FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Estreia da ópera "Romeo et Juliette" do compositor francês Charles Gounod



Quando: 23 e 25 de setembro
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/183562132076251

Como parte das comemorações pelos 35 anos do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz no próximo final de semana o coletivo fará uma sequência de apresentações no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). No dia 23 de setembro, sexta-feira, às 20h30min, o Núcleo Lírico do Dromedário Loquaz estreia a montagem reduzida da Ópera Romeo et Juliette, do francês Charles Gounod, extraída do texto original de William Shakespeare. No domingo, dia 25, às 20h, haverá a segunda apresentação da Ópera.

"Romeo et Juliette" é considerada a obra mais conhecida de William Shakespeare que em 2016 tem sido especialmente lembrado e homenageado pelos 400 anos de sua morte. A trágica história de amor mais famosa de todos os tempos foi transformada em Ópera pelas mãos do compositor francês Charles Gounod e será toda cantada na língua original (francês) com legendas em português. O Dromedário apresentará a Ópera em versão reduzida para solistas, atores e acompanhamento de piano e violoncelo com artistas de reconhecida e premiada trajetória em Santa Catarina, que trabalham a ópera numa perspectiva renovada, auxiliando a desmistificar rótulos e estereótipos.

A direção cênica é de Sulanger Bavaresco e participam como protagonistas a soprano Alicia Cupani (Juliette) e o tenor Thompson Magalhães (Romeo). O pianista Eugênio Menegaz e a violoncelista Ana Clavijo compõem a parte instrumental, arranjada para valorizar o clima intimista e envolvente da história. Também integram o elenco os atores Sérgio Bellozupko (como Frei Laurent) e Márcia Krieger (como Ama), e o Coro Lírico Catarinense fará uma participação especial.

“Esta ópera é musicalmente muito rica, e muito apropriada para ouvintes não familiarizados com o gênero, dado o apelo da conhecida história” afirma o pianista Eugêncio Menegaz para quem a música de Gounod é envolvente, e dá igual destaque para a parte vocal e instrumental, onde ambas se complementam para descrever a história. A soprano Alícia Cupani lembra também que Gounod trabalha com a ideia de motivos musicais condutores, ou seja, temas associados ao amor ou à morte, que se repetem ao longo da narrativa. “Na obra original, há muito destaque para as cordas especialmente na tessitura grave (para destacar a tragédia), daí a escolha pela formação piano e violoncelo”, destaca Alicia.

Segundo a diretora Sulanger Bavaresco, “a ópera é uma junção especial da música com o teatro, um perfeito equilíbrio de linguagens que surpreende pela força, riqueza artística e potencial de comunicação”. Para Bavaresco, “o espetáculo tem um alcance muito abrangente, podendo interessar aos amantes da música lírica; aos interessados em cultura e literatura francesa e/ou inglesa; bem como ao público em geral, de todas as idades, dado o forte magnetismo da obra”.

Os ingressos para as apresentações já estão à venda na bilheteria do Teatro e no site da Blueticket:
www.blueticket.com.br/18199/Romeo-et-Juliette

Mais sobre a Ópera:

A OBRA:

Ópera Romeo et Juliette
Compositor: Charles Gounod (1818 – 1893)
Libreto: Jules Barbier & Michel Carré
Ano de estréia: 1867
A partir da obra de W. Shakespeare (1564 - 1616)
Idioma: francês

SINOPSE:

Na cidade de Verona, por volta de 1500, vivem duas famílias rivais, os Montechios e os Capuletos. Os dois herdeiros dessas famílas, Romeo e Juliette, se conhecem em um baile e se apaixonam. Os jovens recorrem a Frei Lorenzo, que concorda em casá-los secretamente, na esperança que esse amor ponha fim à rivalidade familiar.

Uma nova disputa faz com que Teobaldo, primo de Julieta, mate Mercúcio, grande amigo de Romeo. Para vingá-lo, Romeo duela com Teobaldo, ferindo-o de morte. O Duque de Verona condena Romeo ao exílio. Antes de partir, o jovem casal tem sua noite de núpcias, entre lamentos e juras de amor eterno.

Atribuindo a enorme tristeza de Juliette à morte do primo, seu pai decide casá-la com o Conde Páris, no dia seguinte. Juliette pede ajuda a Frei Lorenzo, que lhe propõe tomar uma poção que a fará parecer morta. Assim será levada a cripta da familia, e Romeo virá ao seu encontro para fugirem juntos. No entanto, a mensagem de Frei Lorenzo não chega a Romeo, que acredita na morte da amada. O jovem retorna escondido dar seu último adeus, e toma veneno mortal. Juliette acorda e, ao ver Romeo sem vida, suicida-se com seu punhal.

Na adaptação para a ópera, Juliette acorda quando Romeo ainda está vivo, rendendo um intenso e dramático duo antes do desfecho fatal.

FICHA TÉCNICA:

Direção Cênica: Sulanger Bavaresco
Soprano: Alicia Cupani (Juliette)
Tenor: Thompson Magalhães (Romeo)
Ator: Sérgio Bellozupko (Frei Laurent)
Atriz: Márcia Krieger (Ama)
Piano: Eugênio Menegaz
Violoncelo: Ana Clavijo
Coro Lírico Catarinense
Regente do Coro: Patrick Cavalheiro
Roteiro: Alicia Cupani e Sulanger Bavaresco
Direção Assistente: Diana Adada Padilha
Figurinos: Diana Adada Padilha e Sulanger Bavaresco
Concepção de Luz: Marco Ribeiro e Sulanger Bavaresco
Operação de Luz: Marco Ribeiro
Operação de Legendas: Vilson Rosalino
Design Gráfico: Mariana Barardi
Assessoria de Imprensa: Giovana Rutkoski
Assessoria Técnica: Magda Scors
Coordenação Geral: Sulanger Bavaresco e Alicia Cupani
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Produção: 5M Técnicas Teatrais
Apoio: Helio Sol Sonorização e Eventos Estreia da ópera "Romeo et Juliette" do compositor francês Charles Gounod

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar