FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
Proposição cênica Rinha - O jogo da Urbe



Quando: 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de dezembro, às 17h30min
Onde: Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/650379005137827

O jogo da urbe - Proposição cênica Rinha evidencia os combates diários vividos no plano da cidade. Serão seis apresentações gratuitas no centro de Florianópolis, de 05 a 14 de dezembro.

A disputa faz parte do ser humano. Desde que o mundo é mundo, as relações das pessoas são motivadas pela vontade insaciável de vencer, ter sucesso, ocupar o posto de melhor. Nesta ânsia pelo topo do ranking vale tudo, doa a quem doer. E é no espaço urbano, democrático até certa regra, que os conflitos emergem na ação de cada transeunte em sua pura intenção.

"Somos todos cães de briga num espaço delimitado. O propósito do trabalho é guerrear contra a própria lógica da disputa", conta Luana Leite, mestranda em Teatro na Udesc e diretora do projeto Rinha com apresentações de 05 a 07 e de 12 a 14 de dezembro, sempre às 17h30, com seis pontos de partida no centro de Florianópolis.

A pesquisa começou da vivência do Grupo Entropia - Experiências Artísticas - formado por seis intérpretes criadores, na relação com o espaço urbano. "Levantamos algumas impressões/sensações que eram recorrentes, tais como o desconforto, a pressa, a insegurança, a hostilidade, o automatismo dos corpos. Então iniciamos o movimento contrário a isso: como reagir corporalmente? E iniciamos uma série de movimentações descabidas em relação ao espaço, alterando ritmos, estados corporais, utilização da superfície. Tudo isso parece ser muito provocativo para o espaço urbano e para quem o ocupa", explica Marco Antonio Oliveira, um dos integrantes do Entropia.

O jogo se estabelece entre os artistas e suas ações não convencionais e a interação ativa do espectador em cena. Seis percursos distintos criam jogos diferentes. A escolha é de cada pessoa."De alguma forma todos fazem parte do jogo. Todos têm a escolha de sair dele, de se distanciar ou de jogar também. Algumas das cenas são mais participativas, outras visam trazer à tona a violência do jogo, os efeitos de continuar competindo cegamente", complementa Luana. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e conta com assessoria dramatúrgica da bailarina Elke Siedler.

Seis percursos te levarão ao jogo: a escolha é sua.
1. Escadaria do Rosário
2. Largo da Catedral
3. Esquina R. Felipe Schmidt x Praça XV
4. Esquina R. Deodoro x R. Felipe Schmidt (parte de cima)
5. Esquina R. Deodoro x R. Felipe Schmidt (parte de baixo)
6. Esquina R. Conselheiro Mafra x R. Trajano

Ficha Técnica:
Direção: Luana Leite
Intérpretes criadores: Camila Raquel, Laura Manuella, Lucas Viapiana, Marco Antonio Oliveira, Marina Argenta e Thaina Gasparotto.
Preparação Corporal e Assessoria Dramatúrgica: Elke Siedler
Colaboração Artística: Claudio Oliveira, Lucas Borges e Vanilton Lakka
Assesoria de Imprensa: Luciana de Moraes
Produção: Entropia Experiências Artísticas e Camila Petersen
Assistência de Produção: Gabrielli Veras
Fotografia e Vídeo: Ana Castello
Figurino: Entropia Experiências Artísticas
Sonoplastia: André Binärezeichen
Design Gráfico: Luana Leite

Entropia – Experiências Artísticas é formado por acadêmicas e acadêmicos das dos cursos de graduação e pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Formado no início de 2014, o grupo desenvolve o projeto Rinha, que segue uma pesquisa prática do jogo como propulsor da cena a partir de investigações da linguagem da dança e do teatro. Esse foco de pesquisa se alia às ânsias de desenvolver um teatro de grupo que se encaixe às necessidades dos envolvidos, de promover uma proposta estética coesa, e de fomentar criações artísticas fora do âmbito acadêmico.
Proposição cênica Rinha - O jogo da Urbe


Categorias: Dezembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 22 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 22 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar