FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
ERRO Grupo traz jogo performático "Polis" no espaço urbano



Quando: de 1 a 8 de julho, às 12 horas
Onde: espaço das ruas, Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/644532139045245

POLIS é um jogo performático onde dança e intervenção urbana se fundem no espaço das ruas do Centro de Florianópolis, mas a sua criação será dependerá estritamente do acaso. O projeto Poliedros Platônicos está de volta para uma série de apresentações da obra coreográfica Polis, nos dias 1, 2, 4, 5, 7 e 8 de julho, sempre ao meio-dia. Todas as sessões gratuitas e abertas ao público, em pontos considerados chaves da região Central (veja abaixo).

A concepção é de Sarah Ferreira, atriz e performer do ERRO Grupo de Teatro, em parceria na direção com a dramaturga e fundadora da companhia Luana Raiter. O jogo em questão se desenvolve á partir da aplicação da combinação dos parâmetros das faces dos poliedros regulares (as figuras geométricas do tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro), em uma estrutura de organização, gerada pelo acaso do jogo de dados, para composição dos movimentos no espaço urbano, pesquisando a participação do público em termos de movimento.

Polis surge de um projeto de pesquisa em dança contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2014 – Prêmio Catarinense de Dança, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A obra estreou em abril passado e é resultado da pesquisa que teve início em janeiro deste ano. Na reabertura da programação, nesta sexta-feira (meio-dia), a performance se dará na Rua Conselheiro Mafra mas com uma outra atividade adicional: um encontro de compartilhamento com a especialista em dança Ana Alonso, às 14h, no Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro).

Sarah bebe da fonte do coreógrafo esloveno Rudolf Laban (1879-1958), considerado o “pai da dança-teatro” e idealizador do sistema de análise de movimento a partir de cinco poliedros regulares (tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro). Disso resultou o que a performer chama de Jogo dos Poliedros Platônicos.

Mas o que está em “jogo”?

“O jogo em questão se desenvolve á partir da aplicação da combinação dos parâmetros das faces dos poliedros, em uma estrutura de organização, gerada pelo acaso do jogo de dados, para composição dos movimentos de dança no espaço urbano, pesquisando a participação do público em termos de movimento”, explica Sarah.

Sarah viu no projeto a possibilidade de unificar sua pesquisa individual em dança, com a experiência no trabalho com o espaço urbano desenvolvido junto ao ERRO Grupo, da qual é integrante desde 2006. Em seus 15 anos de pesquisa, o ERRO Grupo produz e cria performances, intervenções urbanas e peças teatrais exclusivamente para o espaço urbano, desenvolvendo técnicas de interação com o público onde o espectador é chamado para dentro da cena.

Além disso, o ERRO Grupo, desde a intervenção urbana BUZKAHI (2003) vem explorando o jogo como disparador de criação e elemento político e lúdico em suas obras _ a exemplo dos trabalhos Formas de Brincar (2019) e HASARD (2012). A parceria na direção de Sarah Ferreira e Luana Raiter se dá através da aplicação dos parâmetros dos poliedros com o foco em estratégias de aproximação e interatividade com o público e com o espaço urbano. Do ERRO Grupo também atuarão na obra os performers Luiz Henrique Cudo, Dilmo Nunes, Lígia Marina e o diretor Pedro Bennaton.

Ficha Técnica:
Concepção do projeto: Sarah Guerrera
Direção: Luana Raiter e Sarah Guerrera
Elenco: Dilmo Nunes, Ligia Marina, Luiz Henrique Cudo, Luana Raiter, Pedro Bennaton e Sarah Guerrera.
Pesquisadora em Dança: Ana Alonso
Estencils: Tim Tchais
Produção: Pi
Textos: Luana Raiter e Sarah Guerrera
Foto e Vídeo: Rodrigo Ramos
Assessoria de Imprensa: Marcos Espíndola
Criação: ERRO Grupo

Dia 01/07 (14h -17h) - Conversa com a pesquisadora Ana Alonso
Local: Museu da Escola Catarinense - sala Cassandra

Apresentações públicas e gratuitas:

- Dias 01/07 e 07/07 (meio-dia) - Local: Na Conselheiro Mafra esquina com Arcipreste Paiva (ao lado da CEF), Centro, Florianópolis.

- Dia 02/07 (meio-dia) - Local: Esquina das ruas Trajano e Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis.

- Dias 04/07 e 08/07 (meio-dia) - Local: Rua Jerônimo Coelho (em frente à Livraria Paulus). Centro, Florianópolis.

- Dia 05/07 (meio-dia) - Local: Na Conselheiro Mafra esquina com Álvaro de Carvalho (em frente à papelaria Ponte de Papel) ERRO Grupo traz jogo performático "Polis" no espaço urbano

Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar