FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Feira da Maricota na praça Fernando Machado



Quando: 30 Julho 2016, Sábado, das 9h às 17h
Onde: praça Fernando Machado
Quanto: Gratuito

A Feira da Maricota será realizada provisoriamente na praça Fernando Machado a partir deste sábado, das 9 às 17 horas. Esta foi a decisão do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), que autorizou sua instalação neste local até a solução definitiva, depois de reunião com a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). O IGEOF acatou recomendação do Ministério Público de Santa Catarina de retirar a Feira da Maricota do canteiro central da avenida Paulo Fontes.

A outra opção de local seria o Largo da Alfandega, mas há ainda a dependência de uma avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que em resposta preliminar sugeriu a sua realização perto do Projeto Viva Cidade, criado há três anos.

São 250 artesãos atuando na Feira da Maricota, capacitados pelo Instituto Nexxera e avaliados pela Comissão de Avaliação do IGEOF. Segundo a assessora do IGEOF, Ana Mercedes Rutz, o grupo é formado por pessoas que precisam do mercado de trabalho para fazer renda familiar. Para a chefe da Divisão de Capacitação do IGEOF, Patrícia Nalovaiko Silveira, a alocação destes artesãos é o final do processo, onde eles podem efetivamente colocar em prática tudo que aprenderam durante a capacitação.

Segundo o superintendente do IGEOF, Paulo Henrique Ferreira, é importante para o município manter o funcionamento da Feira da Maricota, mas o objetivo principal é adequar sua realização às normas do município, ou seja, buscar um local que esteja dentro dos critérios de mobilidade, acessibilidade e segurança exigidos para a preservação de determinados espaços livres, colaborando para a qualidade da ambiência urbana no centro histórico de Florianópolis.

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) terá papel fundamental na regulamentação da atividade dos artesãos daqui para frente nas oportunidades como ampliação para gastronomia e sebo. "Eles vão ter que se adaptar aos requisitos já exigidos aos demais expositores, regulamentados e pagando os compromissos legais", observou Ferreira.

Na atual gestão, a geração de oportunidades tem sido um dos principais focos de atuação no setor, tanto que praticamente dobrou o número de feiras e exposições realizadas sob o guarda-chuva do Instituto. Algumas feiras estão em atividades e outras serão instaladas logo. O IGEOF destacou a Pontal das Artes, no Balneário Daniela; Ratonartes, em Ratones; River Artes, em Rio Vermelho; Parque de Coqueiros; a feira de Santo Antônio de Lisboa, que pertencia à Associação dos Moradores e veio para a gestão do IGEOF; Campeche, Jurerê e Ingleses, estas últimas durante a alta temporada do verão.
Feira da Maricota na praça Fernando Machado


Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Janeiro 2018 25º Berbigão do Boca - festa oficial de ab... >> Música
até 18 Janeiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro... >> Teatro / Circo
até 18 Janeiro 2018 Inscrições para 5,6 mil vagas em 195 curso... >> Educação / Cursos
até 19 Janeiro 2018 CIC abre inscrições para duas oficinas gra... >> Educação / Cursos
até 20 Janeiro 2018 Prefeitura lança projeto de compostagem de... >> Educação / Cursos
até 21 Janeiro 2018 Trilha Medita da Cachoeira do Rio Vermelho... >> Esportes


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar