FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Feira de ostras e mexilhões



Quando: até 16 de julho, das 9h às 18h
Onde: Largo da Alfândega - Centro
Quanto: Gratuito

“Para não mofar com a ostra na balaia” é a feira de ostras e mexilhões aberta a partir desta terça-feira, 12 de julho, no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis, que visa a reduzir os prejuízos financeiros dos maricultores com a interrupção do comércio de moluscos na cidade, causada pela maré vermelha. O evento, promovido pela Associação de Maricultores do Sul da Ilha (AMASI), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura e do Instituto Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof), vai até o próximo sábado, 16 de julho, das 9 às 18 horas. Na feira, a dúzia da ostra in natura está sendo vendida a R$ 7,00.

A Secretaria garante que os produtos podem ser consumidos normalmente e que, antes de irem a venda, as ostras comercializadas diretamente pelos produtores passam por inspeção. Agora, a feira também possibilita a aquisição de pratos à base de moluscos prontos para consumo, como ostras gratinadas, pizzas, bolinhos, hambúrgueres e massas, entre outros, oferecidos pelos food trucks participantes do evento.

A Capital é responsável por aproximadamente 80% das ostras produzidas no Brasil, as quais possuem reconhecimento internacional devido ao sabor e qualidade incomparável.

Maré vermelha

A maré vermelha interrompeu o comércio de moluscos em Florianópolis por quase um mês, a contar do último dia 24 de maio. Trata-se de um fenômeno decorrente da proliferação de algas do gênero dinophysis, que produzem toxinas. Segundo o Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a maré vermelha que aconteceu este ano foi uma das maiores ocorridas no litoral catarinense desde 2007, quando a espécie começou a ser monitorada.
Feira de ostras e mexilhões


Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar