FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2016
Projeto Bodas de Cristal comemora 15 anos de três grupos teatrais: Persona, Erro e Traço



Quando: de 2 a 22 de junho
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

No mês de junho, o Sesc em Forianópolis (Prainha) reúne três importantes grupos de teatro que comemoram 15 anos de história: a Persona Cia de Teatro, o ERRO Grupo e a Traço Cia de Teatro, com o projeto ‪Bodas De Cristal. O evento acontece de 02 a 22 de junho, com apresentações de espetáculos dos grupos, debates e demonstrações de trabalhos. Toda a programação é gratuita, venham prestigiar e acompanhar! Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação no Teatro Sesc Prainha e o espaço está sujeito à lotação.

A Traço, a Persona e Erro Grupo também abrem suas casas, de 13 a 16/06, para “Residências”, uma oportunidade de conhecer, pesquisar, trocar, dialogar, construir e produzir com eles. Para participar desta ação é necessário encaminhar uma carta de intenção para o e-mail camilaa@sesc-sc.com.br, indicando com qual grupo você gostaria de dividir saberes. Saiba mais informações no link: http://portal.sesc-sc.com.br/evento/2811

O objetivo do “Bodas de Cristal” é valorizar a formação artística e a trajetória de resistência e amor ao teatro dos grupos, criados no mesmo ano com propostas estéticas diferentes. Esta é primeira vez que as companhias mostram juntas os seus trabalhos. “Além de prestarmos uma homenagem aos grupos, ao promovermos este encontro oportunizamos o acesso às produções e aos procedimentos práticos e teóricos dos aniversariantes. É também um momento de reflexão sobre o fazer teatral e troca de experiências com grupos que estão começando”, declara Camila Aschermann Mendes de Almeida, técnica de cultura do Sesc em Florianópolis (Prainha).

TRAÇO CIA. DE TEATRO
Em sua trajetória artística, a técnica do palhaço configura-se como principal recurso pedagógico de formação, treinamento e criação. Junto a esta técnica, investigações sobre o teatro de rua e o teatro cômico popular colaboram à pesquisa cênica da companhia. Elas instrumentalizam seus artistas para a criação de um repertório pessoal, preparando-os para uma relação livre, direta e potencialmente transformadora para com o público. A Companhia, atualmente, possui três espetáculos em repertório (“As Três Irmãs”, “Fulaninha e Dona Coisa” e “Estardalhaço”), ministra oficinas sobre Palhaço e Teatro de Rua, coordena o projeto(A)Gentes do Riso e a Mostra Traço de Bolso – o riso corre solto…

ERRO GRUPO
ERRO Grupo nasceu da angústia de seus integrantes em experimentar a arte como intervenção no cotidiano das pessoas e sua interdisciplinaridade de conceitos e áreas de linguagem. Através da construção de situações, o grupo pesquisa a união das linguagens artísticas, o performer, a invasão do espaço público e a diluição da arte no cotidiano, interferindo nos fluxos cotidianos, na paisagem urbana e nos meios de comunicação, procurando outros modos de viver e inserir-se na cidade. Através da busca por uma linguagem artística fronteiriça, o ERRO pesquisa a exploração do espaço urbano a partir de seus significados, ambientes, arquiteturas, discursos e a criação de possíveis situações e relações entre as pessoas que circulam pelas ruas.

PERSONA
Desenvolve a criação de espetáculos tendo como foco principal a construção cênica através dos atributos que compõem a musicalidade. No repertório constam obras que primam por personagens sensíveis e por um olhar que busca questionamentos mais profundos sobre a existência humana. Os espetáculos vêm recebendo elogios do público e da crítica especializada no Brasil e no exterior.

PROGRAMAÇÃO

02 a 04/06 (qui a sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Espetáculo “Provisoriamente não cantaremos o amor”, com Cia Traço de Teatro
Sinopse: A Cia Traço de Teatro apresentará ao público experimentos para uma nova obra. A pesquisa tem como mote a fome dos integrantes em relação ao mundo e o modo como se organizam juntos. A investigação atravessa temas como medo, morte e ritos de passagem. A orientação do trabalho é realizada pelo espanhol Iván Prado, diretor e porta voz da organização internacional Pallasos en Rebeldía.

06 /06 (seg), às 20h30, na UFSC: Debate “Estéticas e Poéticas”, com Persona Cia de Teatro, ERRO Grupo e Traço Cia de Teatro.

07/06 (ter), às 20h30, na UFSC: Debate “Produção e Organizações, com Persona Cia de Teatro, ERRO Grupo e Traço Cia de Teatro.

08 e 09/06, horário a confirmar, na Udesc: “Debate Estéticas e Poéticas” / Debate “Produção e Organizações”, com Persona Cia de Teatro, ERRO Grupo e Traço Cia de Teatro.

10 a 12/06 (sex a dom), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Espetáculo “Cena Morta”, com Persona Cia de Teatro
Sinopse: O espetáculo “Cena Morta” conta a história de Daiana, uma atriz que, após um fato trágico ocorrido na sua vida, decide mudar de cidade e arriscar uma nova carreira. Ela é recebida por Julia, também atriz, que a conduz nesta busca para conseguir um novo trabalho. Em meio à brigas e dificuldades da profissão, conhecemos uma personagem misteriosa: Luiza Fontenelle, uma atriz frustrada com a bajulação e a superficialidade do meio artístico em que vive.

17 a 19/06 (sex a dom), às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Demonstrações de trabalhos, com apresentações dos procedimentos práticos e teóricos do ERRO Grupo, Persona Cia de Teatro e Traço Cia de Teatro.

17/06: Demonstrações de trabalhos Traço Cia de Teatro
18/06: Demonstrações de trabalhos Persona Cia de Teatro
19/06: Demonstrações de trabalhos ERRO Grupo

20 a 22/06 (seg a qua), às 17h, no Centro de Florianópolis: Espetáculo “Geografia Inútil…”, com ERRO Grupo
Sinopse: Geografia Inútil… não jogamos, isso não é um jogo, é um concerto e é um show. A terra que traz identidade, construções culturais e / ou herança, é separada por linhas, faixas e fronteiras, mas unificada dentro do globo. Uma das implicações da globalização é a justaposição cultural, onde o que é verdadeiro também é falso.

Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação no Teatro Sesc Prainha e o espaço está sujeito à lotação.
Projeto Bodas de Cristal comemora 15 anos de três grupos teatrais: Persona, Erro e Traço


Categorias: Junho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 26 Fevereiro 2018 Inscrições para aulas gratuitas de dança, alongamento e ginástica 2018/1
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 28 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar