FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Feira da Maricota na praça Fernando Machado



Quando: 30 Julho 2016, sábado, das 9h às 17h
Onde: praça Fernando Machado
Quanto: Gratuito

A Feira da Maricota será realizada provisoriamente na praça Fernando Machado a partir deste sábado, das 9 às 17 horas. Esta foi a decisão do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), que autorizou sua instalação neste local até a solução definitiva, depois de reunião com a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). O IGEOF acatou recomendação do Ministério Público de Santa Catarina de retirar a Feira da Maricota do canteiro central da avenida Paulo Fontes.

A outra opção de local seria o Largo da Alfandega, mas há ainda a dependência de uma avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que em resposta preliminar sugeriu a sua realização perto do Projeto Viva Cidade, criado há três anos.

São 250 artesãos atuando na Feira da Maricota, capacitados pelo Instituto Nexxera e avaliados pela Comissão de Avaliação do IGEOF. Segundo a assessora do IGEOF, Ana Mercedes Rutz, o grupo é formado por pessoas que precisam do mercado de trabalho para fazer renda familiar. Para a chefe da Divisão de Capacitação do IGEOF, Patrícia Nalovaiko Silveira, a alocação destes artesãos é o final do processo, onde eles podem efetivamente colocar em prática tudo que aprenderam durante a capacitação.

Segundo o superintendente do IGEOF, Paulo Henrique Ferreira, é importante para o município manter o funcionamento da Feira da Maricota, mas o objetivo principal é adequar sua realização às normas do município, ou seja, buscar um local que esteja dentro dos critérios de mobilidade, acessibilidade e segurança exigidos para a preservação de determinados espaços livres, colaborando para a qualidade da ambiência urbana no centro histórico de Florianópolis.

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) terá papel fundamental na regulamentação da atividade dos artesãos daqui para frente nas oportunidades como ampliação para gastronomia e sebo. "Eles vão ter que se adaptar aos requisitos já exigidos aos demais expositores, regulamentados e pagando os compromissos legais", observou Ferreira.

Na atual gestão, a geração de oportunidades tem sido um dos principais focos de atuação no setor, tanto que praticamente dobrou o número de feiras e exposições realizadas sob o guarda-chuva do Instituto. Algumas feiras estão em atividades e outras serão instaladas logo. O IGEOF destacou a Pontal das Artes, no Balneário Daniela; Ratonartes, em Ratones; River Artes, em Rio Vermelho; Parque de Coqueiros; a feira de Santo Antônio de Lisboa, que pertencia à Associação dos Moradores e veio para a gestão do IGEOF; Campeche, Jurerê e Ingleses, estas últimas durante a alta temporada do verão.
Feira da Maricota na praça Fernando Machado


Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 21 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 21 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar