FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Espetáculo "Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar!!"



Quando: 2, 16 e 30 de Julho, às 19 horas
Onde: Micro Centro Cultural Casa Vermelha
Endereço: Rua Conselheiro Mafra, 590 - Centro
Quanto: R$20 inteira e R$10 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/154715611614239

ATENÇÃO!! Infelizmente a apresentação deste sábado, dia 16, está CANCELADA.

Nos sábados de julho, dias 2, 16 e 30, sempre às 19h, a Casa Vermelha recebe curta temporada do espetáculo de música e teatro "Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar!!", da atriz e diretora Barbara Biscaro e do violinista e ator Fernando Bresollin.

Com canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht, executadas na formação voz e violino, a pesquisa que deu origem ao espetáculo busca a criação de dramaturgias cênicas que se situam na fronteira entre a música e o teatro, criando um percurso cênico-musical que mergulha no universo do melodrama/grotesco para contar/cantar as canções e histórias dos personagens de Brecht. O espetáculo contou ainda com a preparação corporal de Claudia Sachs, outra parceria fundamental para o processo de criação.

Release:
O espetáculo Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar é fruto de uma pesquisa sobre as possibilidades da voz cantada/falada em cena e a intersecção entre as linguagens da música e do teatro empreendidas pela atriz Barbara Biscaro. Nesse trabalho a parceria se consolida com o violinista e ator Fernando Bresolin, o cenógrafo Roberto Gorgati e a atriz Cláudia Sachs, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2013 - promovido pela Fundação Catarinense de Cultura/Governo do Estado de Santa Catarina. O espetáculo se apresentou no 18º Festival Catarinense de Teatro.

O material base do espetáculo é um repertório de canções composto por obras de Kurt Weill (1900-1950), compositor alemão contemporâneo precursor do MusikTheater, juntamente com o dramaturgo e encenador Bertolt Brecht (1898-1956). Brecht assina as letras da maioria das composições, que são executadas em inglês, francês e português. São canções de obras teatrais como A Ópera dos Três Vinténs e Ascensão e queda de Mahagonny, que formam uma dramaturgia que não tenta recriar os contextos das canções, mas sim expor uma geografia do grotesco e do medíocre que as personagens de Brecht empreendem: Alabama, Youkali, Mahagonny, Surabaya, Bilbao, são cidades imaginárias, depósitos de ladrões, prostitutas, hipócritas e indesejados que aparecem continuamente nas canções, evocando um universo em comum.

Através da exploração do grotesco, o espetáculo busca as possibilidades cênico-musicais da execução de um repertório desses na atualidade: da negação de uma estética do belo, do solista, da música como arte elevada, os corpos dos atores-músicos subvertem a sonoridade, traem um projeto higiênico; inspirados nos mendigos falsos do Sr. Peachum, os performers em cena cantam, agem e dançam, buscando construir na presença do público noções compartilhadas do patético, do falso, do melodrama, do sonho e da redenção nas histórias cantadas de Weill e Brecht.

Ficha técnica:

Canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht
Concepção geral/Direção – Barbara Biscaro
Performers - Fernando Bresolin e Barbara Biscaro
Cenografia e iluminação – Roberto Gorgati
Preparação corporal – Cláudia Sachs
Produção Geral – Fernando Bresolin e Barbara Biscaro
Figurino e maquiagem – o coletivo/ Prótese dentária – Wagner Monthero
Arranjos (violino) – Fernando Bresolin
Versões das letras em português – Barbara Biscaro (exceto Balada para um soldado morto – Cida Moreira)
Desenho – Roberto Gorgati
Arte gráfica – Daniel Olivetto Espetáculo "Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar!!"

Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar