anos de história: a Persona Cia de Teatro, o ERRO Grupo e a Traço Cia de Teatro, com o projeto ‪Bodas De Cristal. O evento acontece de 02 a 22 de junho, com apresentações de espetáculos dos grupos, debates e demonstrações de trabalhos. Toda a programação é gratuita, venham prestigiar e acompanhar! Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação no Teatro Sesc Prainha e o espaço está sujeito à lotação.

A Traço, a Persona e Erro Grupo também abrem suas casas, de 13 a 16/06, para “Residências”, uma oportunidade de conhecer, pesquisar, trocar, dialogar, construir e produzir com eles. Para participar desta ação é necessário encaminhar uma carta de intenção para o e-mail camilaa@sesc-sc.com.br, indicando com qual grupo você gostaria de dividir saberes. Saiba mais informações no link: http://portal.sesc-sc.com.br/evento/2811

O objetivo do “Bodas de Cristal” é valorizar a formação artística e a trajetória de resistência e amor ao teatro dos grupos, criados no mesmo ano com propostas estéticas diferentes. Esta é primeira vez que as companhias mostram juntas os seus trabalhos. “Além de prestarmos uma homenagem aos grupos, ao promovermos este encontro oportunizamos o acesso às produções e aos procedimentos práticos e teóricos dos aniversariantes. É também um momento de reflexão sobre o fazer teatral e troca de experiências com grupos que estão começando”, declara Camila Aschermann Mendes de Almeida, técnica de cultura do Sesc em Florianópolis (Prainha).

TRAÇO CIA. DE TEATRO
Em sua trajetória artística, a técnica do palhaço configura-se como principal recurso pedagógico de formação, treinamento e criação. Junto a esta técnica, investigações sobre o teatro de rua e o teatro cômico popular colaboram à pesquisa cênica da companhia. Elas instrumentalizam seus artistas para a criação de um repertório pessoal, preparando-os para uma relação livre, direta e potencialmente transformadora para com o público. A Companhia, atualmente, possui três espetáculos em repertório (“As Três Irmãs”, “Fulaninha e Dona Coisa” e “Estardalhaço”), ministra oficinas sobre Palhaço e Teatro de Rua, coordena o projeto(A)Gentes do Riso e a Mostra Traço de Bolso – o riso corre solto…

ERRO GRUPO
ERRO Grupo nasceu da angústia de seus integrantes em experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. Através da construção de situações, o grupo pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano, interferindo nos fluxos cotidianos, na paisagem urbana e nos meios de comunicação, procurando outros modos de viver e inserir-se na cidade. Através da busca por uma linguagem artística fronteiriça, o ERRO pesquisa a exploração do espaço urbano a partir de seus significados, ambientes, arquiteturas, discursos e a criação de possíveis situações e relações entre as pessoas que circulam pelas ruas.

PERSONA
Desenvolve a criação de espetáculos tendo como foco principal a construção cênica através dos atributos que compõem a musicalidade. No repertório constam obras que primam por personagens sensíveis e por um olhar que busca questionamentos mais profundos sobre a existência humana. Os espetáculos vêm recebendo elogios do público e da crítica especializada no Brasil e no exterior.

PROGRAMAÇÃO

02 a 04/06 (qui a sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Espetáculo “Provisoriamente não cantaremos o amor”, com Cia Traço de Teatro
Sinopse: A Cia Traço de Teatro apresentará ao público experimentos para uma nova obra. A pesquisa tem como mote a fome dos integrantes em relação ao mundo e o modo como se organizam juntos. A investigação atravessa temas como medo, morte e ritos de passagem. A orientação do trabalho é realizada pelo espanhol Iván Prado, diretor e porta voz da organização internacional Pallasos en Rebeldía.

06 /06 (seg), às 20h30, na UFSC: Debate “Estéticas e Poéticas”, com Persona Cia de Teatro, ERRO Grupo e Traço Cia de Teatro.

07/06 (ter), às 20h30, na UFSC: Debate “Produção e Organizações, com Persona Cia de Teatro, ERRO Grupo e Traço Cia de Teatro.

08 e 09/06, horário a confirmar, na Udesc: “Debate Estéticas e Poéticas” / Debate “Produção e Organizações”, com Persona Cia de Teatro, ERRO Grupo e Traço Cia de Teatro.

10 a 12/06 (sex a dom), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Espetáculo “Cena Morta”, com Persona Cia de Teatro
Sinopse: O espetáculo “Cena Morta” conta a história de Daiana, uma atriz que, após um fato trágico ocorrido na sua vida, decide mudar de cidade e arriscar uma nova carreira. Ela é recebida por Julia, também atriz, que a conduz nesta busca para conseguir um novo trabalho. Em meio à brigas e dificuldades da profissão, conhecemos uma personagem misteriosa: Luiza Fontenelle, uma atriz frustrada com a bajulação e a superficialidade do meio artístico em que vive.

17 a 19/06 (sex a dom), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Demonstrações de trabalhos, com apresentações dos procedimentos práticos e teóricos do ERRO Grupo, Persona Cia de Teatro e Traço Cia de Teatro.

17/06: Demonstrações de trabalhos Traço Cia de Teatro
18/06: Demonstrações de trabalhos Persona Cia de Teatro
19/06: Demonstrações de trabalhos ERRO Grupo

20 a 22/06 (seg a qua), às 17h, no Centro de Florianópolis: Espetáculo “Geografia Inútil…”, com ERRO Grupo
Sinopse: Geografia Inútil… não jogamos, isso não é um jogo, é um concerto e é um show. A terra que traz identidade, construções culturais e / ou herança, é separada por linhas, faixas e fronteiras, mas unificada dentro do globo. Uma das implicações da globalização é a justaposição cultural, onde o que é verdadeiro também é falso.

Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação no Teatro Sesc Prainha e o espaço está sujeito à lotação. Projeto Bodas de Cristal comemora 15 anos de três grupos teatrais: Persona, Erro e Traço

Categorias: Junho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar