FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Espetáculo "Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar!!"



Quando: 2, 16 e 30 de Julho, às 19 horas
Onde: Micro Centro Cultural Casa Vermelha
Endereço: Rua Conselheiro Mafra, 590 - Centro
Quanto: R$20 inteira e R$10 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/154715611614239

ATENÇÃO!! Infelizmente a apresentação deste sábado, dia 16, está CANCELADA.

Nos sábados de julho, dias 2, 16 e 30, sempre às 19h, a Casa Vermelha recebe curta temporada do espetáculo de música e teatro "Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar!!", da atriz e diretora Barbara Biscaro e do violinista e ator Fernando Bresollin.

Com canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht, executadas na formação voz e violino, a pesquisa que deu origem ao espetáculo busca a criação de dramaturgias cênicas que se situam na fronteira entre a música e o teatro, criando um percurso cênico-musical que mergulha no universo do melodrama/grotesco para contar/cantar as canções e histórias dos personagens de Brecht. O espetáculo contou ainda com a preparação corporal de Claudia Sachs, outra parceria fundamental para o processo de criação.

Release:
O espetáculo Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar é fruto de uma pesquisa sobre as possibilidades da voz cantada/falada em cena e a intersecção entre as linguagens da música e do teatro empreendidas pela atriz Barbara Biscaro. Nesse trabalho a parceria se consolida com o violinista e ator Fernando Bresolin, o cenógrafo Roberto Gorgati e a atriz Cláudia Sachs, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2013 - promovido pela Fundação Catarinense de Cultura/Governo do Estado de Santa Catarina. O espetáculo se apresentou no 18º Festival Catarinense de Teatro.

O material base do espetáculo é um repertório de canções composto por obras de Kurt Weill (1900-1950), compositor alemão contemporâneo precursor do MusikTheater, juntamente com o dramaturgo e encenador Bertolt Brecht (1898-1956). Brecht assina as letras da maioria das composições, que são executadas em inglês, francês e português. São canções de obras teatrais como A Ópera dos Três Vinténs e Ascensão e queda de Mahagonny, que formam uma dramaturgia que não tenta recriar os contextos das canções, mas sim expor uma geografia do grotesco e do medíocre que as personagens de Brecht empreendem: Alabama, Youkali, Mahagonny, Surabaya, Bilbao, são cidades imaginárias, depósitos de ladrões, prostitutas, hipócritas e indesejados que aparecem continuamente nas canções, evocando um universo em comum.

Através da exploração do grotesco, o espetáculo busca as possibilidades cênico-musicais da execução de um repertório desses na atualidade: da negação de uma estética do belo, do solista, da música como arte elevada, os corpos dos atores-músicos subvertem a sonoridade, traem um projeto higiênico; inspirados nos mendigos falsos do Sr. Peachum, os performers em cena cantam, agem e dançam, buscando construir na presença do público noções compartilhadas do patético, do falso, do melodrama, do sonho e da redenção nas histórias cantadas de Weill e Brecht.

Ficha técnica:

Canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht
Concepção geral/Direção – Barbara Biscaro
Performers - Fernando Bresolin e Barbara Biscaro
Cenografia e iluminação – Roberto Gorgati
Preparação corporal – Cláudia Sachs
Produção Geral – Fernando Bresolin e Barbara Biscaro
Figurino e maquiagem – o coletivo/ Prótese dentária – Wagner Monthero
Arranjos (violino) – Fernando Bresolin
Versões das letras em português – Barbara Biscaro (exceto Balada para um soldado morto – Cida Moreira)
Desenho – Roberto Gorgati
Arte gráfica – Daniel Olivetto
Espetáculo "Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar!!"


Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar